Por: Ondina
Colégio "Vasco da Gama" - Sintra, Lisboa
Neste caso, a construção do gif animado funciona como uma simulação, uma representação gráfica que propicia o envolvimento ativo do aluno na construção do conhecimento e permite que o aluno encadeie uma série de conceitos compreendendo todo o processo.
Neste exemplo, foi explicado como se forma o vulcão e foi-lhe pedido que construísse um gif animado representativo da sua aprendizagem.
Esta metodologia pode ser feita de diversas formas: a mais simples é utilizar o Paint, o Paint 3D ou mesmo o PowerPoint para desenhar as várias imagens que vão construir o seu gif.
Previamente o aluno tem de esquematizar o que vai representar e a quantidade de "frames" que precisa.
O primeiro desenho vai servir de base ao segundo, o segundo ao terceiro e assim sucessivamente, só assim a animação fica sequencial e sem grandes "saltos".
Em todo o processo de construção o aluno está a adquirir e a "cimentar" o conhecimento.
Após a construção das várias imagens sequenciais, o aluno irá agora animar e construir o gif animado. Pode animar, fazendo um vídeo das imagens ou então colocar as imagens numa aplicação online, aconselho o https://gifmaker.me/, muito simples de usar.
Os links abaixo mostram o vídeo que fiz para explicar aos alunos como fazer o Gif e um Wakelet com exemplos de alguns gif animados de alunos.