Detetives do Clima 2018/2019 - Evento Final




Para assinalar a conclusão da primeira edição do concurso escolar Detetives do Clima, referente ao ano letivo 2018/2019, a ESA transmitiu um evento em livestreaming no qual foi destacado o excelente trabalho desempenhado por todas as equipas de estudantes que participaram. Reveja aqui a transmissão.

Houve vários convidados especiais a marcar presença neste evento, nomeadamente Anne Grete Straume, cientista da missão Aeolus da ESA. Anne Grete falou das semelhanças que encontrou entre as investigações que as equipas realizaram sobre o Clima e as pesquisas que estão a ser feitas atualmente pela própria ESA, partilhou a sua experiência profissional com os participantes e falou também dos aspetos mais gratificantes sobre o seu trabalho na ESA. Aproveitou ainda para dar algumas sugestões aos estudantes, tendo em vista as suas futuras carreiras: “Se gostam de investigação e de ciência, não desistam, continuem a fazer descobertas!”

No final do evento, os estudantes foram surpreendidos com uma mensagem especial de Tim Peake, astronauta da ESA. Ele deu os parabéns a todas as equipas pelo trabalho que desenvolveram na procura de “fazer a diferença” na compreensão e proteção do Clima da Terra.

 

Transmissão do evento final da primeira edição dos Detetives do Clima

 

A aventura dos Detetives do Clima teve início em outubro de 2018. As equipas começaram por identificar e investigar problemas locais relacionados com o Clima. Tal como fazem os cientistas profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de analisar e recolher dados de Observação da Terra, tendo utilizado para o efeito tanto imagens de satélite como medições meteorológicas locais. Com base nas suas próprias investigações, as equipas puderam propor diversas formas de ajudar a reduzir o problema climático que estudaram ou de sensibilizar a população local para o mesmo.

Como parte do projeto, os participantes tiveram ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho com as restantes equipas. Os projetos submetidos podem ser consultados na plataforma de partilha que a ESA criou especialmente para o efeito.

O ESERO Portugal e a ESA agradecem a todas as equipas de estudantes dos Detetives do Clima e aos seus professores pelo seu esforço e excelente trabalho, e encoraja-os a continuar a fazer a diferença!

O concurso estará de volta no ano letivo de 2019/2020. Estejam atentos!




Partilhe





Outras Notícias


Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final
Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final


<i>Space Talks</i> da ESA em 2019
<i>Space Talks</i> da ESA em 2019


Reveja a 6ª edição do CanSat Nacional
Reveja a 6ª edição do CanSat Nacional