Astro Pi 2023/2024

Missão Zero | Iniciados

Data limite de inscrições: 25 março 2024

Missão Space Lab | Avançados

Inscrições: 6 novembro 2023 - 19 fevereiro 2024

 

Gostarias de usar os computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e de interagir com os Astronautas que os programam? Neste projeto escolar poderás fazê-lo sem sequer precisares de tirar os pés do chão! 

Todos os alunos podem participar nesta edição do Desafio Europeu do Astro Pi , que este ano apresenta algumas novidades.

Há duas categorias distintas, consoante o nível de complexidade da missão: a Missão Zero (iniciados) e a Missão Space Lab (avançados). Fica a saber tudo aqui!

 

O que é um Astro Pi? Desafio Europeu do Astro Pi Novidades desta edição

 

Projeto escolar da ESA e Fundação Raspberry Pi

 

Com o Astro Pi , podes contactar os astronautas a bordo da ISS ou realizar uma experiência científica no Espaço sem sair da tua sala de aula ou do teu quarto!

O que é um Astro Pi?

 

Trata-se de um pequeno computador que foi criado pela Fundação Raspberry Pi  em colaboração com a Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Europeia (ESA). Os computadores Astro Pi têm sensores e instrumentos que podem ser utilizados para realizar experiências científicas. 

Os computadores Astro Pi VIS permitem aos astronautas a investigação de vida na Terra, assim como fazer fotografia de observação da Terra com luz visível.

 

Estes computadores estão ainda equipados com o seguinte conjunto de sensores:

 

  • Infravermelhos passivo (PIR)

  • Cor e luminosidade

  • Unidade de medição inercial (IMU) de giroscópio, acelerómetro e magnetómetro

  • Temperatura

  • Humidade

  • Pressão

O Desafio Europeu do Astro Pi

 

O projeto escolar Astro Pi dá aos alunos europeus com idades iguais ou inferiores a 19 anos a possibilidade de executarem um programa da sua autoria num dos computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da ISS . Este desafio permite que os participantes comuniquem com os astronautas e/ou que realizem as suas próprias experiências científicas no Espaço. 

O projeto divide-se em duas categorias distintas: A Missão Zero , recomendada para alunos do Ensino Básico e para Iniciados, e a Missão Space Lab , para alunos do Ensino Secundário e avançados. Clica nos links e nas imagens para saberes tudo sobre cada uma destas missões, incluindo os seus objetivos, condições de participação, regulamento, etapas, inscrições, novidades, prazos, etc...

Missão Zero

Nível: Iniciados | Duração: 1 hora

 

 

 

 

Quer estejas a dar o primeiro passo "fora da Terra" ou já sejas um "Astronauta" experiente, existe sempre uma missão para ti. 

 

Forma uma equipa e escolhe a tua missão! 

Missão Space Lab

Nível: Avançados | Duração: 9 meses

Novidades desta edição

Todas as novidades desta edição do Astro Pi se referem à Missão Space Lab .

No ano letivo 2023/24, esta categoria perde a habitual vertente competitiva e as equipas participantes são desafiadas a recorrer aos seus conhecimentos sobre programação para resolver uma tarefa científica específica no Espaço: o cáclulo da velocidade da Estação Espacial Internacional (ISS) , com a maior precisão possível.

Para o conseguir, as equipas têm de escrever um programa em Python para poderem utilizar os sensores ou a câmera dos computadores Astro Pi que se encontram a bordo da estação e recolher dados sobre a sua orientação e movimento à medida que esta orbita a Terra. A velocidade da ISS será obtida com base nos dados recolhidos.

Os programas elegíveis serão implementados na ISS e as equipas receberão certificados e dados recolhidos no Espaço. Para além disso, todos os alunos participantes serão convidados a participar num evento final online com um astronauta.

Clica no link indicado para ficares a saber mais sobre a Missão Space Lab !