Data: 3 de novembro de 2018
Horários: Das 9h às 14h (turma da manhã) e das 14h às 19h (turma da tarde)
Local: Pavilhão de Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa
Destinou-se a: professores do 2.º ciclo e do 3.º ciclo, códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550
Nota: Este ano houve tantos inscritos (quase três vezes mais do que o habitual!), que tivemos que abrir duas turmas para tentar corresponder ao máximo aos interesses dos professores:
Formadores (turma da manhã): Cátia Lopes Santos, Sandra Gonçalves e Adelina Machado
Formadores (turma da tarde): César Marques, Rui Delgado e João Dias
Veja como correram as duas sessões:
Objetivos: Nesta dupla ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. O objetivo consiste em dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, na recolha de dados e respetiva análise.
Como está a decorrer o concurso Astro Pi, esta formação pretendeu também apoiar os professores participantes neste concurdo. Trata-se de um desafio promovido pela Agência Espacial Europeia, destinado a alunos de todos os níveis de ensino até ao secundário.
Assim, para além de darmos a conhecer todos os conteúdos associados a este concurso, abordamos também diversos tópicos, entre os quais:
Promover a literacia dos professores em relação às linguagens de programação Scratch e Python utilizando um Raspberry Pi.
Introduzir a linguagem de programação em contexto de sala de aula.
Apoiar os professores inscritos no concurso Astro Pi.
Metodologia: Sessão teórico-prática. As atividades propostas foram construídas usando a metodologia do inquiry based science learning, pretendendo dar-se aos formandos diferentes perspetivas de utilização das aprendizagens na sala de aula.
Esta ação de curta duração foi certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).