Espaço à Quarta
5ª Edição
Auroras Boreais em Portugal?
26 de março
Reveja a sessão
Ainda vai a tempo de ver esta sessão em direto no nosso canal Youtube! /p
Após a conclusão da sessão iremos disponibilizar todos os conteúdos e temas abordados na mesma. Para que consiga rever esta sessão sempre que desejar.

Porquê este tema?
Nos céus de Portugal temos sido surpreendidos por auroras boreais, tão belas quanto raras nestas latitudes. A que se deve este fenómeno? Será cada vez mais frequente em Portugal?
A sessão deste mês d´ O Espaço à Quartaprocura responder a estas e outras questões sobre meteorologia espacial e o fenómeno das auroras boreais. Para tal, contamos com a presença de duas investigadoras com experiência direta em missões de observação solar e cujo trabalho se dedica a estes temas.
Junte-se ao ESERO Portugal e descubra as respostas para o que nunca se lembrou de perguntar!
Links da sessão:
https://www.esa.int/Enabling_Support/Space_Engineering_Technology/Proba-3
https://www.esa.int/ESA_Multimedia/Videos/2025/03/Watch_wind_whirl_from_the_Sun
https://www.esa.int/Space_in_Member_States/Portugal/Conhecer_melhor_o_Steve
Convidados desta sessão
Teresa Barata
Investigadora
Maria Teresa Barata é investigadora do IA / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorada pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa em Ciências de Engenharia. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na análise de imagem, atividade solar, meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos. Em particular, estuda a deteção automática de fenómenos da atividade solar, tais como manchas solares, erupções, ejeção de massa coronal (CME) e filamentos que podem afetar atividades económicas, tais como o sinal GNSS e navegação aérea. É atualmente Subdiretora do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative (ISWI) para Portugal.
Mafalda Santos
Engenheira
Com um Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Mafalda Santos contribui para o desenvolvimento técnico do GAMALINK da TEKEVER. Este rádio reconfigurável (software defined radio) garante a ligação inter-satélite da missão PROBA-3 da ESA, desenhada para demonstrar tecnologias de voo em formação e possibilitar observações científicas à coroa solar. A TEKEVER, uma empresa portuguesa, participa no PROBA-3, destacando-se pela flexibilidade e robustez do GAMALINK. A sua experiência estende-se, também, a missões da ESA como o HERA e o COMET-I, demonstrando a sua especialização em comunicações espaciais no domínio dos Intersatellite Links.