Sobre
No dia 12 de agosto de 2026, Portugal será palco de um dos mais impressionantes fenómenos da Natureza: um eclipse total do Sol. Durante cerca de 26 segundos, o dia transforma-se em noite no nordeste transmontano e em algumas regiões de Espanha, Islândia e Gronelândia. Em Portugal, no restante território continental e nas regiões autónomas, o eclipse será parcial, com uma ocultação muito significativa do Sol.
As comemorações decorrem ao longo de todo o ano de 2026, com início marcado para o próximo dia 7 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, com um evento de sensibilização para a importância e dos eclipses e como observá-los em segurança. Este evento vai reunir astrónomos profissionais e amadores, educadores, professores e comunicadores de ciência interessados em conhecer e partilhar mais sobre a ciência por trás dos eclipses.
Este evento é creditado como ação de curta duração para professores pelo Centro de Formação Ciência Viva. Entrada gratuita.
Programa
10.15 - 10.25 | Abertura
Pedro Russo | Ciência Viva
10.25 - 10.45 | O que é um Eclipse?
Rui Agostinho | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
10.45 - 11.45 | Mesa Redonda: Observar o eclipse em segurança
Moderador: Ana Noronha | Ciência Viva
Manuel Abreu | Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Hugo Costa | Agência Espacial Portuguesa
José Afonso | Sociedade Portuguesa de Astronomia
Rita Sá Machado | Direção Geral de Saúde
Diana Amaral | Associação Nacional de Farmácias
11.45 - 12.15 | Pausa para café
12.15 - 13.15 | Construa um eclipse - sessão prática
ESERO Portugal
13.15 - 14.30 | Pausa para o almoço (almoço livre)
14.30 - 15.10 | No interior do cone de sombra: eclipses do Sol (inclui 20 minutos para questões dos participantes)
Pedro Ré | Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
15.10 - 16.30 | Observar o eclipse em segurança: do olho humano, ao telemóvel e telescópio - sessão prática
Pedro Ré, Rui Lourenço | Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Filipe Pires | Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
João Vieira | Planetário - Casa da Ciência de Braga - Centro Ciência Viva
16.30 - 17.00 | Pausa para café
17.00 - 17.45 | Sol visto do espaço | Sol visto da Terra
Moderador: Cátia Cardoso | Ciência Viva
Mafalda Santos | Tekever
Ricardo Gafeira | Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
17.45 - 18:15 | Os sóis de outros mundos
Pedro Mota Machado | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
18.15 - 18.45 | Eclipse do Sol 2026: a caminho de 12 de agosto
-
Pedro Russo | Ciência Viva
-
Clotilde Nogueira | Centro Ciência Viva de Bragança
-
Lina Canas | Ciência Viva
Oradores
Rui Agostinho
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Manuel Abreu
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Hugo Costa
Agência Espacial Portuguesa
José Afonso
Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA)
Rita Sá Machado
Direção Geral de Saúde
Diana Amaral
Associação Nacional de Farmácias
Pedro Ré
Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Rui Lourenço
Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Mafalda Santos
TEKEVER
Ricardo Gafeira
Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
Pedro Mota Machado
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Clotilde Nogueira
Centro Ciência Viva de Bragança
Rui Agostinho
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Rui Agostinho, doutorado em Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte –Chapel Hill (EUA), foi professor auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, fundador e investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL, atualmente Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, fundador e sócio da Sociedade Portuguesa de Astronomia e da União Astronómica Internacional, membro da European Astronomical Society e da Sociedade Portuguesa de Física. Foi coordenador científico do projeto YALO, para utilização do telescópio de Yale no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo, no Chile.
Manuel Abreu
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Manuel Abreu é licenciado em Eng Física pela FCT/UNL e doutorado em Eng Física pelo IST desde 1996. Ingressou no Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia como investigador, trabalhando nas áreas de metrologia ótica, ótica e lasers, aplicadas aos sectores da defesa, indústria e sector espacial. Atualmente, é professor no Departamento de Física da Universidade de Lisboa e coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Tem desenvolvido trabalho em sistemas e instrumentos óticos em diversos projetos no âmbito de missões e infraestruturas da ESA e do ESO.
