Os lançamentos adiados da Artemis I
À quarta tentativa foi de vez
29 de agosto, 3 de setembro e 27 de setembro. A partida da nave Orion foi adiada por 3 vezes ao longo dos últimos 3 meses. Mas estes adiamentos são bastante comuns nas missões espaciais.
Nas primeiras tentativas detetaram-se fugas de hidrogénio líquido no motor e na alimentação de combustível que não foram solucionadas a tempo. No final de setembro, o diretor de operações da missão Artemis I suspendeu o lançamento devido à passagem devastadora do furacão Ian na Florida. O foguetão e a nave não sofreram quaisquer danos e permaneceram abrigados no seu edifício de montagem.
Conheça aqui em detalhe os motivos técnicos e meteorológicos que forçaram os peritos a tomar estas decisões bem como as medidas que foram tomadas para evitar novos adiamentos. Perceba também a importância de prever várias janelas de oportunidade para o arranque de uma missão deste género.
Todas as tentativas de lançamento foram acompanhadas em direto na ESA Web TV .

Figura 1 . O foguetão SLS foi colocado a 18 de março de 2022 na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida (Créditos: NASA).