10.ª edição do CanSat Portugal

26 a 30 de abril, Ponte de Sor

 

Em 2023, completaremos 10 anos de CanSat Portugal. São 10 anos a ajudar os jovens do ensino secundário a viverem uma missão espacial real em pequena escala. 10 anos que esperamos que se repitam por muitos mais.

A 10ª Edição terá lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor de 26 a 30 de abril 2023.

Obrigado a todos os que nos ajudaram e ainda ajudam a tornar possível esta competição. Bem hajam!

Alguns dos melhores momentos do CanSat Portugal, entre 2015 e 2022. Vemos fotos de grupo e de equipas que ganharam a competição nacional e até a Europeia, organizada pela ESA.

Sobre o CanSat Portugal

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia ( ESA ), destinado aos estudantes do ensino secundário.

Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

 

O que é um CanSat?

Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante. O nome vem da palavra em Inglês para lata, "CAN", e da abreviatura "SAT", para satélite. Nesta competição, os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.

 

Objetivos da competição

As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento, que pode ser feito de várias formas:

Através de um avião, drone, balão ou mesmo a partir de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 km. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos.

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real de pequena escala, ao longo de um ano letivo. Por outras palavras, terão de escolher os objetivos da sua missão, projetar o seu CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

No final, o trabalho das equipas será avaliado em duas grandes vertentes: em termos relativos, pela forma como desempenham uma missão comum atribuída a todos os participantes; e em termos individuais, pela criatividade e valor científico de uma missão científica extra escolhida pela própria equipa.

O ESERO Portugal organiza esta competição a nível nacional desde 2014. Serão selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA.

Foto-montagem de grupo da final CanSat Portugal 2017, que decorreu em Santa Maria, nos Açores.

Vencedores da 10.ª Edição do Cansat Portugal

 

A equipa EDER SAT , da Escola Secundária José Saramago, em Mafra, foi a grande vencedora da competição, tendo obtido a melhor pontuação global atribuída pelo júri. Serão os representantes nacionais na European CanSat Competition .

 

Outros Prémios

  • Desempenho Técnico – Forest Jump (Escola Secundária de Camões, Lisboa)

  • Melhor Missão Científica – Passarola Voadora (Escola Secundária de Camões, Lisboa)

  • Equipa Mais Profissional – GSat - Crop Mission (Colégio Guadalupe, Verdizela, Seixal)

  • Melhor Divulgação – CanSor / Tecnologia e ambiente: avaliação do Montado (Escola Secundária de Ponte de Sor)

  • Melhor Antena (ground station) – SatOuriços

  • Menção Honrosa – HermeSat (Salesianos de Lisboa)

  • Prémio ANACOM – AtmoWatch (Agrup. Escolas de Vergílio Ferreira, Lisboa)

Na imagem: Equipa EDER SAT, composta pelos alunos do 12.º ano César Lourenço, Diogo Santos, Filipa Cabrita, Lucas Manso, Miguel Batalha e Tomás Ferreira, e coordenada pela docente Vera Silva.

Equipas finalistas

Equipa por ordem alfabética

Docente responsável

Escola e Localidade

AtmoWatch

Rita Marcelo

Agrupamento de Escolas de Vergílio Ferreira e respetivo Clube Ciência Viva na Escola, em Lisboa

CanACork

Filipa Monteiro

Salesianos de Lisboa

CanSor / Tecnologia e ambiente: avaliação do Montado

Cristina Gonçalves

Escola Secundária de Ponte de Sor

Daedalus - Projeto  I-carro

Mohammed Marc Taoufiq

Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa

EDER SAT

Vera Silva

Escola Secundária José Saramago e respetivo CCVnE, em Mafra

Forest Jump

Isabel Trigueiros

Escola Secundária de Camões e respetivo CCVnE, em Lisboa

GSat - Crop Mission

Dário Zabumba

Colégio Guadalupe, em Verdizela (Seixal)

HermeSat

Rui Costa

Salesianos de Lisboa

ISAAC (Innovative Satellite with Advanced Analysis of Cells)

Paula Costa

Colégio Ribadouro, no Porto

Osíris - Projeto Hórus

João Cera

Escola Secundária de Adolfo Portela, em Águeda

Passarola Voadora

Hugo Carmo

Escola Secundária de Camões e respetivo CCVnE, em Lisboa

Próxima ( desistiu )

Margarida Duarte

Escola Secundária de Azambuja

SafeSat - Projeto Airbag, sistema de aterragem seguro

Ricardo Ramalho

Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto

SatOuriços - Projeto WeSteam

Margarida Almeida

Agrupamento de Escolas da Ericeira

TugaSpace

Miguel de Matos

Agrupamento de Escolas da Lousã

Nota : A estas equipas vão-se ainda juntar os vencedores do prémio intermédio da 3.ª edição do CanSat Júnior, numa participação extraconcurso. Serão também realizados outros lançamentos extraordinários, por ocasião da celebração dos 10 anos do CanSat Portugal.

