Detetives do Clima 2020/2021: Inscrições abertas!


Os Detetives do Clima estão de volta!

Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição deste projeto escolar da ESA, referente ao ano letivo 2020/2021. Pelo terceiro ano consecutivo, a ESA desafia os estudantes com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos a trabalharem em equipa para “fazerem a diferença”.

Os participantes têm como missão identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens de satélite, fazer medições no terreno e propor uma maneira de o monitorizar ou mesmo de o atenuar. Têm ainda a oportunidade de partilhar o resultado do seu trabalho na plataforma oficial da ESA para os Detetives do Clima. No papel de Coordenadores Nacionais deste projeto escolar, o ESERO Portugal dá as boas-vindas a todas as equipas.


Novidades para 2020/2021

Nesta edição do concurso apresentamos algumas novidades:

Para apoiarmos melhor os docentes que supervisionam o trabalho das equipas, desenvolvemos um “Guia do Professor” em colaboração com ESA. Para já, a versão original da ESA pode ser descarregada aqui (em PDF). Note-se que está escrita em Inglês. Em breve disponibilizaremos também aqui a versão do ESERO Portugal para este guia, traduzida para Português e adaptada ao currículo dos professores.

A plataforma online da ESA para os Detetives do Clima também foi melhorada de forma a tornar-se mais visual e envolvente para os seus utilizadores.

Para além disso, a ESA está ainda a planear realizar um webinar (em Inglês) dedicado ao EO Browser.

Por fim, as equipas agora também podem descarregar um template (em PDF, ver a imagem à direita em baixo) que devem utilizar para delinear o seu plano de investigação na Fase 1 do concurso. 

Fig.1 - Página do EO Browser Fig. 2 - Template para o plano de investigação de cada equipa

 

ObjetivoAprender que o Clima na Terra é um sistema complexo e em constante mudança e perceber a importância de respeitarmos o meio ambiente.

Inscrições: Todas as equipas participantes deverão preencher o seguinte formulário para efetivarem a sua inscrição. Todos os projetos deverão ser submetidos até ao dia 30 de novembro de 2020.

Regulamento: Consultem o regulamento oficial dos Detetives do Clima e informem-se sobre as respetivas condições de participação. Esta versão foi escrita em Português pelo ESERO Portugal, no papel de Coordenadores Nacionais do projeto.


Missão

O projeto escolar dos Detetives do Clima tem três fases distintas:

  • Fase 1 - As equipas terão de identificar o problema climático que gostariam de investigar e de ter desde logo uma ideia de como o irão fazer.

  • Fase 2 - As equipas terão de recolher os dados observados e de tirar as suas conclusões.

  • Fase 3 - As equipas deverão propor ações para minorar ou mesmo resolver o problema que identificaram. Terão ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho com a comunidade europeia dos Detetives do Clima numa plataforma online da ESA.

 

Apoio de Especialistas do Clima

Durante as principais fases do projeto, as equipas poderão contar com o apoio de especialistas no campo da Observação da Terra e do Clima. Cientistas e peritos estarão ao seu dispor por e-mail para lhes dar feedback sobre o seu plano de investigação. Na Fase 2 do projeto, a ESA ou o próprio ESERO PT criarão um evento online intitulado “Pergunte ao Cientista”. Os participantes serão informados na devida altura como deverão proceder para se inscreverem neste evento.

 

Edições anteriores e recursos

Professores e alunos podem procurar inspiração na plataforma online da ESA onde serão partilhados os projetos das equipas que participaram nas duas primeiras edições do concurso. Podem também consultar alguns recursos didáticos úteis da ESA aqui (por enquanto encontram-se apenas disponíveis em Inglês).

No ano passado estava previsto premiar as equipas que apresentassem os melhores projetos com uma visita ao ESRIN, o Centro de Observação da Terra da ESA em Frascati, na Itália. Infelizmente, esta iniciativa não se pode realizar por causa da pandemia. As equipas vencedoras ganharam à mesma alguns prémios que lhes foram enviados pela ESA e todas tiveram direito a um certificado de participação. Nós partilhámos também os projetos de algumas das equipas nacionais na plataforma online do ESERO Portugal que criámos especialmente para o efeito.

Aproveitem ainda para ver como foi o evento final da 1.ª edição dos Detetives do Clima, em que os participantes tiveram uma surpresa: uma mensagem do astronauta Tim Peake.

 

Utilização gratuita dos dados de satélite da ESA

Os satélites Sentinels foram criados pela ESA para o programa Copernicus da União Europeia. Cada um deles tem instrumentos tecnologicamente muito avançados que geram imagens e dados. A informação é gratuita e acessível a todos, dando aos participantes dos Detetives do Clima a oportunidade de se tornarem autênticos observadores da Terra.

Fig. 3 - A “família” de satélites Sentinels da ESA.

Fig. 4 - Imagem de satélite do Lago MacKay, na Austrália, obtida pelo satélite Sentinel-2B.

 

Caro Detetive do Clima... 

... Se estiveres interessado em aprender mais sobre o Clima e quiseres tomar medidas para proteger o nosso planeta, este desafio é para ti! Não te esqueças de rever o regulamento do projeto para ficares a par de tudo o que precisas de saber para poderes ser um Detetive Climático e “fazer a diferença”, ajudando-nos a preservar a Terra!

Para mais informações sobre este concurso, contacta o ESERO Portugal através do e-mail esero@cienciaviva.pt.




Partilhe





Outras iniciativas