Formações online da ESA em 2021: Inscrições abertas!




A ESA convida os professores do ensino básico e secundário a participarem em cinco novos workshops virtuais, entre Janeiro e Maio. As primeiras 4 sessões de formação explorarão de que modo a tecnologia espacial e a observação do nosso planeta a partir do Espaço podem apoiar o currículo de uma forma inovadora e cativante. Poderão também servir de apoio aos professores cujos alunos participam nos projetos escolares da ESA.

Mais tarde, em Julho, irá decorrer a primeira edição da Conferência Online de professores da ESA, no âmbito do programa “Teach with Space”. Todos os professores poderão participar.

Saiba aqui tudo sobre cada um destes fantásticos cursos online. As inscrições já abriram!

 

Segue-se a lista completa de todas as formações online de professores que são oferecidas pela ESA sob a alçada do programa “Teach with Space”. Nota importante: Todas as sessões serão ministradas em Inglês.

Design 3D na Educação

20 e 27 de Janeiro de 2021 | Duas sessões de 2 horas, das 15h30 às 17h30 (hora de Portugal Continental)

Objetivos: O design e a impressão 3D são tópicos cada vez mais relevantes na indústria espacial. Neste workshop, serão apresentadas algumas das aplicações de ponta da impressão 3D no Espaço e serão realizadas diversas atividades práticas. Os formandos aprenderão a integrar o design 3D em sala de aula usando contextos inspiradores através do software Tinkercad. 

Esta formação servirá também para ajudar os professores que estiverem a acompanhar o trabalho dos alunos que participam no projeto escolar Moon Camp Challenge, que consiste em desenhar um abrigo lunar em 3D que esteja adaptado às duras condições ambientais da Lua.

Nível de escolaridade: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Pré-requisitos: Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em impressão 3D.

Certificado de participação: Os professores que participarem em ambas as sessões e que concluírem o projeto que lhes for soliticitado para realizarem em casa terão direito a este certificado.

Inscrições: Basta preencher o seguinte formulário. O prazo para as inscrições termina no dia 11 de Janeiro de 2021, às 22h59 (hora de Portugal Continental).

 

Clima e Metodologia Científica

Ensino básico: 17 e 24 de Fevereiro de 2021 | Ensino secundário: 21 e 28 de Abril de 2021

Duas sessões de 2 horas, das 15h30 às 17h30 (hora de Portugal Continental)

ObjetivosOs satélites permitem-nos observar o nosso planeta sob uma nova e única perspetiva. O estudo das suas imagens dá-nos muitas informações importantes sobre a saúde da Terra, o tempo, o clima, os oceanos e muito mais. Nesta sessão, serão explorados alguns dos indicadores mais importantes usados pelos cientistas, de forma a perceber como as alterações climáticas podem servir de apoio às aulas de ciências. Será investigado o impacto da fusão do gelo terrestre e marinho no nosso planeta, como resultado do aquecimento global. Será também explorado o EO Browser, uma ferramenta online que fornece acesso fácil e gratuito a imagens de satélite de diferentes missões de Observação da Terra!

Esta formação servirá também para ajudar os professores que estiverem a acompanhar o trabalho dos alunos que participam no projeto escolar dos Detetives do Clima, que consiste em identificar e estudar um problema climático local, para depois propor uma forma de o monitorizar e de comunicar a sua existência à comunidade escolar.

Nível de escolaridade: Todos.

Pré-requisitos: Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em tópicos ou ferramentas relacionadas com a Observação da Terra.

Certificado de participação: Os professores que participarem em ambas as sessões e que concluírem o projeto que lhes for soliticitado para realizarem em casa terão direito a este certificado.

Inscrições:

  • Professores do ensino básico: Basta preencher este formulário para a formação de Fevereiro. O prazo para as inscrições termina no dia 1 de Fevereiro de 2021 às 22h59 (hora de Portugal Continental).

  • Professores do ensino secundário: Basta preencher este formulário para a formação de Abril. O prazo para as inscrições termina no dia 6 de Abril de 2021 às 22h59 (hora de Portugal Continental).