Resumo da Missão

Cada equipa deve idealizar um projeto científico para o seu CanSat que integre duas missões obrigatórias, designadas por Missão Primária e Missão Secundária .

 

Missão Primária

A missão primária do CanSat compreende 3 importantes objetivos:

  • Medição da temperatura do ar;

  • Medição da pressão atmosférica;

  • Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados (como por exemplo o cálculo da altitude do voo) e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

 

Missão Secundária

A missão secundária do CanSat será definida pela própria equipa. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do CanSat e poderá ser baseada em missões reais de satélites ou numa demonstração da tecnologia existente no CanSat.

Para alguns exemplos de missões secundárias, consulte o  regulamento da competição ou a secção Recursos , um pouco mais abaixo.

Quem pode concorrer?

Para que uma equipa seja elegível para o concurso CanSat Portugal, deve verificar os seguintes requisitos:

  • Ter entre 4 e 6 alunos, apoiados por um professor/tutor.

  • Todos os alunos devem ser estudantes do ensino secundário a tempo inteiro numa escola em Portugal ou em regime de  home schooling , devidamente certificado pelo Ministério da Educação ou organismo regional com tutela da educação.

  • A maioria dos membros da equipa deve possuir a nacionalidade portuguesa.

  • Os alunos têm que ter entre 14 e 20 anos.

  • Cada professor/tutor só poderá ser responsável por uma equipa.

  • O professor/tutor da equipa tem de fazer o Workshop anual do CanSat Portugal para Professores do ESERO Portugal pelo menos uma vez nos últimos 5 anos.

Pode encontrar informações mais detalhadas no regulamento da competição.

Duas participantes preparam o seu CanSat para o lançamento decisivo, na Final de 2019 em Santa Maria, nos Açores.

Regulamento da 10.ª edição

Clique no link para descarregar o regulamento da 10.ª edição do CanSat Portugal , referente ao ano letivo 2022/2023. O regulamento da competição é atualizado todos os anos, com o intuito de facilitar o trabalho das equipas participantes. A sua leitura é OBRIGATÓRIA!

Inscrições encerradas

As inscrições para a 10.ª edição do CanSat Portugal encontram-se agora ENCERRADAS.

Nota importante: As candidaturas das equipas só poderão ser validadas pela organização a partir do momento em que forem cumpridos os seguintes pré-requisitos:

Pede-se às equipas que submetam o seu vídeo e documento de apresentação aquando do preenchimento do formulário. O vídeo deve ser colocado numa plataforma digital de fácil acesso , como por exemplo o WeTransfer , e o respetivo link deve ser inserido no formulário , no campo indicado. Todos os pré-requisitos referidos devem ser cumpridos até às 23h59 de 15 de janeiro de 2023 .

Datas importantes

 

  • 21 de outubro a 14 de novembro de 2022 -  Inscrição no workshop de formação de professores CanSat 2022 (obrigatório para quem participa pela primeira vez)

  • 19 de novembro de 2022 - Workshop do CanSat Portugal para professores (presencial)

  • 25 de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2023 - Período de entrega dos elementos de avaliação para a seleção das equipas (vídeo e documento de apresentação)

  • 3 de fevereiro 2023 - Data da revelação das equipas finalistas

  • 21 abril de 2023 - Data limite para a entrega do relatório final em Inglês

  • 26 a 30 de abril de 2023 - Datas da Final da 10.ª edição do CanSat Portugal. O local deste ano é o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

  • A entrega do Poster científico é feita durante a final.

Um dos participantes da Final de 2018 capta o sinal do seu CanSat com uma antena recetora em Santa Maria, nos Açores.

Recursos educativos

 

Apresentamos alguns recursos ESA/ESERO que serão certamente úteis para as equipas interessadas em participar na presente edição do CanSat Portugal. Todos eles estão escritos em Inglês. Clique nas imagens seguintes para consultar ou descarregar cada um:

ESA Teach with Space: Construção de circuitos com LEDs para a medição de parâmetros como a temperatura, pressão e altitude atmosféricas. Os princípios básicos de programação em C++ serão introduzidos utilizando o software Arduíno IDE (Integrated Development Environment).
ESA Teach with Space: Sobre as diferenças entre os sensores que os estudantes podem utilizar no CanSat e os desafios associados à conclusão da Missão Primária.
ESA Teach with Space: Este recurso dá aos estudantes uma visão geral das diferentes opções disponíveis na construção de um paraquedas CanSat. Aborda a física subjacente dos paraquedas, a sua conceção e como controlar a velocidade do CanSat.
ESA / ESERO Portugal: A utilização das ondas de rádio nos sistemas de comunicação e a sua importância para o CanSat Portugal. Este recurso ajuda os estudantes a perceber como devem utilizar um módulo de rádio para receber os dados emitidos pelo seu CanSat.
ESA Education: Documento de 64 páginas publicado em 2015 com dicas para as equipas participantes no CanSat internacional da ESA. Refere-se a todas as fases do projeto, desde a componente científica, tecnológica, competitiva, a importância dos relatórios e até a questão orçamental.
Página oficial do Arduíno: Contém vários tutoriais, bibliotecas de programação, informação detalhada sobre software, hardware e Python, e muito mais.

