7.ª Conferência dos Professores EspAciais: Workshops e palestras


Este ano, a 7.ª Conferência de Professores EspaciAis vai realizar-se num formato exclusivamente online.  

Devido à pandemia de SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, estão em vigor normas do Estado Português e da Direção Geral de Saúde que limitam o funcionamento da conferência. Apesar de inicialmente ter sido prevista uma componente prática presencial, esta também teve  que ser adaptada para um formato online.

As palestras serão todas transmitidas nos dias 10, 11, 12, 16 e 17 em live streaming a partir do Auditório José Mariano Gago. Por sua vez, os workshops serão todos realizados através de uma plataforma online nos dias 13, 14, 18, 19 e 21, dentro das regras exigidas pela DGS. Este ano teremos 3 workshops diferentes a decorrer em várias sessões paralelas.

O tema da Conferência deste ano é “Missões Espaciais - Observação da Terra”. Saiba tudo aqui sobre os conteúdos dos workshops e sobre os palestrantes.

Para mais se informa que esta conferência se encontra em fase de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Nota: Os e-mails com as instruções para as inscrições nas palestras e workshops já foram enviados para quem fez a sua inscrição. Por favor confirmem a sua receção e não se esqueçam de ver no vosso spam (depende das definições da vossa mailbox).

 

Programa

Já se encontra disponível a versão final do programa da conferência, incluindo também os workshops. O download do PDF deste documento pode ser feito aqui.

 

Visualização das palestras

As inscrições nas palestras e nos dias dos workshops encontram-se neste momento encerradas.

No entanto, todas as palestras da conferência serão transmitidas no canal do YouTube do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, entre as 18h e as 20h. Para assistir, basta entrar neste canal, onde deverá aparecer um vídeo em direto um pouco antes das 18h. 

Todas as palestras serão gravadas e os respetivos vídeos serão disponibilizados na nossa página para que todos os professores inscritos as possam ver ou rever mais tarde, mas só até dia 19 de novembro.

Os professores que quiserem colocar as suas perguntas em tempo real, apenas terão que escrever no chat do YouTube.

De resto, todos são convidados a assistir: colegas, familiares e amigos. Aproveitem esta oportunidade!

 

Novo formato em 2020

Este ano apresentamos a nossa conferência num formato diferente, criado especialmente pelo ESERO Portugal para o efeito, de forma a podermos cumprir com as normas previstas pela DGS.

Pretendemos contudo manter a tradição e estamos a preparar este evento no sentido de encontrarmos a melhor forma de nos organizarmos para que a componente prática da 7.ª Conferência possa manter o conteúdo de qualidade com o máximo de interatividade dos participantes.

 

Workshops

Como indicado anteriormente, os workshops serão realizados num formato online e síncrono. Obrigatoriamente, todos os formandos que procuram acreditação, deverão assistir a 2 dos 3 workshops propostos. Para cada dia de workshops foi enviado um e-mail separado para os participantes com os detalhes e os horários. 

Os Professores que indicaram preferência para sexta-feira dia 13 ou não manifestaram preferência terão de participar nos workshops na sexta-feira dia 13, os Professores que se inscreveram no sábado dia 14 poderão escolher entre dois sábados, dia 14 ou dia 21. Os Professores que manifestaram que não poderiam participar por se tratar de um formato presencial (por qualquer medida e normas de contingência da pandemia), poderão participar nos workshops nas sessões de dia 18 e 19 de novembro.

Seguem-se as descrições de cada um dos 3 workshops:

 

Workshop 1

Improviso e dramatização no ensino das ciências

Pré-escolar e 1º, 2º CEB – A dramatização é uma ferramenta que alia a criação e construção de estórias utilizando e desenvolvendo competências fundamentais nas crianças. Neste workshop vamos utilizar técnicas de dramatização para ajudar a compreender conceitos curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais.

O debate como ferramenta no ensino das ciências

3º CEB e Secundário – Face aos desafios que a sociedade enfrenta e à crescente dependência tecnológica, muitos profissionais e institutos de ensino encontram novos obstáculos. Neste workshop, vamos utilizar um debate como uma técnica de ensino dinâmico e cooperativo, capaz de trazer vários benefícios e ferramentas, capacitando os alunos para a comunicação de conceitos científicos e a expressão oral.

 

Workshop 2

Como aproveitar a Energia Solar?

Pré-escolar e 1º, 2º CEB – Será utilizado um Arduíno para simular um satélite ou uma sonda. Pretende-se estimular os alunos a aprender a utilizar uma forma de energia renovável ao alcance de todos. Com a utilização de simples painéis solares e outros materiais simples pretendemos que os alunos se tornem mais empreendedores e conhecedores dos conceitos científicos e da tecnologia necessária no dia a dia.

Painéis solares à medida...

3º CEB e Secundário – A energia solar é frequentemente usada para alimentar missões espaciais porque é a única fonte de energia que não precisa ser lançada com o foguetão e pode alimentar a sonda por vários anos. Neste workshop, iremos investigar dois fatores importantes que devem ser considerados ao projetar painéis solares para missões espaciais: a lei do inverso do quadrado e o ângulo de incidência.