 

Realização de Experiências na ISS com Astro Pi

17 e 24 de Março de 2021 | Duas sessões de 2 horas, das 15h30 às 17h30 (hora de Portugal Continental)

ObjetivosOs Astro Pi são pequenos computadores que são capazes de grandes feitos. A ESA colabora com a Raspberry Pi Foundation para executar um projeto educativo que faz uso de dois computadores Astro Pi localizados na ISS, fazendo uso da programação e de experiências científicas. Durante esta sessão, os formandos terão a oportunidade de trabalhar com o software e hardware de um Astro Pi, incluindo o seu conjunto de sensores. Aprenderão a configurar e a programar um Astro Pi na linguagem em que ele comunica - Python.

Estes computadores especiais podem ser comandados a partir da sala de aula para cumprirem diversas funções a bordo da ISS: permitem comunicar com os astronautas através da manipulação de texto e imagens numa tela de LED; e também podem realizar experiências científicas no Espaço. Estas duas tarefas são também os desafios do projeto escolar Astro Pi.

Esta formação também pode ser frequentada por professores do ensino básico que lecionem disciplinas relacionadas com STEM.

Nível de escolaridade: Ensino secundário.

Pré-requisitos: Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em programação.

Certificado de participação: Os professores que participarem em ambas as sessões e que concluírem o projeto que lhes for soliticitado para realizarem em casa terão direito a este certificado.

Inscrições: Basta preencher o seguinte formulário. O prazo para as inscrições termina no dia 8 de Fevereiro de 2021, às 22h59 (hora de Portugal Continental).

 

Programação de uma missão a Marte com Open Roberta

5 e 12 de Maio de 2021 | Duas sessões de 2 horas, das 15h30 às 17h30 (hora de Portugal Continental)

ObjetivosNesta formação, os formandos viajarão a Marte para explorar e investigar o Planeta Vermelho. Será utilizada a ferramenta de simulação online Open Roberta, que consiste numa linguagem de programação baseada em blocos especializada em robótica. Esta ferramenta permitirá aos professores controlar um rover marciano virtual através da superfície de Marte e realizar as missões emocionantes que serão propostas pela ESA. O objetivo final será encontrar vida em Marte! O Open Roberta Lab permite que os educadores aprimorem as experiências e habilidades dos seus alunos.

Nível de escolaridade: Ensino básico.

Pré-requisitos: Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em programação.

Certificado de participação: Os professores que participarem em ambas as sessões e que concluírem o projeto que lhes for soliticitado para realizarem em casa terão direito a este certificado.

Inscrições: Basta preencher o seguinte formulário. O prazo para as inscrições termina no dia 9 de Abril de 2021, às 22h59 (hora de Portugal Continental).

 

1.ª Conferência Online da ESA “Teach with Space”

6, 7 e 8 de Julho de 2021 | Mais informações serão dadas em breve

Objetivos: Os participantes terão a oportunidade de ouvir vários especialistas do setor espacial e de descobrir formas inspiradoras de usar o Espaço como contexto para ensinar disciplinas STEM nas suas salas de aula, sejam elas físicas ou virtuais. Poderão ainda experimentar várias atividades divertidas, desfrutar de eventos sociais temáticos relacionados com o Espaço e muito mais! Esta conferência internacional será uma boa oportunidade para os professores partilharem as suas experiências com outros colegas europeus, para se deixarem inspirar por especialistas espaciais, e para aprenderem atividades que fazem uso da ciência e da tecnologia espaciais como um contexto de ensino e aprendizagem.

Nível de escolaridade: Todos.

Inscrições: As inscrições abrirão em Fevereiro de 2021. No entanto, pode já fazer a sua pré-inscrição aqui para receber mais informações sobre este evento.

  

Tal como nós, esperamos que estejam ansiosos por começar mais um ano com os emocionantes workshops online da ESA. Boa sorte!

Nota: Notícia publicada a 18 de Dezembro de 2020.




Partilhe





Outras Notícias