Hugo Costa
Agência Espacial Portuguesa
Hugo André Costa é membro do Conselho Executivo da Agência Espacial Portuguesa. Atualmente, o Hugo é o representante nacional no Comité de Assuntos Espaciais Exteriores da UNOOSA, na Comissão Europeia, no Conselho da ESA e atua como Presidente do Comité de Relações Internacionais da ESA. Durante o seu tempo na Agência Espacial Portuguesa, presidiu com sucesso ao grupo de trabalho do conselho em preparação para o Conselho Espacial em 2021 e liderou o grupo de trabalho do componente espacial da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, alcançando o manifesto da conferência “O Manifesto de Lisboa sobre Observação da Terra para África e Europa”. Antes de ingressar na agência, trabalhou no EUMETSAT no Gabinete do Programa Copernicus. Também teve experiência na indústria espacial, tanto no Segmento Espacial como no Segmento Terrestre, em Espanha e na Alemanha. Hugo André Costa nasceu e cresceu no norte de Portugal e possui uma licenciatura em física pela Universidade do Minho. O seu amor pelo espaço levou-o a Estrasburgo para estudar um Mestrado em Estudos Espaciais na International Space University e, posteriormente, um MBA na Frankfurt School of Finance and Management. Atualmente, é estudante de doutoramento no ISCSP na área das Relações Internacionais.
José Afonso
Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA)
José Afonso é Presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia, subdiretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Doutorou-se no Imperial College de Londres, tendo desenvolvido trabalho em formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute (EUA), na Australia Telescope National Facility e no Onsala Space Observatory (Suécia). Foi coordenador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (2011–2015) e cofundador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que coordenou entre 2015 e 2021. Atualmente procura detectar e estudar os primeiros buracos negros no Universo, participando no desenvolvimento de alguns dos instrumentos e levantamentos astronómicos mais ambiciosos dos próximos anos: é co-responsável pelo espectrógrafo MOONS, a instalar no Very Large Telescope, do ESO, em 2026, que ajudará a compreender a ligação entre as galáxias e os buracos negros supermassivos que frequentemente albergam; lidera o Key Science Project “Radio AGN in the Epoch of Reionization” do levantamento Evolutionary Map of the Universe, a ser atualmente realizado pelo rádio-telescópio ASKAP, um percursor do futuro Square Kilometre Array. É ainda o responsável pela participação nacional no desenvolvimento do instrumento WFI para o futuro telescópio de Raios-X NewAthena, da ESA, que será lançado em meados da próxima década e ajudará a perceber a natureza dos buracos negros primordiais. Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e despertar novas mentes para a Ciência.
Rita Sá Machado
Direção Geral de Saúde
Rita Sá Machado é médica especialista em saúde pública, desempenhando atualmente o cargo de Diretora-Geral da Saúde em Portugal. Entusiasta pelas áreas de política e desenvolvimento, a Dra. Rita Sá Machado trabalhou anteriormente na Organização Mundial de Saúde, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e nos níveis local, regional e nacional do Serviço Nacional de Saúde. Tem um mestrado em Saúde Pública pela London Scholl of Hygiene and Tropical Medicine (Londres, Reino Unido) e uma pós-graduação em Gestão da Saúde pela Católica Porto Business School (Porto, Portugal) e é professora convidada no Instituto de Saúde Pública do Porto (ISPUP).
Diana Amaral
Associação Nacional de Farmácias
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Proprietária e Diretora-Técnica de uma farmácia em Braga, sendo farmacêutica comunitária desde 2001. Proprietária da empresa de Marketing e Comunicação Digital para Farmácias, Vitamina Digital. É, desde 2021, membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias, com responsabilidade nas áreas de Comunicação e intervenção profissional. É Secretária da Mesa da Assembleia Geral da Farmacoope - Cooperativa Nacional das Farmácias, C.R.L. É, desde 2022, membro do Conselho de Administração do Infosaúde – Instituto de Formação e Inovação em Saúde, S.A. É, desde 2023, membro do Conselho de Administração da Glintt Global S.A.
Pedro Ré
Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Pedro Ré é Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com doutoramento em Ecologia Animal (Universidade de Lisboa, 1984). Os seus principais interesses de investigação centram‑se na Ecologia do Ictioplâncton, na Ecologia da fase planctónica da sardinha e do biqueirão, no crescimento diário de larvas de peixes com base na microestrutura dos otólitos, nos ritmos de atividade das larvas de peixes e na Biologia das Pescas. É também autor de mais de 150 artigos científicos (60 revistos por pares) e 19 livros (como autor, coautor ou editor), bem como cerca de 200 artigos de divulgação sobre Biologia Marinha, astronomia amadora, história da astrofotografia e história do telescópio.
