Detetives do Clima 2020: Início da Fase 3!


Caros Detetives Climáticos 2019/2020, espero que estejam todos bem e seguros. Uma coisa é certa: apesar da pandemia e de nos encontrarmos todos em quarentena, há boas notícias: a poluição no Planeta tem estado a diminuir bastante. Se tiverem curiosidade, aproveitem para ler um artigo interessante da ESA sobre este assunto aqui (em Inglês). 

Queremos comunicar-vos algumas atualizações sobre este projeto escolar, tanto a nível nacional (ESERO PT) como europeu (ESA):


Detetives Climáticos em Portugal (ESERO PT)

Como exemplo do trabalho desenvolvido pelas vossas equipas até este momento, gostaríamos que apresentassem à comunidade educativa do ESERO Portugal uma pequena descrição dos vossos projetos; uma vez que esta situação de confinamento não permite que estes tenham o relevo que merecem.

Desafiamo-vos assim a fazerem uma pequena apresentação do vosso projeto, referindo os seguintes pontos:

  • Nome da Equipa / Projeto

  • Nome da Escola

  • Constituição da equipa (incluindo o/a professor/a)

  • Ano de escolaridade

  • Uma descrição do vosso projeto num parágrafo com o máximo de 6 linhas

  • 1 ou 2 fotografias relevantes do vosso trabalho ou da vossa equipa

  • 1 imagem/diagrama ou desenho à escolha que esteja relacionado com o tema do vosso projeto. 

  • Links de blogs ou de outras plataformas digitais que possam eventualmente ter criado onde publicaram os vossos resultados.

 

Atenção: O documento em questão deverá ser escrito em formato Word.

Esta apresentação não tem caráter obrigatório. No entanto, agradecemos que as equipas que estiverem interessadas em participar enviem os vossos documentos para eseroportugal@cienciaviva.pt até ao final do mês de abril.

Detetives Climáticos na Europa (ESA)

A ESA anunciou agora o início da Fase 3 do concurso. As equipas poderão partilhar os seus resultados e as ações que propõem para ajudar a sua comunidade a aumentar a tomada de consciência do problema que identificaram. Porém, tendo em conta a situação difícil em que todos vivemos neste momento, a ESA compreende perfeitamente que algumas das equipas não tenham meios nem condições para conseguir concluir as suas investigações e os seus trabalhos.

 

Extensão do prazo de entrega dos projetos

Por essa razão, como responsável pela organização do concurso, a ESA convida todas as equipas a partilharem o seu trabalho com a restante comunidade de Detetives do Clima na Europa. Para minimizar alguns dos problemas que as equipas poderão enfrentar, com base nas preocupações que algumas delas tiveram o cuidado de partilhar com os organizadores (ESA) e coordenadores nacionais (ESERO Portugal) do concurso, decidiu-se prolongar o prazo da Fase 3:

Assim, as equipas terão até 27 de maio de 2020 para partilhar os seus projetos usando a plataforma online dos Detetives Climáticos

 

Notas importantes sobre a submissão de projetos na plataforma

  • Cada equipa tem que se registar e/ou fazer login na referida plataforma e adicionar o respetivo projeto (mesmo os que estiverem incompletos). Para o fazerem, basta clicar no retângulo verde onde está escrito “+ Share a Project”.

  • Atenção: Os projetos devem ser todos enviados em Inglês. 

  • Depois serem submetidos na plataforma Climate Detectives, os projetos terão que ser validados antes de serem publicados na mesma. Note-se que este processo pode demorar alguns dias. 

  • Assim que um projeto for publicado, a equipa respetiva receberá o certificado de participação nesta edição dos Detetives do Clima. 

 

Evento Final dos Detetives do Clima 2019/2020 CANCELADO

Tendo em conta a situação atual do COVID-19, e de acordo com as restrições governamentais impostas por alguns países Europeus, a ESA informa que decidiu cancelar o Evento Final dos Detetives do Clima. Recordamos que este evento deveria decorrer no estabelecimento ESRIN da ESA (Frascati, Itália) no dia 18 Junho de 2020.

No entanto, a ESA encontra-se neste momento a investigar possíveis alternativas para premiar os melhores projetos participantes.

 

Entretanto, mantenham-se seguros e saudáveis! 




Partilhe





Outras iniciativas