Detetives do Clima 2022/2023

Coordenação do ESERO Portugal

 

Este ano, os Detetives do Clima tiveram uma grande novidade: pela primeira vez, a participação foi alargada a alunos com idades iguais ou inferiores a 19 anos!

Pelo quinto ano consecutivo, a ESA desafiou os alunos com idades superiores a 8 anos a investigar um problema climático local. Os jovens detetives tiveram de trabalhar em equipa para nos ajudarem a preservar o meio ambiente e a cuidar melhor do nosso planeta. Pediu-se também que alertassem a sua comunidade para os perigos que descobriram. Puderam assim 'fazer a diferença'!

A Fase 3 dos Detetives do Clima está concluída

De 5 de abril de 2023 a 4 de maio de 2023, a equipas submeteram as suas propostas de solução aos problemas climáticos que estiveram a investigar. Foi uma oportunidade única de aprendizagem e inspiração!

Todas as equipas que participaram na edição deste ano tiveram de ler o regulamento oficial do projeto, de forma a conhecerem os seus principais objetivos e as etapas que tiveram de percorrer. Os docentes têm sempre à sua disposição o guia do professor  e inúmeros recursos educativos .

 

Como submeter um projeto Detetives do Clima 2022-2023?

 

1.Entrar na página https://climatedetectives.esa.int/login/

2. Fazer o login com as credenciais (nome de utilizador e palavra-passe) usadas na Fase 1 ou criar uma nova conta.

3. Serás automaticamente redirecionado para o painel de visualização com informação sobre as diferentes fases do projeto. Aqui, poderás preencher os detalhes referentes à Fase 3. (Se estiveres na tua conta, podes usar o link https://climatedetectives.esa.int/phase3-2023/ para aceder automaticamente à página).

4. Completar o formulário e submeter as informações tua equipa, do projeto e outros conteúdos importantes.

5. Quando a proposta estiver submetida deverá aparecer uma mensagem de agradecimento.

 

O prazo de submissão de candidaturas terminou no dia 4 de maio de 2023 . Após submetidos, os projetos foram validados por uma equipa de especialistas da ESA. No final, os trabalhos foram publicados na plataforma web dos Detetives do Clima . As equipas foram notificadas da publicação e receberam um Certificado de Participação .

Apresentação e Boas-vindas Espaciais

O astronauta alemão da ESA Matthias Maurer dá as boas-vindas aos Detetives do Clima de 2022/2023 a partir da ISS. Enquanto observa a Terra lá de cima, ele aconselha os participantes a aproveitarem bem esta oportunidade de 'fazerem a diferença' como cientistas climáticos e de aprenderem com os trabalhos que forem partilhados pelas outras equipas dos Estados membros da ESA.

Vejam também o vídeo de apresentação dos Detetives do Clima e conheça os objetivos do projeto e todas as suas fases. Atenção : recordamos que os participantes podem ter idades inferiores a 19 anos – e não 15, como é referido no vídeo. A sua edição foi feita antes do lançamento da presente edição do projeto.

Sobre os Detetives do Clima

Os jovens detetives têm como missão identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens reais de satélite e/ou dados históricos sobre o clima, fazer as suas próprias medições no terreno e, por fim, propor uma forma de o monitorizar ou mesmo de o atenuar. CONTINUAR A LER >>

As 3 fases da missão

 

FASE 1 | Até 24 de novembro de 2022

As equipas identificam o problema climático que gostariam de investigar e submetem a sua proposta no formulário de inscrição. Em dezembro recebem os comentários de um(a) cientista sobre o seu plano de investigação.

Atenção: a equipa deve ter desde logo uma ideia do que querem investigar e de como o irão fazer. É importante terem uma pergunta de investigação e perceber de que dados de observação da Terra necessitam para recolher e de que estudos de campo/laboratoriais necessitam para responder à pergunta. Lembrem-se que o planeamento é um passo importante em qualquer investigação!

 

FASE 2 | De 1 de dezembro de 2022 a 4 de abril de 2023

As equipas recolhem os dados observados e tiram as suas conclusões. Em data a confirmar, serão convidadas a assistir ao webinar da ESA ‘Ask a Scientist’. O ESERO PT procurará organizar também o seu webinar ‘Pergunte ao Cientista’, para o qual convidará um ou mais investigadores climáticos portugueses. Reveja aqui o webinar que realizámos na 3.ª edição do projeto.

Atenção: o uso de dados é obrigatório! Os professores que apoiam as equipas são convidados a consultar o ' Guia do Professor ' (em Inglês).

 

FASE 3 | De 5 de abril a 4 de maio de 2023

As equipas propõem ações para atenuar ou mesmo resolver o problema que identificaram. Os alunos devem referir como todos podemos fazer a diferença, partindo da questão inicial de investigação que eles próprios colocaram. Terão ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho com a comunidade europeia dos Detetives do Clima na sua plataforma online da ESA .

 

Saiba mais sobre as diferentes fases do projeto na sua página oficial em ' Introduction to the different phases '. Consulte também o seu cronograma

Regulamento e materiais de apoio

Leiam o  regulamento oficial da 5.ª edição dos Detetives do Clima e informem-se sobre as respetivas condições de participação. Esta versão foi escrita e adaptada para Português pelo ESERO Portugal, no papel de Coordenadores Nacionais do projeto. O documento inclui ainda vários materiais de apoio.

Aconselhamos os docentes a consultar também o ' Guia do Professor ' (em Inglês). E não só! Temos uma página com vários recursos educativos:

VEJA AQUI >>

Workshop online de apoio aos participantes

Esta formação de apoio destinou-se essencialmente aos professores participantes nos Detetives do Clima e decorreu no passado dia 3 de novembro às 17h. Foi dada em formato online e teve a duração de 3 horas. Conheça o seu conteúdo e saiba mais informações aqui .

O EO Browser é uma ferramenta gratuita online que torna possível navegar e comparar imagens de satélite com boa resolução sobre diversos momentos do mesmo local da Terra. Basta ir à área de interesse, selecionar o intervalo de tempo e a cobertura de nuvem desejados e inspecionar os dados resultantes no navegador. Saiba mais sobre este recurso nesta secção .

O ESERO PT ofereceu aos participantes neste projeto a possibilidade de fazerem uma formação online sobre a utilização desta ferramenta de observação da Terra. Se não teve oportunidade de participar nesta sessão de apoio consulte a sua ficha técnica em Iniciação ao EO Browser e contacte-nos se desejar obter informações sobre o seu contéudo. Estamos sempre à disposição das equipas para as ajudar no que for preciso!

Inscrições e prazo

As inscrições para a 5.ª edição dos Detetives do Clima estão agora ENCERRADAS. Foram feitas através do preenchimento do seguinte formulário

A data limite para a apresentação de candidaturas foi 24 de novembro de 2022 .

Caro  Detetive do Clima ...

... Se estiveres interessado em aprender mais sobre o Clima e quiseres tomar medidas para proteger o nosso planeta, este desafio é para ti! Não te esqueças de rever o regulamento do projeto para ficares a par de tudo o que precisas de saber para poderes ser um Detetive Climático e “fazer a diferença”, ajudando-nos a preservar a Terra! Para mais informações sobre este concurso, contacta o ESERO Portugal através do e-mail  eseroportugal@cienciaviva.pt .