Notícias ESERO PT: A nova missão de Samantha Cristoforetti




cápsula Crew Dragon Freedom foi lançada pelo foguetão Falcon 9 da SpaceX, com o objetivo de transportar quatro astronautas a bordo da Estação Espacial internacional (ISS).

Três dos membros da tripulação Crew-4 são da NASA – Kjell Lindgren, Robert Hines, e Jessica Watkins e uma é da ESA (Agência Espacial Europeia), a astronauta italiana Samantha Cristoforetti. São duas mulheres e dois homens. É caso para dizer: a paridade está a chegar ao Espaço!

Este voo espacial é o primeiro para Hines e Watkins e o segundo para Lindgren e Cristoforetti. Conheça aqui a origem do emblema da missão e veja o vídeo com Samantha Cristoforetti e o resto da tripulação.

 

Lançamento

Veja, no YouTube, as descolagem da equipa da astronauta da ESA Samantha Cristoforetti em direção à ISS. O lançamento aconteceu na manhã de 27 de abril de 2022.

 

SpaceX Freedom

A Crew Dragon Freedom é uma nave espacial fabricada e operada pela SpaceX e utilizada pelo Programa de Tripulação Comercial da NASA. O nome Freedom (Liberdade) é inspirado na cápsula que transportou Alan Shepard, o primeiro norte-americano que foi ao Espaço, há mais de seis décadas. Segundo revelou Kjell Lindgren, o Comandante da missão:

“O nome celebra um direito humano fundamental, a indústria e inovação que emanam do espírito humano desimpedido.”

 

Emblema da Missão

Também o desenho do emblema da missão tem um simbolismo adequado. Como se pode ver na gravura, os raios de luz atravessam a escuridão do espaço, precedendo o amanhecer de um novo capítulo do voo espacial humano. A cápsula do SpaceX Dragon representa o tórax do elemento central, a libélula – que é bela e ágil. Para muitos, a libélula representa ‘transformação’ e ‘boa sorte’.

A cápsula aparece suspensa no seu voo para a Estação Espacial Internacional, com a Terra por baixo e a Lua por cima. As quatro estrelas mais brilhantes representam as famílias dos quatro tripulantes, numa homenagem à sua paciência, amor e apoio. As restantes estrelas representam os inúmeros membros da NASA, SpaceX e equipas parceiras internacionais, cuja engenhosidade, vigilância e trabalho incansável tornam possível esta missão. O Comandante Kjell Lindgren acrescentou: “O melhor de tudo foi ter sido concebida pela brilhante Alexandra Lindgren!” (Nota: Alexandra Lindgren é filha de Kjell Lindgreen.)

 

Chegada ao Kennedy Space Center

Neste vídeo da ESA, Samantha Cristoforetti fala ao público sobre a sua experiência como astronauta e sobre a missão Minerva, que irá realizar a bordo da ISS:

 

 

O vídeo foi gravado no passado dia 18 de Abril, no momento da chegada da tripulação ao Kennedy Space Center da NASA na Florida, EUA; e mostra a compilação das respostas dadas por Cristoforetti às questões que lhe foram colocadas pelos jornalistas no local.

 

Samantha Cristoforetti

Samantha Cristoforetti foi oficialmente selecionada como astronauta em 2009 pela Agência Espacial Europeia, entre 8.000 candidatos.

Detém o recorde do voo espacial ininterrupto mais longo realizado por um astronauta europeu (199 dias, 16 horas) e detinha até Junho de 2017 o recorde do voo espacial único mais longo realizado por uma mulher. É também a primeira mulher italiana no Espaço.

Em Dezembro de 2021, o jornal POLITICO Europe nomeou-a como uma das ‘sonhadoras’ na sua lista anual das 28 pessoas mais influentes da Europa.

Para saber mais sobre Samantha Cristoforetti e a missão veja esta publicação da ESA e continue atento/a à nossa página!




Partilhe





Outras Notícias