Astro Pi - 15 equipas Portuguesas finalistas!




O ESERO Portugal tem o orgulho de anunciar que foram selecionadas 15 equipas Portuguesas para a fase final da Mission Space Lab do concurso Europeu do Astro Pi deste ano!

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Raspberry Pi congratulam as escolas Portuguesas por estes excelentes resultados e informam-nos também que nesta edição foram apuradas 135 equipas Europeias para a fase final (sendo que na primeira fase concorreram 471 equipas de um total de 24 Países). Trata-se de um número record!

As equipas em causa participam na missão mais avançada deste concurso e são formadas por estudantes e jovens com menos de 19 anos, que vão ter agora a incrível oportunidade de programarem os computadores Astro Pi que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Por outras palavras, sem saírem da Terra, estes jovens poderão executar uma experiência científica da sua autoria no espaço!

 

Escolas Portuguesas na Final Europeia

Segue-se a lista das Escolas a que pertencem as equipas finalistas (o número de equipas por escola encontra-se indicado à frente, entre parêntesis):

  • Escola Secundária José Gomes Ferreira (1)

  • Escola Secundária Martins Sarmento (2)

  • Escola Secundária Sebastião e Silva (1)

  • CoderDojo LX (3)

  • Colégio Guadalupe (1)

  • Escola Profissional de Almada (2)

  • Agrupamento de Escolas da Batalha (2)

  • Escola Básica de Angra do Heroísmo (1)

  • Escola Secundária Eça de Queirós (1)

Nota: A Escola a que pertence a equipa em falta não foi referida porque não nos foi dada autorização oficial para a respetiva publicação.

Os projetos das equipas vencedoras foram selecionados com base na qualidade da experiência proposta, na qualidade do código e na viabilidade da realização da atividade em causa. Cada uma das propostas escolhidas foi testada no solo durante 3 horas, para garantir que as experiências possam ser executadas sem erros a bordo.

As equipas selecionadas receberão os seus dados assim que os seus programas forem implementados na Estação Espacial Internacional e terão depois de escrever um pequeno relatório que será avaliado pela equipa do Astro Pi. Os 10 melhores relatórios serão então selecionados, definindo as equipas vencedoras, que por sua vez receberão no final um prémio especial. Parabéns a todas!

 

Saudações da ISS!

No vídeo de baixo, o astronauta David St-Jacques da CSA (Agência Espacial Canadiana) dá os parabéns a todos os participantes em nome da ESA e da Fundação Raspberry Pi. Os programas selecionados serão veiculados nos próximos dias na ISS e serão supervisionados pelo próprio David Saint-Jacques! Para mais informações vejam também a notícia publicada na página oficial da ESA.

  

 

Mas o que é afinal o concurso Astro Pi?

Em setembro do ano passado, a Agência Espacial Europeia e a Fundação Raspberry Pi lançaram oficialmente a edição de 2018/2019 do concurso Europeu do Astro Pi, que se divide em dois desafios: a Mission Zero, para os mais novos, e a já referida Mission Space Lab. Saibam tudo sobre este concurso aqui ou na sua página oficial (em Inglês).




Partilhe





Outras Notícias


Concursos Escolares da ESA para o ano letivo 2019/20
Concursos Escolares da ESA para o ano letivo 2019/20


Acampamento Lunar no Pavilhão do Conhecimento - Veja o vídeo aqui!
Acampamento Lunar no Pavilhão do Conhecimento - Veja o vídeo aqui!


Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final
Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final