Abertura do CADSat e novidades dos CanSats


Enquanto não temos novidades sobre a abertura das edições deste ano do CanSat Nacional e do CanSat Júnior, aproveitamos para vos informar que estão abertas as inscrições para o CADSat, o novo projeto escolar da ESA! Saibam tudo aqui.

 

CanSat Nacional e CanSat Júnior

Devido à pandemia, no ano letivo 2019/2020 não nos foi possível realizar as finais da 7.ª edição do CanSat Nacional nem da edição-piloto do CanSat Júnior. Foram ambas adiadas para 2021, em data ainda por definir, e serão cumpridas de acordo com as normas da DGS; tendo em conta a evolução do surto do SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19.

Por essa razão, e em concordância com os membros do Júri de ambos os concursos e com os próprios professores responsáveis pelas equipas, O ESERO PT decidiu manter as equipas finalistas do ano passado na 8.ª edição do CanSat Nacional e na 1.ª edição do CanSat Júnior, ambas referentes ao ano letivo de 2020/2021 que agora se inicia.

Estamos ainda a estudar a possibilidade de aceitarmos a inscrição de novas equipas nestes dois concursos. Vamos reunir muito em breve com ambos os Júris para decidir o que fazer, em função de dois importantes factores: o número de equipas finalistas do ano passado que confirmarem a sua presença nas competições deste ano e a evolução da situação da pandemia no nosso País, com as consequências que esta poderá ter não só no nosso trabalho mas também no dos alunos e professores.

Esperamos ter boas novidades em breve. Entretanto pedimos-vos que continuem atentos à nossa página para saberem de tudo em primeira mão.

 

CADSat, o novo concurso da ESA

O CADSat é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia que desafia os alunos a projetarem um minissatélite em 3D.

Uma missão científica inovadora

Para quem não sabe, um CanSat corresponde à simulação de um satélite real que pode ser integrado no volume e formato de uma lata de refrigerante (“Can”, em Inglês). Consequentemente, a ESA decidiu dar o nome de CADSat a um CanSat desenhado em 3D, onde “CAD” significa Computer Aided Design.

Neste novo projeto escolar, a missão dos participantes consiste em projetar um CADSat com uma ferramenta de design 3D que tenha a capacidade de completar a missão principal definida pela ESA para este concurso e uma missão secundária concebida pela própria equipa.

Regulamento

O CADSat deve atender às especificações definidas nas diretrizes oficiais da ESA e pode ser tão complexo ou simples quanto se desejar. O trabalho pode ser feito individualmente ou em equipa, mas a chave para um bom design é que os participantes se divirtam!

Quem pode participar?

Este projeto destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos e são permitidas participações individuais ou de equipas constituídas por 2, 3 ou 4 elementos.

As inscrições devem ser efetuadas na plataforma online oficial do CADSat por um professor, educador ou encarregado de educação, através da submissão do projeto do(s) participante(s) que representa.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui, na página oficial que a ESA criou para este novo projeto escolar. Aproveitem ainda para ver o vídeo de apresentação do CADSat:

 




Partilhe





Outras iniciativas