Feliz Natal, com direito à Estrela de Belém!




A Equipa do ESERO Portugal (e o Paxi) deseja-vos a todos um Feliz Natal, cheio de Saúde e Paz! Esperamos que o novo ano vos traga a todos muitas alegrias e que concretizem os vossos sonhos. E de preferência... sem máscaras ;)


Estrela de Belém

Aproveitamos para vos recordar que, a partir do dia 21 de Dezembro, vamos ter um acontecimento astronómico que poderá ter sido o mesmo que originou o aparecimento da famosa “Estrela de Belém” que guiou os Reis Magos. Trata-se da conjunção planetária entre os planetas Júpiter e Saturno. Este fenómeno será observável a sudoeste, pouco depois do Sol se pôr, junto ao horizonte. À distância a que se encontram, os planetas estarão tão próximos um do outro, que o dedo mindinho será suficiente para os cobrir no céu!

Antes de dia 21, no céu observa-se Saturno em cima e à esquerda de Júpiter, depois desse mesmo dia Saturno ultrapassa-o ficando em baixo e à direita. A poluição luminosa e as nuvens poderão dificultar de alguma forma a visão deste fenómeno, apesar do brilho refletido por estes planetas, pelo que se aconselha o uso de binóculos ou mesmo de um telescópio.

Para mais informações, consultem a página do OAL (Observatório Astronómico de Lisboa) ou este artigo do Diário de Notícias. Aproveitem bem esta oportunidade, porque este fenómeno só voltará a acontecer daqui a cerca de 60 anos! Ainda para mais no dia 21, que é a noite mais longa do ano.

 

Boas Festas e até para o ano!

Em 2021 contamos com todos os professores e alunos que gostem do Espaço para participar nos nossos eventos, desafios, projetos escolares e muitas outras surpresas. Bom Ano para todos, que seja (bem) melhor do que este!

 




Partilhe





Outras Notícias