Detetives do Clima 2021/2022: Inscrições abertas!


Os Detetives do Clima estão de volta!

Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição deste projeto escolar da ESA, referente ao ano letivo 2021/2022. Pelo quarto ano consecutivo, a ESA desafia os estudantes com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos para ‘fazer a diferença’, trabalhando em equipa para nos ajudar a preservar o meio ambiente e a salvar o nosso planeta!

Inscrevam-se nesta página, através do preenchimento de um formulário. Leiam o regulamento oficial do projeto e conheçam os seus principais objetivos.

No papel de Coordenadores Nacionais deste projeto escolar, o ESERO Portugal dá as boas-vindas a todos os participantes e disponibiliza todo o material de apoio necessário para os ajudar a cumprir a sua missão climática. Saibam tudo aqui.


Boas-vindas Espaciais!

Vejam a mensagem de boas-vindas de Matthias Maurer, o astronauta alemão da ESA que este ano vai ser o anfitrião dos Detetives do Clima. Matthias encontra-se neste momento a bordo da ISS. Enquanto observa a Terra lá de cima, ele diz-nos: ‘Todos nós podemos fazer a diferença!’

 

 

Sobre os Detetives do Clima

Os participantes têm como missão identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens reais de satélite e/ou dados históricos sobre o clima, fazer as suas próprias medições no terreno e, por fim, propor uma forma de o monitorizar ou mesmo de o atenuar. VER MAIS >>

 

As 3 fases da missão

  • FASE 1 | Até dia 26 de Novembro de 2021

As equipas terão de identificar o problema climático que gostariam de investigar e de o submeter no formulário de inscrição. Convém terem desde logo uma ideia de como o irão fazer. Em Dezembro irão receber os comentários de um(a) cientista sobre a sua proposta.

  • FASE 2 | De 1 de Dezembro de 2021 a 4 de Abril de 2022

As equipas terão de recolher os dados observados e de tirar as suas conclusões. Em Fevereiro poderão assistir ao webinar da ESA ‘Ask a Scientist’, em data ainda por confirmar. O ESERO PT procurará organizar também o seu webinar ‘Pergunte ao Cientista’, com um ou mais investigadores climáticos portugueses. Reveja aqui o nosso webinar do ano passado.

  • FASE 3 | De 5 a 25 Abril de 2022

As equipas deverão propor ações para minorar ou mesmo resolver o problema que identificaram. Terão ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho com a comunidade europeia dos Detetives do Clima numa plataforma online da ESA.

A ESA prepara mais (boas) novidades para breve... Estejam atentos!

 

Inscrições e data limite

Os professores devem inscrever as suas equipas através do preenchimento do seguinte formulário

Prazo para a apresentação de candidaturas: 26 de Novembro de 2021.

 

Regulamento e materiais de apoio

Leiam o regulamento oficial dos Detetives do Clima e informem-se sobre as respetivas condições de participação. Esta versão foi escrita em Português pelo ESERO Portugal, no papel de Coordenadores Nacionais do projeto. Consultem aqui muitos mais materiais de apoio. VER MAIS >> 

 

Apoio de Especialistas do Clima

Durante as principais fases do projeto, os participantes poderão contar com o apoio de especialistas no campo da Observação da Terra e do Clima. Esses mesmos cientistas e peritos estarão também ao dispor das equipas via e-mail para lhes dar feedback sobre os seus planos de investigação. Na Fase 2 do projeto, a ESA realizará um evento online intitulado “Pergunte ao Cientista”. Os participantes serão informados na devida altura como deverão proceder para se inscreverem. Aproveite para rever aqui os webinars das edições anteriores.

 

Caro Detetive do Clima...

... Se estiveres interessado em aprender mais sobre o Clima e quiseres tomar medidas para proteger o nosso planeta, este desafio é para ti! Não te esqueças de rever o regulamento do projeto para ficares a par de tudo o que precisas de saber para poderes ser um Detetive Climático e “fazer a diferença”, ajudando-nos a preservar a Terra! Para mais informações sobre este concurso, contacta o ESERO Portugal através do e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt.




Partilhe





Outras iniciativas