Vera, caçadora de meteoritos
Geóloga lunar Portuguesa
Vera Assis Fernandes é geóloga lunar e já foi por duas vezes à Antártida em busca de meteoritos. Colabora ativamente com o ESERO Portugal e dá palestras nas escolas, no âmbito d’O Espaço vai à Escola. Recentemente, fundou o projeto Aventuras Planetárias , com o objetivo de ajudar a despertar nos jovens o interesse pela ciência e pelo Sistema Solar.
No dia de Reis de 2023, a revista Weekend publicou uma entrevista sobre a sua vida e a sua carreira, que temos o prazer de divulgar aqui.
Aproveite para conhecer melhor o trabalho de Vera Assis Fernandes e veja algumas fotos das suas expedições e das palestras que deu em várias salas de aula do País!
Sobre Vera Entrevista Aventuras Planetárias Vera pelo Mundo
Vera é doutorada em geocronologia 1 pela Universidade de Manchester. Também trabalhou nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha na área de geologia lunar e já fez duas expedições à Antártida em busca de meteoritos. Em 2004 foi inclusivamente a primeira cientista portuguesa – para não dizer a primeira pessoa portuguesa! – a estar a 90° de latitude Sul. Por outras palavras, foi a primeira a estar no ponto mais a Sul da Terra, tendo inclusivamente lá passado a noite!
A sua investigação foca-se essencialmente em rochas lunares, tanto das missões Apollo (EUA) e Luna (da ex-União Soviética), como em meteoritos provenientes de outras partes do Sistema Solar que foram encontrados em desertos frios e quentes. Durante a última década trabalhou como cientista em Berlim, no Museu de História Natural desta cidade, onde investigou rochas terrestres vulcânicas e de impacto. Mais recentemente, iniciou uma colaboração com cientistas em Macau para trabalhar em amostras da missão Chang’e-5. É a primeira pessoa Portuguesa a ser Investigadora Principal de amostras Apollo.
Fundou o projeto Aventuras Planetárias , que tem como peças centrais uma coleção de diferentes tipos de meteoritos. Este projeto tem como objetivo levar meteoritos à sala de aula para fazer atividades com os estudantes, ajudando-os a aprender mais sobre o Sistema Solar. É no âmbito deste projeto que colabora com o ESERO Portugal / Ciência Viva em várias iniciativas, nomeadamente n’ O Espaço vai à Escola .