Nota: Aconselhamos também a consulta da secção seguinte, para conhecer os trabalhos das equipas vencedoras das edições anteriores. Mais materiais de apoio foram cedidos aos professores que frequentaram o Workshop do CanSat Portugal deste ano.

Edições anteriores

Veja as fotos e vídeos da final do ano passado . Os vencedores da 9.ª edição da competição foram os MagnoSat , do Colégio Valsassina de Lisboa. A equipa representou Portugal na final europeia de 2022, que se realizou em Bolonha, na Itália.

Na foto, vemos Teresa Correia, Francisco Marques, Joana Monteiro e Linda Xiang, os vencedores da última edição do CanSat Nacional. Os alunos frequentavam na altura o 12.º ano de escolaridade e foram orientados pelo seu professor Pedro Jorge.

Os MagnoSat criaram um método de aterragem inovador, através de um sistema de repulsão entre um eletroíman e um íman permanente. Utilizaram também uma antena de dupla polarização da sua autoria na missão primária.

 

Saiba como foram algumas das edições anteriores do CanSat Portugal:

2022 | 2021  |  2019  |  2018  |  2017  |  2016  |  2015  

Veja também exemplos de missões passadas na competição europeia CanSat:

2021  |  2019  |  2018  |  2017  |  2016  |  2015  |  2014

Vídeo-resumo da Final do CanSat de 2022, em Ponte de Sor.
Reportagem do programa Falar Global da CMTV sobre a Final do CanSat de 2022.
Intervenção feita na Assembleia da República pelo deputado Eduardo Alves, de Ponte de Sor, sobre a importância do CanSat Portugal na comunidade educativa. 

Workshop de Formação de Professores CanSat 2022

 

Esta formação é  obrigatória para os docentes que participam no CanSat Portugal pela primeira vez. A única exceção foi feita à edição de 2020, dadas as difíceis condições em que foi realizada, pelos motivos conhecidos por todos.

O workshop desta edição decorreu no dia 19 de novembro de 2022 no Pavilhão do Conhecimento, tendo sido anunciado atempadamente nos canais habituais do ESERO Portugal e Ciência Viva. Veja como foi a sua 10.ª edição na página oficial do Workshop CanSat Portugal  para professores.

O Professor Duarte Cota deu formação em paraquedas e em programação e sensores aos 48 professores que participaram no workshop.
Os professores testaram os seus paraquedas com garrafas de água, lançado-os do primeiro piso do Pavilhão do Conhecimento.

CanSat Europeu da ESA

 

A equipa que vencer a presente edição do CanSat Portugal fica automaticamente apurada para disputar a competição europeia, organizada pela ESA. Podem consultar aqui o regulamento oficial do CanSat Internacional e o respetivo cronograma .

Vídeo de apresentação do CanSat Internacional da ESA 2022/2023.
Vídeo-resumo da Final do CanSat Internacional da ESA que decorreu em 2018 na Ilha de Santa Maria, nos Açores.
Em junho de 2022, 25 equipas de 21 Estados Membros da ESA e 4 Estados Associados reuniram-se perto de Bolonha, em Itália, para participar na Final do CanSat Internacional de 2022. O evento contou com mais de 200 participantes, incluindo membros do júri e staff. 

Imprensa e fotos

Falar Global: reportagem do CanSat 2022

Falar Global, CMTV,  16-05-2022

Falar Global no CanSat 2022 em Ponte de Sor

Falar Global, CMTV,  16-05-2022

3, 2, 1... satélites com tamanho de latinhas foram lançados em Ponte de Sor

Público , 07-05-2022

CanSat Portugal 2022

Câmara Municipal de Ponte de Sor , 06-05-2022

Noventa alunos de todo o país lançam microssatélites em Ponte de Sor

Linha de Elvas , 04-05-2022

Miúdos e graúdos: 3, 2, 1... lift off! Final do CanSat Portugal prestes a descolar em Ponte de Sor

Miúdos e graúdos, 04-05-2022

CanSat. Ponte de Sor torna-se pólo de construção e lançamento de microssatélites

RTP , 03-05-2022

Há mais uma edição pronta a começar do concurso de satélites que cabem em latas de sumo

Sapo Tek , 03-05-2022

Parabéns, SATaloios!

