Codifique a sua missão a Marte: da simulação à realidade (ESA)

    Codifique a sua missão a Marte: da simulação à realidade (ESA)

Conteúdos:

Esta formação centra-se em atividades de sala de aula que utilizam o contexto de uma missão rover a Marte. Ao utilizar desafios e uma abordagem de aprendizagem baseada na gamificação, as atividades propostas visam desenvolver as capacidades de resolução de problemas e de pensamento crítico dos alunos, ajudando a reforçar os seus conhecimentos nas disciplinas científicas e de programação.

Em 2022, o primeiro rover europeu será enviado para Marte para iniciar a sua viagem de exploração da superfície do planeta, onde irá procurar vestígios de vida no passado. Nesta formação, os docentes irão aprender alguns dos segredos de uma missão a Marte. Como é que os cientistas operam um veículo de exploração planetária no Planeta Vermelho? Quais são os desafios que os programadores devem superar para que a missão seja bem sucedida?

Serão utilizadas imagens de satélite da superfície marciana para analisar as características do planeta e para selecionar um local de aterragem para o rover. Depois disso, os professores irão programar uma série de missões, utilizando a ferramenta de simulação online Open Roberta Lab. Esta ferramenta utiliza uma linguagem de programação baseada em blocos e suporta a conectividade a uma grande variedade de kits robóticos educativos. 

Marte está a mais de 50 milhões de km de distância de nós, o que significa que um sinal de comunicação precisará de mais de 2,5 minutos para chegar ao seu destino! Os professores terão a oportunidade de experimentar uma situação semelhante, uma vez que os seus códigos serão carregados num robot educativo no laboratório de tecnologia electrónica das instalações da ESA/ESEC. Poderão assim conduzir este robot na mesa de simulação da ESA do terreno marciano!





Partilhe