Ação: Astro Pi - AÇÃO ADIADA!


Estamos de volta às nossas formações para professores para o ano letivo 2021/2022!

Começamos com a ação de curta duração “Astro Pi - Aprender a programar um Raspberry Pi”. A formação será PRESENCIAL. Estava marcada para o dia 20 de Novembro mas teve de ser ADIADA por motivos logísticos e relacionados com o lançamento de novos Kits. Em breve confirmaremos a nova data.

Esta ação destina-se a professores do 1.º e do 2.º ciclo de ensino, com os códigos de docência 110, 230, 240. Conheçam os conteúdos aqui e estejam atentos às novidades.

 

Objetivos

Esta ação de formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula, promovendo a literacia dos formandos em relação às linguagens de programação Scratch e Python.

Para além disso, também lhes serão dadas ferramentas para sensibilizarem os alunos para a importância da programação como um instrumento essencial no dia a dia; quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como por exemplo a recolha de dados e respetiva análise.

As atividades desta formação poderão ser integradas em sala de aula tanto a nível do 1.º ciclo, no estudo das condições ambientais, como a medição da temperatura da sala de aula; como a nível do 2.º ciclo, através da abordagem das condições necessárias à vida humana.

 

Conteúdos

Para mais informações sobre os conteúdos da ação consulte a sua ficha ténica aqui (PDF).

 

Apoio ao concurso Astro Pi

Encontra-se neste momento a decorrer o concurso Astro Pi, promovido pela Agência Espacial Europeia, destinado a alunos de todos os níveis de ensino até ao secundário. Como tal, esta formação também pretende apoiar os professores participantes neste concurso.

Nota importante: Este ano foi lançado um novo Kit para os participantes no concurso e a equipa do ESERO Portugal vai receber formação da ESA para poder dar-lhes o devido apoio.

 

Data e horário (em atualização)

A ação teve de ser adiada, pelos motivos indicados em cima, e ainda não tem data marcada.

Terá a duração de 5 horas e deverá decorrer das 14h00 às 19h00. A formação será presencial e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento.

Assim que nos for possível, confirmaremos a nova data nesta mesma página.

 

Inscrições

A inscrição será feita na página do Centro de Formação Ciência Viva, assim que tivermos a confirmação da nova data

 

Acreditação

Esta ação de curta duração é certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).




Partilhe





Outras iniciativas