Alunos de várias escolas do país tiveram a oportunidade de fazer perguntas, em direto, à astronauta da ESA Samantha Cristoforetti, que se encontra a bordo da Espação Espacial Internacional.
O evento decorreu durante a tarde de 14 de Junho e teve direito a um programa especial no Pavilhão do Conhecimento. Em breve colocaremos aqui um link para vídeos e fotos desta sessão, não perca!
Foto 1 - Samantha joga um ioiô na ISS |
Os alunos tiveram uma oportunidade única para conversarem com uma astronauta que está em órbita. A italiana Samantha Christoforetti respondeu em tempo real às questões que lhe foram colocadas por alunos em Portugal, Luxemburgo e Itália. Realizou ainda algumas experiências que estes lhe propuseram.
As escolas portuguesas cujas perguntas foram pré-selecionadas para esta “Inflight Call” pela Agência Espacial Europeia (ESA) - que coordena o evento com o ESERO Portugal/Ciência Viva e os seus congéneres italiano e luxemburguês -, estiveram representadas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 14 de junho, que preparou um programa dedicado a este acontecimento especial... e espAcial!
O ESERO PT deu aos alunos da Escola Secundária de Camarate (Loures), do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato (Seixal), da Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Guarda) e da Escola Secundária de Gondomar a oportunidade de, à semelhança dos seus colegas dos outros dois países, colocarem uma pergunta à astronauta e desafiá-la a fazer uma experiência científica a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Dadas as naturais condicionantes técnicas e logísticas de uma ‘chamada para o Espaço’ e a disponibilidade da ESA e da própria Samantha Cristoforetti, apenas dois alunos de cada País puderam colocar as suas questões - que mereceram no entanto respostas bem detalhadas, acompanhadas de demonstrações em plena ISS.
Foto 2 - Chef espacial aprovado! |
Antes da ligação em direto à Estação Espacial Internacional, que aconteceu às 13 horas, os participantes visitaram a exposição “Bem-vindos a Bordo da ISS”, produzida pela Cité de l’Espace, que realça as condições em que vivem os astronautas, dando especial importância ao ambiente de microgravidade.
A “Inflight Call” foi acompanhada por Pedro Russo, membro da Direção da Ciência Viva, que conduziu a parte portuguesa desta sessão internacional e moderou um debate com os participantes, depois da ligação com Samantha Christoforetti. Falaram-se dos resultados das experiências que a astronauta mostrou e de como a vida muda em condições de microgravidade.
A microgravidade foi aliás o assunto principal deste evento: Ana Pires e Ivo Vieira também estiveram no auditório Mariano Gago para uma conversa sobre este tema e a sua experiência no processo de seleção de astronautas. Também contámos com a participação remota do português João Lousada, astronauta análogo e ISS Columbus Flight Director, para falar sobre o seu trabalho, abordando também como o ambiente de microgravidade afeta a vida quotidiana dos astronautas.
O programa no Pavilhão do Conhecimento terminou com culinária do Espaço. Os alunos do curso de Bar e Restauração da Escola Secundária de Camarate, acompanhados por chefs profissionais, promoveram uma sessão de degustação de alimentos, seguindo a receita de arroz integral com frango de curcuma da própria astronauta italiana. E estava delicioso!
Organizado pelo ESERO Portugal/Ciência Viva, pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space e pela Escola Secundária de Camarate, o evento foi aberto ao público que, apesar de não ter podido participar na interação com a astronauta, teve a oportunidade de assistir presencialmente a este momento único.
A sessão foi acompanhada em direto no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento. Consulte aqui o PROGRAMA COMPLETO do evento.
A astronauta da ESA Samantha Christoforetti está pela segunda vez a bordo da ISS e é a líder da missão Minerva. Vai estar em órbita ao longo dos próximos meses a realizar experiências que cobrem várias áreas científicas. Saiba mais sobre Samantha e a tripulação Crew-4 que a acompanha aqui.