Rui Lourenço
Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Rui Horta Lourenço, tem 60 anos e é astrónomo amador, associado e secretário da APAA- Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores. É licenciado em Informática de Gestão com Pós-graduação em análise de dados e CRM.
Mafalda Santos
TEKEVER
Com um Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Mafalda Santos contribui para o desenvolvimento técnico do GAMALINK da TEKEVER. Este rádio reconfigurável (software defined radio) garante a ligação inter-satélite da missão PROBA-3 da ESA, desenhada para demonstrar tecnologias de voo em formação e possibilitar observações científicas à coroa solar. A TEKEVER, uma empresa portuguesa, participa no PROBA-3, destacando-se pela flexibilidade e robustez do GAMALINK. A sua experiência estende-se, também, a missões da ESA como o HERA e o COMET-I, demonstrando a sua especialização em comunicações espaciais no domínio dos Intersatellite Links.
Ricardo Gafeira
Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
Ricardo Gafeira é Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e Coordenador Executivo do UC Space Hub. Doutorado em Física pelo Instituto Max Planck para Investigação de Sistemas e pela Universidade de Göttingen, é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde lidera iniciativas científicas e desenvolve infraestrutura observacional de ponta. A sua investigação centra-se em Física Solar e Meteorologia Espacial, com especial enfoque no desenvolvimento e aplicação de ferramentas avançadas de Transferência Radiativa, inversão Espectropolarimétrica, análise de ondas, processamento de imagem e Inteligência Artificial. Atualmente, lidera o projeto do novo Espectroheliógrafo de Coimbra, que será o telescópio óptico mais avançado em operação em Portugal. Este instrumento, concebido para capturar imagens solares com capacidade de medir campos magnéticos no Sol, representa um contributo significativo para a investigação em Física Solar e Meteorologia Espacial. É também membro das equipas científicas dos instrumentos PHI, a bordo da missão Solar Orbiter, e TUMAG, integrado no observatório estratosférico SUNRISE, ambos dedicados à observação solar.
Pedro Mota Machado
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Doutorado em Astrofísica pelo Observatório de Paris, é Professor do Departamento de Física Faculdade de Ciências da ULisboa (FCUL) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Especialista em atmosferas planetárias, liderou a equipa que descobriu vento meridional em Vénus. É também o representante nacional da missão ARIEL, que irá estudar em detalhe as atmosferas de exoplanetas.
Clotilde Nogueira
Centro Ciência Viva de Bragança
Diretora do Centro Ciência Viva de Bragança. Mestre em Gestão dos Recursos Florestais e em Ciências Aplicadas à Saúde, e com Pós-graduação em Gestão e Conservação da Natureza. Licenciada em Engenharia Florestal e em Dietética e Nutrição. Exerceu funções como docente no 3.º ciclo e no ensino secundário e no ensino superior, tendo igualmente desenvolvido atividade como formadora na área florestal. Integrou a equipa do Centro Ciência Viva de Bragança como monitora. Participou em diversos projetos e é autora e coautora de várias publicações científicas.
Formato
A ação tem uma duração de 6 horas e decorrerá em formato presencial no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa. As sessões decorrerão no Auditório José Mariano Gago e incluem workshops sobre a utlização de telescópios solares.
Para mais informações, consulte a ficha técnica da ação.
Eclipse do Sol 2026
O Espaço Vai à Escola é uma das muitas iniciativas promovidas Ciência Viva e entidades parceiras no âmbito das celebrações do Eclipse do Sol 2026. Este acontecimento será visível em todo o território português no dia 12 de agosto, em diferentes coberturas:
Entre 92% e 99% : eclipse parcial profundo em todo o território continental;
Entre 74% e 77% : nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
100% : eclipse total no Parque Natural de Montesinho, em Bragança.
Visite a página Eclipse 2026 e fique a saber o que é um eclipse, como se pode observar em segurança e que ações estarão disponíveis perto de si.














