Trânsito de Mercúrio

   Trânsito de Mercúrio




Se não observou o trânsito de Mercúrio devido ao mau tempo, veja o timelapse capturado pela satélite de observação do Sol da NASA SDO:

Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta tapou a luz solar na nossa direção, aparecendo como um pequeno disco negro em frente ao disco solar. O trânsito teve início às 12h12 (hora de Portugal Continental) com a duração de cerca de sete horas e meia, terminando por volta das 19h45.

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) organizaram atividades abertas ao público, em Lisboa e no Porto, que incluiram a observação do evento com telescópios e conversas com investigadores do IA.

No Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, com início às 12h00, o público acompanhou o movimento de Mercúrio diante do disco solar em segurança, através de telescópios munidos de filtros apropriados. Os visitantes puderam percorrer um modelo do Sistema Solar à escala produzido pelo IA, acompanhados pelos investigadores. À noite a partir das 21h30 foi projetado na cúpula do Planetário um documentário e dois investigadores do IA que integraram a expedição, estiveram disponíveis no local, para conversar com os visitantes.

A vez anterior que Mercúrio passou em frente do Sol registou-se em Novembro de 2006. Este acontecimento verifica-se 13 ou 14 vezes por século e é mais frequente que o trânsito de Vénus dado que a órbita que Mercúrio é mais pequena que a de Vénus.

Este evento foi seguido em diversos pontos do país:

Alqueva: Observatório do Lago do Alqueva (OAL)

Aveiro: Fábrica - Centro Ciência Viva

Açores: Observatório Astronómico de Santana (OASA)

Cascais: Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (NUCLIO)

Coimbra: Observatório Geofísico da Universidade de Coimbra

Constância: Centro Ciência Viva de Constância

Estremoz: Centro Ciência Viva de Estremoz

Lagos: Centro Ciência Viva de Lagos

Lisboa: Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Lisboa: Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Porto: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Sintra: Centro Ciência Viva de Sintra

 

A observação do Sol dever ser realizada sempre com cuidados de segurança, siga os conselhos dados pelo Observatório Astronómico de Lisboa




Partilhe





Outras Notícias



Fatal error: Uncaught PDOException: SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'FROM objecto o WHERE ' at line 3 in /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php:156 Stack trace: #0 /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php(156): PDOStatement->execute() #1 /var/www/html/www.esero.pt/includes/objectos.php(30): include('...') #2 /var/www/html/www.esero.pt/index.php(36): include('...') #3 {main} thrown in /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php on line 156