Sobre os Detetives do Clima

 

Os jovens detetives têm como missão identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens reais de satélite e/ou dados históricos sobre o clima, fazer as suas próprias medições no terreno e, por fim, propor uma forma de o monitorizar ou mesmo de o atenuar.

 

Porquê participar neste projeto?

Pretende-se essencialmente que os estudantes aprendam que o Clima na Terra é um sistema complexo em constante mudança e que percebam a importância (e a urgência!) de respeitarmos o meio ambiente.

Para além disso, os estudantes terão a oportunidade de interagir com cientistas e peritos climáticos através de webinars, ou tomando eles próprios a iniciativa de procurar apoio em universidades e centros de investigação locais ou outras organizações.

Para cumprirem a sua missão, as equipas terão acesso gratuito a dados reais de satélite e contarão com o constante apoio de especialistas climáticos. As 3 fases do projeto encontram-se descritas ao pormenor na página principal.

No final, as equipas terão a oportunidade de partilhar os seus resultados na plataforma dos Detetives do Clima da ESA. Desta forma, o trabalho desenvolvido pelos alunos poderá sensibilizar os jovens de outros Estados Membros para o problema que investigaram.

Apoio de cientistas e especialistas climáticos

Durante as principais fases do projeto, os alunos poderão contar com o apoio de especialistas no campo da Observação da Terra e do Clima. As equipas terão também cientistas e peritos ao seu dispor via e-mail para lhes dar feedback sobre os seus planos de investigação.

Numa fase mais avançada do projeto, a ESA realizará um evento online intitulado 'Ask the Scientist', durante o qual os alunos poderão colocar as suas dúvidas aos cientistas convidados. Os participantes serão informados na devida altura como deverão proceder para se inscrever.

(Re)veja os webinars da ESA das edições anteriores e a sessão ' Pergunta ao Cientista ' apresentada pelo ESERO Portugal para a 3.ª edição do projeto. Na edição de 2020/2021, o astronauta Thomas Pesquet respondeu às perguntas de algumas equipas durante o evento final desse ano (ver vídeo mais abaixo).

Partilha de trabalhos na plataforma da ESA

 

As equipas terão a oportunidade de partilhar o resultado do seu trabalho na  plataforma oficial  da ESA para este projeto escolar. Nesta página poderão ver o que as outras equipas têm feito ao longo dos anos na comunidade europeia dos Detetives do Clima. Esta plataforma serve também para promover o trabalho realizado pelas equipas e ajuda os estudantes a sensibilizarem as suas comunidades locais para o problema que investigaram. 

Os participantes podem procurar inspiração para a sua pesquisa na galeria do projeto , para conhecer alguns dos trabalhos realizados nas suas 4 edições anteriores. Entre os tópicos que têm sido escolhidos pelos alunos, contam-se alguns problemas ambientais e climáticos relevantes, como por exemplo as secas, o degelo dos glaciares ou a desflorestação.

Os projetos apresentados pelas equipas portuguesas na edição anterior podem ser consultados na plataforma do ESERO Portugal , criada com o intuito de promover os seus trabalhos pela comunidade educativa nacional.

Thomas Pesquet responde às perguntas dos Detetives do Clima a bordo da ISS em 2021
Banner da plataforma do ESERO PT para a partilha de projetos da 4.ª edição