Recursos

Flutua ou não flutua?

Compreender a Terra através do Espaço - ESERO Portugal


Nível de ensino

1.º Ano | 4.º Ano | Pré-escolar

Área Disciplinar

Estudo do Meio

Área Temática

Astronomia | Exploração espacial | Física

Palavras-chave

densidade | ESERO Portugal | Planetas gasosos | Planetas rochosos

Duração

55 min

Tipologia

Protocolo experimental

Os planetas são todos iguais?

*Recurso produzido no âmbito do projeto ESERO Portugal, apoiado pela Agência Espacial Europeia (ESA).


Com esta atividade o aluno, irá identificar se um corpo flutua ou não flutua; irá perceber que os astros têm densidades diferentes e que os planetas no nosso Sistema Solar são todos diferentes e que se dividem em rochosos e gasosos.



Materiais


  • Conjunto de imagens ou fotos do Sistema Solar e/ou vídeo sobre os planetas do Sistema Solar (ficha anterior)
  • Ficha com desenhos para recortar (anexo)
  • Fotografia da Terra vista de Saturno (anexo)
  • Elástico de cabelo com um clipe metálico
  • Dois balões (um vermelho e outro azul)
  • Saco de papel pequeno e tira para atar
  • Folha A3 cortada em tiras na vertical
  • Uma caixa com lentilhas, duas rolhas de cortiça e dois berlindes ou pedras
  • Bola / cubo de madeira
  • Recipiente transparente, grande, com água
  • Areia
  • Caneta marcadora
  • Berlinde
  • Peça de lego
  • Mola de roupa
  • Bola de pingue-pongue
  • Afia-lápis
  • Elástico comum
  • Gancho de cabelo
  • Rolha de cortiça
  • Tesoura
  • Cola
  • Tabela 5 (anexo)