8.ª Conferência dos Prof. EspAciais: ACREDITAÇÃO


NOTA IMPORTANTE: QUEM QUISER ACREDITAÇÃO DA CONFERÊNCIA CLIQUE AQUI. Não se esqueçam também de ter em conta os prazos de entrega da documentação e da visualização dos vídeos na plataforma.

Terminou mais uma Conferência de Professores EspAciais. O tema deste ano foi “Da órbita da Terra aos confins do Universo”.

Consultem aqui o programa e a biografia dos oradores. Foram nomeados 12 novos Professores EspAciais e alguns docentes tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos que realizaram em sala de aula na área do Espaço. As apresentações foram feitas nos dias 11 e 12 de Novembro, entre as 18h00 e as 18h30.

Recordamos que esta conferência anual se destina a professores de todos os níveis de ensino. Este ano teve lugar entre 9 e 13 de Novembro, num formato exclusivamente online. Tanto as palestras como os workshops foram sustentados por uma nova plataforma, criada espAcialmente pelo ESERO PT para o efeito.

Saibam tudo aqui! (Nota: notícia em permanente atualização) 

 

Biografias e fotos dos oradores

Cliquem aqui ou nas imagens para os conhecer a todos, tanto os palestrantes como os moderadores dos painéis. (em atualização)


Oradores

Ricardo Conde · PT Space

Clara Cruz Niggebrugge · ESA

Francisco Cunha · GMV

Nuno Catarino · DEIMOS

Carolina Sá · PT Space

 

Monica Talevi · ESA

Anca Anghelea · ESA

António Araújo · GMV

Mário Caetano · DGT

Catarina Alves de Oliveira · ESA

 

José Afonso · FCUL e IA

Cláudio Melo · PT Space

João Leite · FCT.UNL

Marta Guimarães · Neuraspace

Moderadores 

Ana Noronha · Ciência Viva

Pedro Russo · Ciência Viva

João Dias · Ciência Viva / ESERO PT

 

Programa e conteúdos

O programa final da 8.ª edição da Conferência anual dos Professores Espaciais pode ser consultado aqui.

Este ano, os professores tiveram a oportunidade de apresentar aos seus colegas os trabalhos que realizaram na área do Espaço em contexto de sala de aula. Pretendemos desta forma estimular ainda mais a partilha de conhecimentos e metodologias entre todos os participantes sobre esta temática.

Recordamos que este ano o título da conferência é “Da órbita da Terra aos confins do Universo”. Foram abordadas as novas missões e tecnologias espaciais, as últimas descobertas científicas sobre o Sistema Solar, e as respetivas aplicabilidades numa perspetiva inter e transdisciplinar em contexto de sala de aula.

 

Inscrições

As inscrições encontram-se agora encerradas.

Os professores que quiseram apresentar os seus trabalhos nas sessões dos dias 11 e 12 de Novembro tiveram de o indicar também no ato de inscrição, submetendo um documento de 1 página A4 com a descrição da sua atividade.

No formulário foram pedidos aos docentes alguns dos seus dados pessoais para que mais tarde possamos emitir os respetivos certificados. 

 

Nova plataforma online

Tal como no ano passado, a nossa conferência foi apresentada num formato exclusivamente online, cumprindo com as normas previstas pela DGS para eventos que contam com um elevado número de participantes.

Desta vez tivemos uma grande novidade: a estreia de uma nova plataforma que foi especialmente criada pelo ESERO PT para este evento em particular! Esta plataforma permitiu-nos chegar ao maior número de professores possível e ajudou-nos também a manter a interatividade com os participantes durante os workshops e mesmo durante as palestras e os debates, num cenário espAcial.

Atenção: Recordamos que os vídeos das sessões plenárias e dos workshops vão estar disponíveis até dia 30 de Novembro.

 

Estrutura, palestras e workshops

As palestras e os debates foram transmitidas em tempo real nos dias úteis, entre as 18h00 e as 20h00, a partir de uma sala virtual espAcial. Alguns professores apresentaram os seus trabalhos na plataforma nos dias 11 e 12 de Novembro, entre as 18h00 e as 18h30. 

Os participantes puderam colocar as suas perguntas no final de cada palestra através de uma janela de chat. A plataforma permite partilhar alguns links e informações úteis sobre a conferência e sobre o próprio ESERO Portugal.

Os 4 workshops decorreram em sessões paralelas para todos os ciclos de ensino, no sábado, dia 13 de Novembro. Foram apresentadas atividades práticas inovadoras para a sala de aula sobre temáticas relacionadas com as missões espaciais, nas quais procurámos abranger todos os níveis de escolaridade e diferentes áreas do currículo escolar.

À semelhança dos anos anteriores, os professores tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por conceituados cientistas e engenheiros portugueses sobre vários tópicos relacionados com o tema proposto. Foram também divulgadas as novidades e atividades propostas para este ano letivo pelo ESERO Portugal para os professores e alunos.

 

Acreditação

Os professores que pretendem ter a acreditação da sua participação na conferência tiveram de assistir a pelo menos 2/3 da sessões, tendo em conta que a duração total do evento foi de 14 horas. A plataforma utilizada registou o número de professores participantes, quer nas sessões plenárias, quer nos workshops.

Pedimos aos docentes interessados em ter acreditação que preencham os seguintes formulários e que nos enviem o relatório:

Importante: Tanto os formulários com o relatório têm que nos ser entregues até dia 20 de Dezembro!

Esta conferência encontra-se em fase de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520.




Partilhe





Outras iniciativas