Educador do Espaço



Quem é um Educador do Espaço?


Sobre o que é esta área?

Um educador do espaço é alguém que trabalha para disseminar o conhecimento sobre o espaço com o público em geral. Os educadores do espaço projectam, organizam e realizam actividades sobre o espaço como observações dos astros, eventos, palestras, workshops, debates, experiências e outras actividades que despertem o interesse do público por assuntos relacionados com o espaço. A audiência pode variar desde crianças em idade pré-escolar até idosos, e as actividades realizadas são projectadas para se adequarem aos diversos tipos de público. As actividades que um educador do espaço promove podem abrir a mente das pessoas para temas relacionados com o espaço pela primeira vez, ou, se já estiverem familiarizados com o tema, pode alimentar o seu gosto pelo espaço, ou até mesmo tornar jovens em futuros cientistas/engenheiros.

O que eu faria no dia-a-dia?

No dia-a-dia, um educador do espaço trabalha no conteúdo das suas actividades, sempre à procura de novidades e de as tornar mais apelativas uma vez que o público se interessa mais por actividades divertidas, acessíveis e estimulantes. Pode também escrever conteúdos para sítios web, livros, folhetos, posters, etc. Neste trabalho todos os dias são diferentes. Um dia pode estar a preparar actividades para realizar com escolas, no outro pode estar à procura de recursos para financiar algum dos seus projectos. Trabalha em estreita parceria com escolas, centros de pesquisa, empresas, agências financiadoras, com o objectivo de trazer a ciência e os cientistas mais perto da população em geral.

Onde posso trabalhar?

Um educador do espaço pode trabalhar em departamentos de divulgação científica em centros de pesquisa, universidades, museus, agências espaciais, ONGs, e também em instituições dedicadas à divulgação científica, que são cada vez em maior número na Europa.

O quê e quanto eu preciso de estudar?

Como educador de ciência, é importante ter um bom conhecimento em temas ligados à ciência. Muitos educadores de ciência têm um conhecimento base em física, matemática, biologia, etc. Neste caso, é importante adquirir experiência a comunicar com o público, apresentando temas de forma didáctica, e saber sobre pedagogia. Muitos outros vêm da área da educação ou relacionados.

Esta carreira é para mim, se…

…és apaixonado por ciência e pelo espaço

…gostas de contacto com o público

…pretendes e gostas de comunicar ciência e contagiar outros com o teu entusiasmo por ela.

Um educador do espaço deve ser:

Apaixonado: É importante ter um gosto verdadeiro por ciência e pelo espaço de forma a partilhar e contagiar outros com esse mesmo entusiasmo.

Bom em comunicação: Esta carreira envolve falar com o público e escrever conteúdos para vários recursos didácticos como sítios web, livros, folhetos, posters, etc. Deste modo, uma boa capacidade de comunicação oral e escrita são essenciais. É também importante ser capaz de transmitir informação complexa de forma acessível.

Estar a par dos acontecimentos científicos: Uma vez que transmite conhecimento científico, um educador do espaço deve ter um bom domínio e estar actualizado sobre os desenvolvimentos científicos ligados ao espaço.

 

Assiste às entrevistas de Ana Noronha, diretora-executiva da Ciência Viva, e de Clara Cruz Niggebrugge, do departamento de Educação da ESA, sobre as suas carreiras no sector de educação do espaço.

Imagem: Atividade de divulgação de ciências do espaço no Pavilhão do Conhecimento; Crédito: Ciência Viva




Partilhe





Mais Carreiras