Astro Pi 2018/2019 - Inscrições Encerradas

   Astro Pi 2018/2019 - Inscrições Encerradas


Já se encontram encerradas as inscrições para ambas as missões da edição 2018/2019 do concurso Astro Pi. Puderam participar todos os estudantes até aos 19 anos de idade. Este desafio permite aos alunos programar um mini-computador a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS)... a partir do sofá (na Terra).

Os participantes podem fazer parte do dia-a-dia na Estação Espacial Internacional e enviar o seu código para o Espaço!

Os astronautas Alexander Gerst (ESA) e David Saint-Jacques (Agência Espacial Canadiana, a CSA) são os embaixadores da edição deste ano. Eles acompanharão os nossos Astro Pi′s na ISS e supervisionarão os programas dos participantes, enquanto estes executam e recolhem dados científicos. O astronauta Alexander Gerst encontra-se neste momento na ISS e preparou este vídeo para vos convidar a participar no desafio deste ano letivo:

 

 

O que é um Astro Pi?

O Astro Pi é um pequeno computador desenvolvido pela Fundação Raspberry Pi, em colaboração com a Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Existem dois computadores Astro Pi muito especiais, o Ed e o Izzy, que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional. É num destes dois kits que poderás colocar o teu código. Os computadores Astro Pi têm sensores e instrumentos que podes utilizar para realizar experiências científicas. O sensor que vem no kit Astro Pi chama-se Sense HAT e com ele pode-se medir movimento, humidade, temperatura, pressão e radiação. 

 

Em que consiste o desafio Astro Pi?

Este ano o concurso está dividido em duas missões:

 

  • Mission Space Lab

Se tens menos de 19 anos (inclusive) e vives em Portugal ou em qualquer outro Estado Membro ou Associado da ESA, podes formar uma equipa com um ou mais amigos e concorrer ao Mission Space Lab do Astro Pi. Para isso tens apenas que nos enviar a tua proposta dentro do prazo estabelecido. Estamos ansiosos para conhecer as vossas ideias!

Atenção: As inscrições encontram-se agora encerradas (estiveram abertas até dia 1 de Novembro de 2018). Este ano foram feitas diretamente na página da Mission Space Lab no site oficial do Astro Pi.

Clica aqui para saberes mais detalhes sobre a Mission Space Lab.

 

  • Mission Zero (inscrições abertas!)

Se tens menos de 14 anos (inclusive) e vives em Portugal ou em qualquer outro Estado Membro ou Associado da ESA, aconselhamos-te a participar na Mission Zero – o nível mais simples do concurso Astro Pi.

Atenção: As inscrições encontram-se agora encerradas.

Clica aqui para saberes mais detalhes sobre a Mission Zero.

 

Aprende mais sobre o concurso Astro Pi

- Assiste ao vídeo de introdução ao concurso Astro Pi aqui.

- Dá uma vista de olhos ao cronograma do concurso Astro Pi 2018/2019 aqui.

- Consulta aqui vários vídeos que te explicam como tudo funciona.

- Mais informações no site oficial do Astro Pi.




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018