situs slot gacor slot pulsa 10k situs togel toto 4d Togel 4D situs toto togel 4d situs togel resmi toto 4d Bandar Togel Resmi Toto Macau situs togel terpercaya toto togel macau 4d slot online gacor agen slot terbaru togel toto slot toto togel macau 4d togel toto Macau 4D situs judi slot gacor resmi terbaru Situs Togel terlengkap toto togel macau 4d agen slot online toto togel Macau situs togel toto Terpercaya togel toto 4d togel toto Macau 4d bandar togel terpercaya toto togel 4d resmi situs toto togel macau 4d situs toto togel terpercaya situs toto 4d togel terpercaya situs togel 4d terpercaya toto togel situs toto togel 4d situs toto togel terpercaya Toto Togel Terpercaya
Esero Portugal
situs slot gacor slot pulsa 10k situs togel toto 4d Togel 4D situs toto togel 4d situs togel resmi toto 4d Bandar Togel Resmi Toto Macau situs togel terpercaya toto togel macau 4d slot online gacor agen slot terbaru togel toto slot toto togel macau 4d togel toto Macau 4D situs judi slot gacor resmi terbaru Situs Togel terlengkap toto togel macau 4d agen slot online toto togel Macau situs togel toto Terpercaya togel toto 4d togel toto Macau 4d bandar togel terpercaya toto togel 4d resmi situs toto togel macau 4d situs toto togel terpercaya situs toto 4d togel terpercaya situs togel 4d terpercaya toto togel situs toto togel 4d situs toto togel terpercaya Toto Togel Terpercaya
Esero Portugal

   Recursos

Extrair água do solo lunar

Adquirir conhecimentos sobre filtração e destilação



Nível de ensino

12.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Química | Físico-Química

Temática

Ensino da ciência | Química | Exploração espacial

Palavras-chave

agua | ESA | ESERO PT | Exploração Espacial | Lua | quimica

Tipologia

Protocolo experimental


Neste recurso, os alunos vão estudar as mudanças de estado usando como exemplo a água na Lua. Eles vão interpretar dados de um gráfico sobre a variação da pressão com a temperatura, para a água, de modo a discutir a diferença das mudanças de estado da água na Lua comparadas com as que estamos habituados aqui na Terra. Vão depois comparar dois processos de separação de misturas, utilizando como contexto a extração de água do solo lunar. Os alunos receberão “amostras” idênticas de solo lunar préviamente preparadas, para compararem e decidirem qual dos dois processos, destilação ou filtração, é mais eficiente na Terra e na Lua.