Próxima paragem: Júpiter!
A missão Juice já está a caminho.
Lançada a 14 de abril às 13:14 de Portugal Continental a partir do Porto Espacial Europeu na Guiana Francesa.
Reveja o lançamento do JUICE!
Poderás rever o lançamento do JUICE no YouTube , aqui .
Depois de vários dias de montagem e preparação para o lançamento, a missão Juice foi lançada com sucesso a bordo do foguetão Ariane 5 . A Juice vai fazer uma viagem de mais de 884 milhões de km até chegar aos seus alvos. As etapas detalhadas da missão podem ser consultadas, aqui .
O Ariane 5 é uma peça fundamental para ESA. Também foi neste foguetão que foi lançado o Telescópio Espacial James Webb .
Missão e launch kit Participação portuguesa Vídeos do Making of
A Missão Juice
O Jupiter Icy Moons Explorer da ESA (em Português: explorador das luas geladas de Júpiter) ou, Juice , fará observações detalhadas sobre este gigante gasoso e os seus três grandes satélites oceânicos - Calisto , Europa e em particular Ganímedes . Equipa com um conjunto de dez instrumentos científicos únicos, uma experiência e um monitor de radiação, a missão irá caracterizar estes satélites tanto como objetos planetários como possíveis habitats.
Irá também explorar em profundidade o complexo ambiente de Júpiter, e estudar o sistema mais amplo de Júpiter como um arquétipo para gigantes de gás através do Universo.
A Juice completará estreia na exploração do Sistema Solar: será a primeira missão espacial para orbitar um satélite (lua) de outro planeta .
Consulta o Kit de Lançamento Juice !
Cunho português na Juice!
A construção da sonda europeia Juice teve a colaboração de investigadores e engenheiros portugueses . Destaque para o co-diretor das operações de voo, Bruno Sousa , responsável por liderar as equipas de lançamento e de manobras da sonda.
Tecnologia portuguesa também partiu em missão para Júpiter, incluindo componentes fabricados pelas empresas portuguesas :
De 0 a Juice!
A ESA disponibilizou um conjunto de vídeos que nos levam aos bastidores da missão Juice e nos mostram como esta envolveu a indústria espacial europeia, tecnologia espacial e a comunidade científica.