 

Workshop 3

Onde há espaço há Espaço I

Pré-escolar e 1º, 2º CEB – As visitas de estudo são uma das metodologias mais utilizadas na educação não formal. Este workshop pretende ser fonte de reflexão para todos os docentes que organizam ou desejem vir a organizar visitas de estudo, procurando contribuir de uma forma pragmática para uma prática pedagógica mais eficaz e consistente. Dada a grande abrangência da temática espacial a todas as áreas científicas, pretende-se dinamizar visitas a diferentes espaços, procurando sempre a interligação entre a visita e o currículo a lecionar. As metodologias utilizadas serão adequadas ao 1.º e 2.º ciclo.

Onde há espaço há Espaço II

3º CEB e Secundário – As visitas de estudo são uma das metodologias mais utilizadas na educação não formal. Este workshop pretende ser fonte de reflexão para todos os docentes que organizam ou desejem vir a organizar visitas de estudo, procurando contribuir de uma forma pragmática para uma prática pedagógica mais eficaz e consistente. Dada a grande abrangência da temática espacial a todas as áreas científicas pretende-se dinamizar visitas a diferentes espaços, procurando sempre a interligação entre a visita e o currículo a lecionar. As metodologias utilizadas serão adequadas ao 3.º ciclo e ensino secundário.

 

Palestrantes convidados (em atualização)

Miguel Miranda · Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Jorge Miguel Alberto de Miranda é Presidente do Conselho Diretivo do IPMA, I.P. desde 2013 e é Professor Catedrático de Geofísica na Universidade de Lisboa desde 2012. A sua atividade de investigação está focada no Geomagnetismo, Geofísica Marinha e em Riscos Naturais, em particular tsunamis. Dirigiu um número significativo de levantamentos geofísicos aéreos e marinhos e é autor ou coautor de mais de 100 artigos, publicados nas principais revistas científicas de geofísica, com mais de 2400 citações. De 2009 a 2013, integrou o painel de avaliação em Earth System Sciences do European Research Council e é membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Tema da palestra: Importância da missão Sentinel 6 – Monitorização do Oceano e alterações climáticas

 

Vasco Henriques · Investigador no Rossland Centre for Solar Physics

Vasco Manuel de Jorge Henriques formou-se em Física Solar e é investigador no Rossland Centre for Solar Physics em Oslo, na Noruega. Trabalha para os projetos internacionais ALMA, no qual estuda o problema do aquecimento da coroa solar; e SOLDYN, onde investiga a dinâmica da atmosfera solar. Trabalha no Instituto de Física Teórica da Faculdade de Matemática e Ciências Naturais da Universidade de Oslo.

Tema da palestra: Vamos conhecer melhor o Sol

 

Mário Lino da Silva · Investigador no Hypersonic Plasmas Laboratory (HPL)

Mário António Prazeres Lino da Silva licenciou-se em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico e doutorou-se em Física de Plasmas na Université d’Orléans. Trabalha como Assistente de Investigação no Instituto para a Física de Plasma e Fusão Nuclear do IST. O seu trabalho concentra-se sobretudo na análise teórica e experimental dos processos físico-químicos gerados a partir da forte onda de choque que se produz durante a re-entrada de um veículo espacial na atmosfera terrestre. Parte deste trabalho está relacionado com programas de exploração espacial patrocinados pela Agência Espacial Europeia.

Tema da palestra: Os desafios da reentrada na atmosfera

 

Zita Martins · Astrobióloga do Instituto Superior Técnico (IST)

Zita Carla Torrão Pinto Martins é uma Astrobióloga portuguesa e Professora Associada no Instituto Superior Técnico. Foi investigadora bolseira da Royal Society University no Imperial College, em Londres. Estuda como a Vida pode ter começado na Terra, através da procura de compostos orgânicos em amostras de meteoritos. É coinvestigadora de duas missões da Agência Espacial Europeia, OREOcube e EXOcube, que serão instaladas na Estação Espacial Internacional no futuro. Tem um envolvimento ativo com os média internacional e é uma cientista especialista da BBC. Foi nomeada Oficial da Ordem Militar de SantIago da Espada em 2015 pelo Presidente da República Portuguesa pelos seus méritos excecionais e pendentes na Ciência. Foi também premiada com uma bolsa da prestigiada Royal Society University Research Fellowship em 2009.

Tema da palestra: Outra forma de Vida no Sistema Solar?

 

Conteúdos Científico-Pedagógicos

O tema da conferência deste ano é “Missões Espaciais – Observação da Terra”. Falaremos do lançamento do Sentinel 6 da missão Copernicus; teremos duas mesas redondas, uma sobre a missão Solar Orbiter e outra sobre a missão ClearSpace-One; para além de alguns painéis de discussão sobre importantes temas científicos com investigadores de renome; entre muitas outras surpresas.

À semelhança dos anos anteriores, os professores participantes terão a oportunidade de assistir a palestras ministradas por conceituados cientistas e engenheiros portugueses sobre vários tópicos relacionados com o tema proposto. Serão também divulgadas as novidades e atividades propostas para este ano letivo pelo ESERO Portugal para os professores e alunos.

 

Reveja as edições anteriores

6.ª Conferência de Professores EspAciais: Lista de Palestras e Workshops

6.ª Conferência de Professores EspAciais: Palestra do astronauta análogo João Lousada

5.ª Conferência de Professores EspAciais: Lista de Palestras e Workshops

5.ª Conferência de Professores EspAciais: Vídeos e fotos do evento

4ª Conferência de Professores EspAciais (com vídeos do evento)

3ª Conferência de Professores EspAciais

2ª Conferência de Professores EspAciais

1ª Conferência de Professores EspAciais




Partilhe





Outras iniciativas