Introdução

Para cumprirem os objetivos propostos nesta categoria, os alunos deverão apenas ter em conta algumas das necessidades básicas de sobrevivência na Lua durante longos períodos de tempo, tais como: protecção contra as radiações nocivas e meteoritos, produção de energia, extracção e reciclagem de água e produção de alimentos. Comecem por pesquisar estes temas e depois... mãos à obra!

Missão do Discovery

As equipas são desafiadas a projetar infraestruturas lunares em 3D utilizando a ferramenta gratuita Tinkercad . Poderão escolher entre parte de uma base lunar, um módulo lunar, uma estação espacial orbital lunar, um foguetão, um rover lunar, ou mesmo um fato espacial. 

Condições de participação

  • Todos os alunos com idades iguais ou inferiores a 19 anos  podem participar, embora esta categoria seja especialmente recomendada para estudantes entre os 6 e os 14 anos de idade ;

  • As equipas têm de ser formadas por 1 - 6 elementos e o seu trabalho deve ser supervisionado por um professor, educador ou familiar;

  • Se os alunos forem menores de idade, a submissão do projeto tem de ser feita por um adulto;

  • Os estudantes que frequentarem uma instituição de ensino superior não podem participar;

  • Tanto os professores/educadores como as escolas ou clubes de ciências podem ter várias equipas inscritas;

  • As equipas também podem submeter um projeto na categoria Explorers ou Pioneers.

Inscrições e prazos

Preencha o formulário do Moon Camp Discovery para inscrever uma equipa nesta categoria.

Os projetos podem ser submetidos até 18 de abril de 2023 . Consulte o respetivo cronograma .

Resumo e etapas

O Moon Camp Discovery é uma missão não-competitiva para principiantes . Seguem-se algumas informações importantes:

 

Tinkercad:

As equipas são desafiadas a conceber parte de uma base lunar utilizando a ferramenta gratuita para modelação 3D do Autodesk Tinkercad . A seção Recursos apresenta alguns tutoriais sobre a sua utilização.

 

Diretrizes:

Para informações mais detalhadas, siga as indicações dadas na página oficial do Moon Camp Discovery, na seção intitulada ' Como apresentar o projeto? ' A partir deste ano, a descrição do projeto pode ser feita em Português.

 

Entrega de certificado:

Todos os participantes cujas inscrições cumprirem os critérios estipulados nesta página receberão um certificado especial de participação e o seu projeto será exposto na plataforma online do Moon Camp.

Trabalhos e recursos

Visitem a  galeria com os projetos das edições anteriores e consultem os recursos didáticos sugeridos pela ESA. Boa sorte!