Astronauta por um Dia - Inscrições encerradas




30 futuros astronautas portugueses com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos vão ter a oportunidade de concretizar os seus sonhos e de experimentar as condições de microgravidade.

Vérios jovens candidataram-se ao Zero-G Portugal - Astronauta por um dia para se habilitarem a viver um dia sem gravidade (ou quase).

Atenção: a data-limite para submissão de candidaturas nesta iniciativa encerrou no dia 25 de abril

 

A Ciência Viva colabora no projeto Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia, organizado pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space. Esta iniciativa vai proporcionar a 30 estudantes portugueses a oportunidade única de realizarem um voo parabólico e de vivenciarem desta forma condições de microgravidade semelhantes às dos astronautas no Espaço. As inscrições estão abertas para alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.

As candidaturas foram ser submetidas na página desta iniciativa. O convite que a Portugal Space fez às escolas pode ser consultado aqui e os alunos usaram estas templates (1, 2 e 3) para os vídeos que tiveram de submeter no ato de inscrição.

Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, desafiou os jovens destas idades a concorrer no seguinte vídeo:

 

 

Tal como um astronauta em órbita, os alunos participantes irão perceber que, em microgravidade, tanto o nosso corpo como os objetos têm comportamentos diferentes. Os jovens que forem a concurso serão selecionados por etapas, de uma forma semelhante à que são selecionados os verdadeiros astronautas! Os vencedores tornar-se-ão depois embaixadores desta iniciativa nas suas comunidades escolares, tal como verdadeiros astronautas após uma missão.

Esta iniciativa conta também com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.




Partilhe





Outras Notícias