Espaço à Quarta
5.ª Edição
Milímetros vistos do Espaço - geodesia espacial
28 de maio
Ainda vai a tempo de ver esta sessão em direto no nosso canal Youtube!
Após a conclusão da sessão iremos disponibilizar todos os conteúdos e temas abordados na mesma, para que consiga rever esta sessão sempre que desejar.

Porquê este tema?
Com os avanços da matemática, engenharia e tecnologia, é hoje possível medir, com uma exatidão notável, a forma e dimensão do planeta Terra. Nas últimas décadas, um dos maiores desenvolvimentos para a geodesia foi a utilização de satélites de observação da Terra. Mas até onde vai a precisão e qual o impacto destas medições? Qual a sua influência no planeamento e conservação de estruturas e cidades?
Para nos ajudar a compreender melhor a influência de tecnologias espaciais na urbanização e nas alterações geográficas, o ESERO Portugal conta com duas investigadoras especialistas nesta área, prontas para dar todas as respostas para o que nunca se lembrou de perguntar!
Convidados desta sessão
Ana Maria Fonseca
Investigadora jubilada
Ana Fonseca é Engenheira Geográfica, Doutorada em Deteção Remota, Especialista em Geodesia, Investigadora Principal e Coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagem e Chefe da Unidade de Geodesia Aplicada do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Tem mais de 30 anos de experiência em deteção remota e processamento digital de imagem, participou em projetos de investigação financiados pelo H2020 e pela FCT, orientou mestrados e doutoramentos, é professora de disciplinas de Deteção Remota em cursos profissionais e de mestrado e é autora/coautora de mais de 100 publicações.
Ana Paula Falcão
Investigadora e Professora
Licenciada em Engenharia Geográfica pela FCUL, mestre em Sistemas de Informação Geográfica e doutorada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico, é Professora Associada no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente e no Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Instituto Superior Técnico. É membro do Centro de Investigação CERIS (CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability), onde tem desenvolvido investigação na área da geomática, em particular na aquisição, edição e análise de informação geográfica. Orienta dissertações de mestrado e de doutoramento em aplicações de engenharia que envolvam o uso de imagens de satélite (p.e. monitorização do comportamento geométrico de estruturas ou mapeamento de coberturas verdes) e tem ativamente colaborado em projetos também neste domínio.