Câmara Municipal de Mafra , 06-09-2021

Alunos do secundário lançam microssatélites em competição em Ponte de Sor

Rádio Antena Livre , 01-09-2021

Alunos do secundário lançam microssatélites em competição em Ponte de Sor

O Digital · Portal de Informação , 01-09-2021

Começou o CanSat Portugal 2021

Câmara Municipal de Ponte de Sor , 01-09-2021

Competição de microssatélites que cabem em latas de refrigerante está de regresso

SapoTek , 01-09-2021

8.ª edição do CanSat Portugal em Ponte de Sor

Actigamer , 01-09-2021

Ponte de Sor recebe de 1 a 5 de setembro a oitava edição do CanSat Portugal

Mediotejo.net , 25-08-2021

8.ª edição do CanSat Portugal

Câmara Municipal de Ponte de Sor , 29-08-2021

Estudantes portugueses mostram o que se pode fazer pela ciência com satélites do tamanho de latinhas

Público On-line , 06-05-2019

Telejornal Açores 7 maio 2019

RTP Açores , 07-05-2019

Telejornal Açores 29 abril 2019

RTP Açores , 29-04-2019

Falar Global 20 maio 2019

Falar Global, CMTV , 20-05-2019

Equipas do distrito vencem concurso nacional de microssatélites

O Setubalense , 13-05-2019

Equipas apoiadas pelo IPS vencem concurso nacional de microssatélites

PC Guia , 13-05-2019

ESAP recebe menção honrosa no CANSAT Portugal

Página Oficial da Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda), Maio 2019

EPET está na final do projeto CanSat

Mais Educativa , 28-01-2019

Portugal é vice-campeão europeu no concurso de satélites do tamanho de latinhas

Público On-line , 03-07-2018

Telejornal Açores 29 abril 2018

RTP Açores , 29-04-2018

Telejornal Açores 27 abril 2018

RTP Açores , 27-04-2018

Telejornal Açores 24 abril 2018

RTP Açores , 24-04-2018

Falar Global 24 maio 2018

Falar Global, CMTV , 24-05-2018

Programa Informativo CanSat Portugal 2018

Radio Clube Asas do Atlântico , 05-05-2018

Entrevista Ministro Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - CanSat Portugal

Radio Clube Asas do Atlântico , 30-04-2018

Competição CanSat Portugal 2018

Radio Clube Asas do Atlântico , 26-04-2018

Satélites do tamanho de latinhas foram à procura de vida no espaço

Público On-line , 30-04-2018

Há lugar para (mais) portugueses na ESA

Público On-line , 30-04-2018

Space Rider em Santa Maria já em 2021

Público On-line , 30-04-2018

Alunos vão pôr à prova microssatélites na eliminatória nacional que decorre nos Açores

Diário de Notícias , 28-04-2018

Da procura de vida às soluções para os fogos, cabe tudo numa lata satélite

Diário de Notícias , 29-04-2018

Procura de vida noutros planetas vence CanSat

Diário de Notícias , 30-04-2018 

Jovens construtores de satélites do tamanho de latas de refrigerantes abrem conferência

Diário de Notícias , 28-05-2018

Satélites de lata nos Açores

CM Jornal , 13-05-2018

Final Europeia em Santa Maria CanSat 2018

O Baluarte de Santa Maria , 26-02-2018

Satélites de alunos de Leiria vai confirmar que há vida na... Terra

Jornal de Leiria , 19-04-2018

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018

Forum Estudante , 04-05-2018

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018

Jornal Económico com PC Guia , 07-05-2018

Equipa do Colégio Guadalupe venceu final nacional de microssatélites

O Seixalense , 15-05-2018

Alunos do Seixal conquistam o júri com um projeto para procurar vida noutros planetas

Rostos.pt , 04-05-2018

Uma das equipas prepara o seu CanSat para o lançamento de teste no aeródromo de Santa Maria, nos Açores, durante a Final de 2019.
Missão secundária de uma equipa na Final de 2021 com especial foco na área da biologia.
Os dois técnicos responsáveis pelo lançamento dos rockets preparam o lançamento dos CanSats na final de 2022, em Ponte de Sor.
Alunos do 1.º ciclo do ensino básico visitam o local de trabalhos das equipas, durante a Final de 2018 em Santa Maria, nos Açores.
Uma equipa aguarda a emissão dos dados do seu CanSat, logo após o seu lançamento, durante a Final de 2018 em Santa Maria, nos Açores.
Uma equipa aprende a colocar o seu CanSat de forma correta no lançador do avião, durante a final de 2018 em Santa Maria, nos Açores.

Organização & Apoios