Missão X 2019


No passado dia 8 de Maio, o Pavilhão do Conhecimento transformou-se num verdadeiro campo de treino para futuros “astronautas”.

Recebemos 75 alunos e professores do 7.º e 8.º ano, provenientes do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e da Escola Básica Manuel de Figueiredo de Torres Novas. Todos eles participaram na edição deste ano do encontro nacional da Missão X - Treina como um Astronauta, um projeto internacional de ciência e educação da ESA e da NASA e que tem como objetivo estimular jovens de todo o mundo para a importância da prática de exercício físico e de uma alimentação saudável.

As atividades da Missão X 2019 foram criadas por estas duas importantes agências espaciais com a colaboração de cientistas e preparadores físicos que trabalham diretamente com os astronautas. Os exercícios propostos são baseados no treino físico realizado por estes durante a sua preparação para as missões espaciais. Concebidas para as aulas de educação física e de ciências, estas atividades ajudam a aliar a importância do exercício físico a uma alimentação saudável e facilitam a compreensão de conceitos relacionados com a exploração do Espaço.

Equilíbrio, coordenação, orientação espacial, controlo corporal, força, agilidade e tempo de reação são algumas das aptidões postas à prova neste programa de exercícios, preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) e inspirado no treino dos astronautas.

O programa no Pavilhão do Conhecimento contemplou ainda uma conversa com João Dias, astrofísico e coordenador do ESERO Portugal, e Sandra Gonçalves, professora destacada na Ciência Viva. Foram abordados temas como as condições de vida no Espaço e na Terra e exibidas réplicas dos diferentes fatos usados pelos astronautas: a bordo da ISS, durante a descolagem e a aterragem, nos passeios espaciais, etc.. Foram também realizadas várias atividades práticas relacionadas com esta temática, nomeadamente uma que permitiu ilustrar a dificuldade que os astronautas têm em tomar banho no espaço e que entusiasmou muito os presentes.

Os candidatos a astronautas também passaram pela Cozinha é um Laboratório, onde ficaram a conhecer os desafios da alimentação no Espaço; e na Biblioteca do Pavilhão, onde tiveram a oportunidade de aprender algo mais sobre a exploração lunar e participar numa corrida de rovers em Marte com robots da Lego®.

O projecto da Missão X destina-se a estudantes dos 8 aos 12 anos, mas as atividades podem ser adaptadas para outras idades. 

Mais informações no Guia de Boas Vindas


Como Participar

Passo 1: Inscrição
Passo 2: Consultar/descarregar as atividades
Passo 3: Descarregar o diário de missão e a folha de registo de treino
Passo 4: Realizar as atividades e registar os pontos conquistados. Vê nestes links como registar os pontos nos exercícios físicos e nas atividades científicas.

No final de cada missão, visita a página internacional da Missão X para submeteres a tua pontuação final e ajudares o Astro Charlie (a mascote do projeto) a chegar à Lua.

Página Facebook

Partilha as experiências no grupo de Facebook

 

Imprensa

Primeiro Jornal
SIC, 15-04-2018

Portugal em Direto
RTP, 13-04-2018

Astronautas por um dia
CM Jornal, 22-04-2018


Edições anteriores 

20182017 | 2016 

Se tiver questões, por favor contacte-nos.

A Missão X em Portugal é uma atividade do ESERO Portugal realizada com a colaboração da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.



Galeria de Fotos







Partilhe





Outras iniciativas