Consulta regularmente a página do ESERO Portugal para estares a par de todas as informações relativamente a este e todos os outros desafios.

* A aguardar por mais novidades da parte da Agência Espacial Europeia (ESA).

Objetivos

Em geral

Este projeto é destinado a jovens estudantes que queiram realizar uma experiência científica específica num emulador, baseado numa biblioteca de dados reais obtidos ao longo dos anos no âmbito do Astro Pi. O desafio consiste em projetar e codificar a atividade proposta utilizando os sensores ambientais e as câmeras dos dois computadores que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Os alunos devem trabalhar em equipa com a ajuda de um mentor que os apoia ao longo do ano letivo.

 

Em 2023/2024

Nesta edição, a participação no Astro Pi Mission Space Lab permite que os jovens aprendam sobre a ISS, sobre a recolha e utilização de dados para responder a uma questão científica e sobre a criação e resolução de problemas num programa de computador. O desafio científico deste ano é a medição da velocidade da ISS . Como o fazer?

Considera por exemplo a nuvem assinalada a vermelho nas imagens. Sabendo a distância que ela percorreu e o tempo que passou entre a obtenção das duas fotos, podemos calcular a velocidade da ISS. Esta é apenas uma sugestão. Mas há vários fatores a ter em conta. A que altitude está a nuvem? E qual é a distorção da imagem provocada pela lente da câmera?

Condições de participação

Todos os níveis de escolaridade podem participar, embora esta missão seja especialmente recomendada para avançados, alunos do Ensino Secundário ou do 3º ciclo do Ensino Básico. De resto, para poderem participar na Missão Space Lab, os alunos também têm de verificar os seguintes critérios de eligibilidade:

 

  • Ter idade igual ou inferior a 19 anos no momento da inscrição;

  • Trabalhar em equipa, que deverá ter entre 2 a 6 elementos;

  • O seu trabalho deve ser supervisionado por um mentor: um professor, encarregado de educação, líder escoteiro, ou líder de um Clube de Ciências ou de Programação e Robótica. O mentor terá de se registar para uma conta  Raspberry Pi  para aceder ao seu Centro de Missão;

  • Estarem matriculados a tempo inteiro numa escola primária ou secundária Portuguesa.

 

Regulamento

O regulamento oficial da Missão Zero do Astro Pi 2023/24 será anunciado brevemente nesta página .

Etapas

Fase 1: Criação

6 de novembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024

 

  • Os mentores registam as suas equipas;

  • As equipas escrevem e testam os seus programas;

  • Os mentores submetem os programas completos das suas equipas;

  • O Controlo da Missão Astro Pi testa e avalia cada programa submetido.

 

Fase 2: Implementação

Abril a maio de 2024

 

Os programas que passarem nos testes e na avaliação recebem ordem de voo , que lhes permite serem implementados a bordo da ISS.

 

Maio a junho de 2024

 

As equipas recebem os dados que o seu programa recolheu durante a sua execução na ISS e um certificado de participação.

Inscrições

O mentor de cada equipa deve fazer a inscrição dos seus alunos na sua página oficial , e depois clicar onde diz log in . Aqui poderá gerir as suas equipas, ideias e experiências científicas que planeia executar. O conteúdo será guardado depois de submeter cada passo e poderá retomar a sua sessão sempre que quiser.

Novidades em 2023/2024

  • Os participantes terão de efetuar uma medição da velocidade da ISS , com recurso a dados de câmera e de sensor ;

  • Diferentes opções de cálculo de valores com várias possibilidades de afinamento;

  • Novo emulador de computador baseado numa biblioteca de dados reais do passado do Astro Pi , em substituição dos kits Astro Pi ;

  • Não haverá vertente competitiva para esta missão ;

  • Exemplo de como calcular a velocidade, fornecido pela ESA ;

  • Limite de tempo para execução de código (10 min), assim como de texto;

  • Filtragem automatizada;

  • Prazo alargado para o desafio .

Prazos e datas importantes

A data limite para as candidaturas é 19 de fevereiro de 2024 .

Em março - abril , as experiências das equipas serão avaliadas, testadas e selecionadas e em maio receberão ordem de voo e serão executadas a bordo da ISS . Ainda em maio, as equipas receberão os seus dados para análise e poderão escrever os seus relatórios, que devem ser submetidos pelos seus mentores.