Moon Camp 2022/2023

Projeto escolar da ESA e Fundação Airbus

 

Queres ajudar os cientistas a planear as nossas primeiras cidades e experiências na Lua? Inscreve-te neste projeto escolar Europeu e terás à tua disponibilidade ferramentas gratuitas para criar uma base onde os astronautas poderão viver, trabalhar e explorar a superfície lunar!

A 5.ª edição deste desafio tem duas grandes novidades: o Moon Camp @ School , que permite a partilha de trabalhos realizados em sala de aula na plataforma oficial da ESA; e a possibilidade de o relatório das equipas ser escrito em Português para apreciação do júri (quando aplicável).

O desafio tem categorias para todas as idades: Discovery , para iniciados; Explorers , para intermédios; e Pioneers , para avançados. Os trabalhos criados para a nova categoria @School podem ser de vários tipos: experiências científicas, projetos práticos, infraestruturas espaciais, modelos de impressão 3D, mundos de realidade virtual ou aumentada e muito mais. A criatividade não tem limites (tal como o Espaço)!

O que é o Moon Camp Challenge?

O Desafio Europeu do Moon Camp  foi criado pela ESA  e pela  Airbus Foundation , em parceria com a  Autodesk . Este projeto escolar Europeu utiliza tecnologias inovadoras de aprendizagem para desafiar os alunos a construirem a sua própria base lunar com uma ferramenta de modelação 3D ( Tinkercad  ou  Fusion 360 ). 

Novidades da 5.ª edição

  • A presente edição do Moon Camp permite pela primeira vez a partilha online na sua página oficial de todo o tipo de trabalhos que tiverem sido realizados em contexto de sala de aula dentro do âmbito desde projeto, desde que verifiquem os critérios definidos pelo regulamento da categoria escolhida pelas equipas;

  • Nas vertentes competitivas do projeto, os relatórios que as equipas tiverem de enviar ao júri da ESA podem ser escritos em qualquer um dos idiomas dos seus Estados Membros;

  • Na categoria Pioneers, a de maior complexidade, as equipas podem utilizar um software de modelação 3D à sua escolha e passa a ser permitida a participação de alunos com idades superiores ou iguais a 13 anos.

Design 3D, Ciência, Tecnologia... e não só

As infraestruturas idealizadas pelos alunos têm se adaptar devidamente ao ambiente lunar, prever a utilização de recursos locais e proporcionar protecção e boas condições de vida e de trabalho aos astronautas. O vídeo sobre o Treino de Astronautas da série 'Meet the experts' da ESA pode ser utilizado pelos docentes para introduzir algumas destas temáticas, nomeadamente sobre as condições de vida no Espaço em ambiente de microgravidade:

Os participantes terão de pensar também nas consequências de uma estadia prolongada na Lua, de forma a prevenir os problemas que possam surgir no dia a dia dos astronautas. Como poderão produzir a sua própria comida? Como se poderão abastecer de recursos vitais tais como a água e o oxigénio? Como deverão construir o seu abrigo em função de todos estes fatores?

Os alunos deverão ser incentivados a fazer o seu trabalho de pesquisa e a aprender mais sobre a Lua antes de começarem a planear a sua base lunar. Aconselha-se assim a realização prévia de atividades em sala de aula que se concentrem na aprendizagem por concepção e experimentação científica.

Para esse efeito, os docentes têm à sua disposição vários recursos educativos que a ESA Education e o programa ESERO lhes oferecem sobre estes temas para os vários níveis de escolaridade. Este projeto escolar promove assim a interdisciplinaridade, abrangendo diferentes matérias curriculares dentro das áreas da Ciência, Tecnologia e Modelação 3D, entre muitas outras.

Os docentes podem inclusivamente aproveitar o trabalho dos alunos em sala de aula para explorar outras áreas que à partida teriam pouco a ver com o Espaço; como por exemplo a vertente artística ou arquitetónica no planeamento de bases lunares sustentáveis, ou mesmo a componente social e ética de uma comunidade humana a viver na Lua. Como podem ver, há muito para explorar, tanto no nosso satélite como na própria escola!

As 4 categorias do Moon Camp

 

As 4 categorias da 5.ª edição do Moon Camp têm diferentes níveis de complexidade, abrangem todos os níveis de escolaridade e duas delas apresentam uma vertente não-competitiva. Clica nos nomes de cada uma nas para saberes tudo sobre cada uma delas, incluindo os seus objetivos, inscrições, prazos, regulamento, etc.: Discovery , Explorers , Pioneers e Moon Camp @ School .

Principiantes | ≤ 19 anos 

Não-competitiva

Intermédios | ≤ 14 anos

Competitiva

Avançados | 13 - 19 anos

Competitiva

≤ 19 anos

Não-competitiva

Nota Importante : Os projetos das equipas que se inscreverem no Moon Camp @ School podem ser desenvolvidos no contexto duma participação em qualquer uma das restantes categorias ou ser totalmente independentes. 

Prémios da ESA e Fundação Airbus

 

Todas as equipas receberão um certificado de participação. Os trabalhos das equipas que participarem nas categorias não-competitivas, Discovery e Moon Camp @ School, serão expostos na plataforma online do Moon Camp Challenge.

Em junho de 2023 serão anunciadas as equipas classificadas nos 3 primeiros lugares nas categorias Explorers e Pioneers. Essas equipas receberão  goodies da ESA e da Airbus, irão expor o seu projeto na galeria dos vencedores da página oficial do Moon Camp e terão a oportunidade de participar num webinar ao vivo com um astronauta da ESA. O webinar terá a duração aproximada de 30 minutos e deverá decorrer também em junho.

As equipas que ficarem em 1.º lugar nas categorias Explorers e Pioneers receberão ainda uma impressora 3D. 

Desejamos boa sorte a todos os participantes!

Sessão online explicativa da ESA

 

A ESA Education realizou uma sessão online no passado dia 27 de setembro, intitulada 'Teach with Space 2022/2023', onde apresentou os seus projetos escolares e outras atividades educativas para este ano letivo. Os professores que quiseram assistir ao vivo à sessão puderam inscrever-se aqui.

Esta iniciativa permitiu explicar aos docentes tudo o que precisam de saber sobre cada um dos projetos escolares da ESA: como se devem candidatar, como começar, para além de ficarem a conhecer novas atividades relacionadas com o Espaço que serão organizadas ao longo do ano.