Detetives do Clima: Webinars e Prémio Final


Pertences a alguma das equipas Portuguesas inscritas na presente edição do concurso dos Detetives do Clima? Se for esse o caso, temos boas notícias para ti:

Para começar, a tua equipa terá a oportunidade de participar em dois webinars com cientistas climáticos! O primeiro será organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e o segundo pelo próprio ESERO Portugal, no papel de coordenadores nacionais deste concurso.

Por fim, trazemos-te também novidades sobre a possibilidade da tua equipa visitar o ESRIN, o Centro de Observação da Terra da ESA em Frascati, Itália, onde poderão conhecer a exposição interativa Φ-Experience.

 

Webinar da ESA

O webinar irá decorrer no dia 10 de março de 2020, terça-feira, das 15h às 15h45 CET (Horário da Europa Central), i.e. das 14h às 14h45 em Portugal Continental.

Os estudantes terão assim uma excelente oportunidade para conhecerem um verdadeiro cientista do clima e para lhe colocarem as suas próprias perguntas através de uma janela de chat. Poderão também aproveitar para aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática e aplicá-los ao projeto da sua equipa. 

Cientista convidado e Programa

O palestrante convidado é Thorsten Fehr, Chefe de Secção do Departamento da Atmosfera da Agência Espacial Europeia e responsável pela coordenação das atividades relacionadas com a preparação científica das missões atmosféricas de Observação da Terra da ESA. 

Como participar neste webinar?

Perto da data do evento, as equipas participantes no concurso dos Detetives do Clima receberão um link que lhes permitirá terem acesso ao webinar.

As equipas são incentivadas a enviar as suas perguntas (em Inglês) para climate.detectives@esa.int até ao dia 28 de fevereiro. No e-mail, os alunos deverão indicar o seu País e o nome da equipa. 

Recorde-se que o webinar será apenas falado em Inglês.

Os nossos colegas da ESA e o palestrante convidado tentarão responder ao maior número possível de perguntas que lhes forem colocadas pelas equipas.

O evento será gravado e disponibilizado online após a sessão ao vivo.


Webinar do ESERO Portugal (notícia em atualização)

O ESERO Portugal tem o prazer de anunciar que também irá oferecer um webinar aos Detetives do Clima! Este evento será falado em Português e vai decorrer durante o mês de março, numa data posterior ao do webinar da ESA.

O cientista convidado será Pedro Miranda, doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Atualmente é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Geográfica Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é também investigador no Instituto Dom Luiz. 

As equipas terão a oportunidade de lhe enviar as suas perguntas por e-mail alguns dias antes do evento, numa data a combinar.

 

Visita dos Detetives do Clima ao ESRIN (Itália)

A ESA convida todas as equipas participantes a concorrerem ao Prémio Final dos Detetives do Clima 2019/2020. Os vencedores irão visitar a exposição Φ-Experience nas instalações do ESRIN (European Space Research Institute) em Frascati, Itália, no dia 18 de junho deste ano. Saibam tudo aqui




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018