O Philae acordou!




O módulo de aterragem da missão Rosetta despertou após 7 meses de hibernação. O Philae encontra-se neste momento em funcionamento, na superfície do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

O Philae, que pousou na superfície do Cometa 67P/C-G no dia 12 de novembro de 2014, desligou-se após ter estado em operações durante cerca de 60 horas, devido à falta de bateria.

No dia 13 de junho, durante 85 segundos o Philae comunicou com a sua equipa no Centro de Operações da Agência Espacial Europeia, na Alemanha, este foi o primeiro contacto do módulo desde que entrou em hibernação em novembro. A maior proximidade do cometa ao Sol possibilitou o carregamento parcial das baterias do módulo e a sua reativação.

A equipa da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Alemã (DLR) estão a analisar os dados enviados pelo Philae, e esperam que brevemente este volte a comunicar. Segundo Stephan Ulamec, Gestor de Projeto para o Philae na DLR, "o Philae está muito bem: tem uma temperatura de operação de -35ºC e há 24 Watts disponíveis. O módulo está pronto para as operações."

 

Artigo de referência: ESA




Partilhe





Outras Notícias


Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025
Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025


Primeira galeria de imagens do James Webb
Primeira galeria de imagens do James Webb


Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022
Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022