Reveja a In-Flight Call com Samantha Cristoforetti


“Alô, é do Espaço?” Graças à ESA, à Ciência Viva e ao programa ESERO, vários alunos portugueses, italianos e luxemburgueses tiveram a oportunidade de participar numa in-flight call com a Estação Espacial Internacional (ISS) e falaram em direto com Samantha Cristoforetti, astronauta italiana da ESA.

A conversa que estes jovens tiveram na tarde do dia 14 de Junho com ‘AstroSamantha’ vai ficar na memória de todos. A experiente astronauta respondeu às perguntas dos alunos e ainda realizou experiências científicas no Espaço! Veja aqui as fotografias, os vídeos e a gravação integral da sessão.

 

Chamada para o Espaço

No dia 14 de Junho, cerca de 150 alunos portugueses, acompanhados pelos seus professores, viveram um autêntico ambiente de festa no Pavilhão do Conhecimento. Afinal de contas, não é todos os dias que se faz uma ‘vídeo chamada’ para o Espaço para falar com uma astronauta da ESA...

Quer saber como foi? Comece por consultar aqui o programa completo desta sessão muito espAcial.

 

“CIAO, SAMANTHA!”

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti aceitou o desafio proposto pela ESA e pelos ESEROs para falar com alunos portugueses, italianos e luxemburgueses sobre o tema Maravilhosa Microgravidade, enquanto se encontra em missão com a tripulação Crew-4 a bordo da ISS.

As escolas foram informadas do dia e da hora em que teriam de se apresentar no Pavilhão do Conhecimento, os alunos e professores prepararam as suas perguntas para a sessão, mas só quando a astronauta apareceu em direto no écran do auditório a saudar as escolas é que as pessoas na sala se aperceberam que estavámos efetivamente a falar em direto para o Espaço!

O natural entusiasmo dos jovens que participaram no evento aumentou ainda mais quando Cristoforetti, também conhecida por ‘AstroSamantha’, realizou uma experiência com água e azeite a pedido de um aluno português. Há que destacar também que foi a primeira vez que esta experiência foi realizada no Espaço! Mas não foi a única: Para além de responder a todas as perguntas dos alunos, a astronauta também brincou com um ioiô, com um pequeno giroscópio e mostrou como a tensão superficial da água se manifesta em microgravidade.

 

FINAL EM GRANDE

Terminada a ligação à ISS, os alunos tiveram ainda a oportunidade de falar com Ana Pires, Ivo Vieira e João Lousada, todos eles candidatos portugueses a astronautas da ESA, e de ver alguns vídeos sobre a vida no Espaço.

O dia terminou com a degustação de uma receita de arroz integral com frango e curcuma, da autoria da própria Samantha Cristoforetti. A refeição foi confecionada no Pavilhão do Conhecimento pelos alunos da Escola Secundária de Camarate.

Pedro Russo, da Direção da Ciência Viva, foi o anfitrião e dinamizador da sessão em Lisboa.

 

Reveja a sessão

A sessão durou cerca de 2 horas. Para facilitar a visualização do vídeo, acrescentámos ao lado um texto de fácil consulta com os principais destaques da sessão. Se quiser conhecer os seus conteúdos com maior detalhe, consulte a sua versão completa em PDF. Reveja toda a sessão no seguinte vídeo:

 

PROGRAMA

00:00’12  Boas-vindas e conversa com os alunos no Pavilhão do Conhecimento

00:22’30  Início da sessão com o ESERO Itália e o ESERO Luxemburgo (falada em INGLÊS):

      - Emissão conduzida a partir do ESTEC / ESA, nos Países Baixos

00:48’00  Ligação em direto à ISS via Houston, nos EUA:

      - Saudação inicial de Samantha Cristoforetti às escolas

00:51’30  Samantha fala com os alunos e faz experiências na ISS

01:06’45  Agradecimentos e fim de ligação com a ISS e ESA

01:10’55  Balanço da In-flight call (em PORTUGUÊS)

01:17’20  Conversa com candidatos a astronautas portugueses:

- Ana Pires do INESC TEC e Ivo Vieira da LusoSpace

01:33’56  Conversa com João Lousada, astronauta análogo e Diretor de Voo do módulo Columbus da ISS:

- Viver em microgravidade, com apresentação de imagens e vídeos

01:50’40  Respostas de João Lousada às perguntas dos alunos

01:54’40  Experiência com toalhitas ‘espaciais’

01:58’15  Apresentação dos alunos do curso de Bar e Restauração da Escola de Camarate:

- A Chef Inês Fernandes e a sua equipa prepararam para o público a ‘refeição espacial’ que foi cozinhada por Samantha na ISS em 2014

 

Vídeo-resumo e reportagem para a TV 

Apresentamos aqui o vídeo-resumo do evento (duração 2 minutos) e a reportagem realizada para o programa “Falar Global” da CMTV (3 minutos e 25 segundos), respetivamente.

 

 

Galeria de fotos

Apresentamos aqui algumas fotografias de vários momentos marcantes da sessão que decorreu no Pavilhão do Conhecimento:

 




Partilhe





Outras iniciativas