Nome da equipa / projeto: CO2 SOS (Joane)
Nome da Escola: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane
Constituição da equipa:
Professora: Isabel Guerreiro de Almeida
Alunas: Carolina Machado, Catarina Gomes, Cláudia Silva, Inês Machado e Maria Carvalho (5 alunas do 10.º ano de escolaridade, turma D)
Breve descrição do projeto:
Dado o impacto que os incêndios têm causado na nossa região, decidimos criar um protótipo de prevenção que nos informe das alterações das quantidades dos gases provenientes dos incêndios; nomeadamente o CO2, sendo este o mais direto de se medir. O protótipo está munido de vários sensores de CO2 e cada um enviará dados via radiofrequência para um computador para posterior análise por um operador.
Sempre que os níveis de CO2 ultrapassarem os valores normais para a zona em estudo, será transmitido um sinal de alerta e a Proteção Civil será informada de tal facto após a confirmação dos dados.
Nota do ESERO PT: Para uma descrição mais detalhada deste projeto, convidamo-vos a consultar aqui o documento explicativo que nos foi enviado pela equipa, incluindo todo o trabalho de pesquisa realizado e respetivo enquadramento com os problemas relacionados com a frequência de incêndios na região, o planeamento do projeto e vários links úteis. Explicam-nos também em que momento tiveram que interromper parte do seu trabalho por causa da pandemia de Covid-19.
Póster de divulgação do projeto: Veja aqui o póster criado pela equipa para divulgar o seu trabalho na sua comunidade escolar.
Diagrama do projeto acompanhado de fotografias relevantes:
FASE I – Exploração das imagens de satélite (As fotografias obtidas pelo Sentinel-2 permitiram efetuar a análise das zonas afetadas pelos incêndios florestais em 2019. Depois foram identificados os dispositivos da Proteção Civil e comparados com o protótipo criado.)
![]() |
![]() |
Figura Ia - Sentinel-2 L1C image (2020-02-05). |
Figura Ib - Sentinel-2 L2A image (2020-02-05). |
FASE II - Idealização do protótipo (Criação do protótipo em 3D a partir da modelação usando o programa SketchUp, colocação dos sensores e a respetiva programação em Arduíno)
![]() |
![]() |
![]() |
Figura IIa - Modelo 3D do protótipo. |
Figura IIb - Ensaios com sensores. |
Figura IIc - Ensaios com a programação finalizada. |
FASE III – Colocação do protótipo e análise de dados (Colocação do protótipo na zona escolhida e análise dos dados recolhidos, pelo menos de 24 em 24 horas, durante uma semana, para analisar a fiabilidade do mesmo.)
Nota Importante: Dada a interrupção das atividades letivas devido ao Covid-19, a FASE III não foi completada; enquanto que para a FASE IV foram elaborados um póster e uma apresentação multimédia, bem como um folheto de divulgação / prevenção de incêndios florestais.
FASE IV - Divulgação do protótipo e do projeto
Apresentação do trabalho à comunidade escolar na noite dos jovens cientistas e investigadores do agrupamento (no final de maio ou junho).
Divulgação do trabalho no Instagram do grupo, de janeiro a junho, e no blog (comum também ao dos projetos das equipas Pine Curse e Water-Team, também elas orientadas pela mesma professora).
Campanha de prevenção contra incêndios, no fim de maio ou junho (ver o folheto em baixo, frente e verso)
.