Espaço à Quarta
5.ª Edição
Do Sobreiro ao Espaço
23 de abril
Assista a esta sessão em direto aqui:
Ainda vai a tempo de ver esta sessão em direto no nosso canal Youtube! /p
Após a conclusão da sessão iremos disponibilizar todos os conteúdos e temas abordados na mesma. Para que consiga rever esta sessão sempre que desejar.

Porquê este tema?
As últimas décadas viram surgir uma enorme quantidade e variedade de empresas do “Novo Espaço”, que contribuem para o desenvolvimento de satélites, bases de lançamento e lançadores. A expansão deste setor origina imensas oportunidades, mas também desafios e riscos, desde a acumulação de lixo espacial à sustentabilidade dos materiais utilizados.
Como tornar o acesso ao espaço menos poluente? De que forma os materiais usados afetam o custo dos lançamentos? Que soluções estão a ser desenvolvidas em Portugal?
A próxima sessão d’O Espaço à Quarta tem como convidados dois engenheiros empreendedores, especialistas no desenvolvimento de compósitos e materiais sustentáveis para a indústria aeroespacial. Junte-se ao ESERO Portugal e descubra as respostas para o que nunca se lembrou de perguntar!
Convidados desta sessão
Celeste Pereira
Diretora da CMATERIALS
Licenciada e doutorada em engenharia química, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de novos materiais e sistemas para as aplicações espaciais. Sempre se interessou pelo tema da sustentabilidade, principalmente na sua vertente ambiental, e desde jovem procurou poder dar o seu contributo. Durante os estudos na Universidade, seguiu a opção de Poluição (do ar, água e solo) e trabalhou três anos a projetar sistemas de tratamento de águas residuais industriais. Posteriormente, decidiu que poderia contribuir muito mais atuando diretamente na escolha e otimização de sistemas, materiais e processos industriais para que estes pudessem ser menos geradores de emissões poluentes. Defende que a sustentabilidade do setor espacial passa por optarmos e desenvolvermos tecnologias espaciais mais amigas do nosso ambiente terrestre, ou seja, menos poluidoras na Terra - incluindo na sua baixa e alta-atmosfera, e menos geradoras de contaminações e lixo em orbita.
Eduardo Soares
Diretor de Inovação e Gestão de Produto | Diretor Executivo
Licenciado (2006) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Doutorado (2011) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela FEUP. MBA (2016) pela Porto Business School. Tem um percurso profissional ligado a várias áreas da engenharia de materiais e mais recentemente da gestão. Em concreto, ligado aos setores do revestimento de superfícies, cerâmica, fundição, tratamento térmico e materiais poliméricos, onde as temáticas da circularidade, ciclo de vida e pegada de carbono dos materiais e dos processos produtivos têm particular interesse. Desempenhou também atividade letiva na FEUP no curso de Eng. Metalúrgica e de Materiais e é atualmente Diretor de Inovação e de gestão de produto e ainda membro da direção executiva da Amorim Cork Composites. Nesta área, lidera uma equipa com a missão de desenvolver produtos e novas aplicações na área dos materiais compósitos à base de cortiça, para multiplas áreas técnicas como o aeroespacial, mobilidade, selagem ou construção.