Acampamento em Marte para alunos portugueses

Nova atividade do ESERO PT para o 3.º ciclo

 

Durante dois dias, o Pavilhão do Conhecimento foi a Terra, o resto de Portugal foi Marte e 450 alunos 'sortudos' foram astronautas!

Nos passados dias 7 e 8 de outubro de 2022, no âmbito da Semana Mundial do Espaço , o ESERO PT estreou uma experiência 'do outro mundo'. Lisboa esteve ligada a cinco bases marcianas, localizadas em Moimenta da Beira, Gondomar, Porto, Estremoz e Quarteira. 

Todas estiveram em constante comunicação com a sua estação em Terra, sediada no Pavilhão do Conhecimento, e cada uma foi gerida por 75 alunos com idades entre os 12 e os 15 anos.

As 5 bases foram construídas em Escolas ou Centros Ciência Viva que, durante os dois dias da experiência, passaram a ser o Monte Olympus, Valles Marineris, Cratera Jezero, Cratera Gale e Vale Mawrth, regiões emblemáticas do Planeta Vermelho. Veja o PROGRAMA e saiba como foi!

Pavilhão em Terra e Escolas em Marte

 

As posições relativas das cidades que receberam as bases marcianas determinaram os nomes que lhes atribuímos, respeitando a geografia do Planeta Vermelho. Para mais informações sobre cada região marciana e sobre cada escola basta clicar nos respetivos nomes. Assim, temos:

Depois da Lua, acampou-se em Marte

 

O ESERO Portugal esteve aos comandos de uma nova missão planetária com jovens 'astronautas'. Desta vez, o acampamento decorreu contemporaneamente nas 6 cidades referidas em cima, tendo contado com o apoio de vários especialistas.

Depois do sucesso das primeiras edições do acampamento lunar, que tiveram lugar no Pavilhão do Conhecimento em 2019 e na Escola Secundária de Gondomar em 2021 , o ESERO PT e alguns dos seus colaboradores deslocaram-se agora a várias cidades de Norte a Sul do país para ajudar os alunos a cumprirem uma nova missão.

Os jovens “astronautas” tiveram a oportunidade de perceber a importância da exploração espacial e de futuras idas a Marte numa tarde, noite e manhã repletas de diversão, conhecimento, observações noturnas e até mesmo comida de astronauta!

Em breve publicaremos aqui algumas fotos dos melhores momentos do evento. (em atualização)

Sobre as 4 imagens de cima: Algumas das várias atividades desenvolvidas pelos alunos nos acampamentos lunares realizados pelo ESERO PT em 2019, no Pavilhão do Conhecimento, e em 2021, na Escola Secundária de Gondomar. 

Os 6 trabalhos dos 'astronautas'

 

As comitivas espaciais chegarmam às suas bases na sexta-feira, 7 de outubro, às 14.00. A partir desta hora, os candidatos a astronautas não tiveram mãos a medir: divididos por equipas, simularam algum do trabalho necessário para a criação de uma base marciana. À noite tiveram ainda a oportunidade de realizar diversas atividades educativas relacionadas com o Espaço, sob a responsabilidade dos centros ou escolas anfitriãs, antes de apanharem boleia de um vaivém espacial para irem dormir a casa e sonhar com as estrelas. No dia seguinte, voltaram à base para apresentarem os resultados do seu trabalho às suas famílias e comunidade escolar local.

Para além da atividade transversal a todas as bases – a construção de antenas de emissão e receção de sinais rádio que permitiram a troca de mensagens entre cada base marciana e a estação em Terra –, cada equipa realizou 2 de 5 atividades:

  • O design da sua base com a ajuda de uma impressora 3D, incluindo uma estufa, uma estação de energia, um reservatório de água e abrigos para os astronautas;

  • Treino de astronautas e preparação de refeições espaciais;

  • Desenvolvimento de competências de trabalho de equipa em condições espaciais ‘hostis’;

  • Cultivo de plantas sem solo para a criação de uma estufa marciana;

  • A simulação de atividades extra-veiculares, incluindo o resgate de um rover que precisa de ser reparado, ou mesmo o salvamento de um colega astronauta em apuros.

Por sua vez, a equipa sediada no Pavilhão do Conhecimento, perdão: em Terra, teve a responsabilidade de gerir tudo o que se passou em todas estas bases marcianas!

Na manhã de sábado, dia 8, os pequenos exploradores espaciais apresentaram publicamente os trabalhos que desenvolveram em “solo marciano” – e quem quis assistir teve de pedir autorização via rádio para ‘amartar’ na base e esperar que os jovens astronautas autorizassem a entrada. No final, ninguém quis voltar à Terra. Neste acampamento, todos tiveram a cabeça na Lua - perdão, em Marte! Com a excepção que neste caso os alunos tiveram a fama... e o proveito!

Apresentamos em baixo os 8 emblemas, correspondente a cada missão, que cada uma das equipas envergou com distinção:

Estação Terra... temos um problema

Comunicações

Base marciana

EVA (Extra-Vehicular Activity)

Trabalho em Equipa e Saúde Mental

Saúde e Corpo Humano

Sobrevivência

Foguetes espaciais

Organização e parceiros

 

Esta iniciativa foi organizada pelo ESERO Portugal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres em Quarteira, Externato Ribadouro no Porto, Centro de Ciência Viva de Estremoz, Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, Associação de Radioamadores de Lisboa ( ARRLx ), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ( FPCEUP ), a BEEVERYCREATIVE e teve o apoio da Fruut .