O que cai mais rápido, uma folha ou uma bola? E se for na Lua? Sabiam que o campo gravitacional pode atuar como uma lente? Começaremos por demonstrar, com experiências simples, a lei fundamental da dinâmica e como funcionam as forças Newtonianas que aprendemos na escola, e aquilo em que a gravidade se distingue. Demonstraremos a universalidade da queda livre e o princípio da equivalência-a ideia `mais feliz´ de Einstein-com experiências ao vivo e vídeos captados na Lua e em voos de gravidade zero. Veremos que a gravidade é na realidade a curvatura do espaço-tempo, e inferiremos que ela curva raios de luz, criando lentes gravitacionais. Estas fazem com que vejamos estrelas e galáxias em lugares onde não estão, bem como miragens de grandes arcos e anéis aparentes, que revelaremos tanto com imagens dos telescópios espaciais Hubble e James Webb, como com simulações computacionais interativas, em que os alunos controlam a lente.
Nota 1: Outras datas/horas poderão ser possíveis para além das indicadas, mediante disponibilidade. Para isso, os professores interessados deverão contactar diretamente filipecosta@cmat.uminho.pt.
Nota 2: Será necessário acesso à sala 20 minutos antes para montagem e testagem do equipamento usado nas demonstrações e simulações.
Instituição: Centro de Matemática da Univ. Minho (CMAT)
Investigador(a): Filipe Costa
Disponibilidade Geográfica: porto, braga, aveiro
Datas:
22-10-2025 | 12:15 - Presencial - - Inscrição
24-10-2025 | 15:30 - Presencial - - Inscrição
28-10-2025 | 12:15 - Presencial - - Data esgotada
04-11-2025 | 15:30 - Presencial - - Inscrição
05-11-2025 | 12:15 - Presencial - - Inscrição
11-11-2025 | 12:15 - Presencial - - Inscrição
13-11-2025 | 15:30 - Presencial - - Inscrição
Sabiam que o tempo passa mais devagar para um passageiro de uma nave espacial a alta velocidade? Que envelhece menos do que quem fica na Terra? Exploraremos a teoria da Relatividade e um dos seus efeitos mais fascinantes: a dilatação do tempo. Veremos que tem origem na geometria quadridimensional do espaço-tempo, e que o podemos entender com matemática semelhante à que aprendemos na escola, nomeadamente o análogo do teorema de Pitágoras no espaço-tempo de Minkowski.
Por fim, simularemos o famoso `paradoxo´ dos gémeos: um voluntário embarca numa viagem espacial de ida e volta a velocidade próxima da luz, regressando à Terra menos envelhecido do que o observador que ficou na Terra, e mostraremos como se veriam um ao outro se durante a viagem estivessem em contacto por vídeo-conferência.
Nota 1: Outras datas/horas poderão ser possíveis para além das indicadas, mediante disponibilidade. Os professores interessados deverão contactar diretamente filipecosta@cmat.uminho.pt.
Nota 2: A versão presencial inclui uma demonstração com uma nave espacial simulada. Para esta experiência, será necessário:
- Acesso à sala cerca de uma hora antes para montagem e teste
- Apoio de um auxiliar para transporte do equipamento
Instituição: Centro de Matemática da Univ. Minho (CMAT)
Investigador(a): Filipe Costa
Disponibilidade Geográfica: porto, braga, aveiro (online: todo o país)
Datas:
17-10-2025 | 12:15 - Presencial ou Online - - Inscrição
21-10-2025 | 12:15 - Presencial ou Online - - Inscrição
23-10-2025 | 15:30 - Presencial ou Online - - Inscrição
29-10-2025 | 15:30 - Presencial ou Online - - Inscrição
30-10-2025 | 15:30 - Presencial ou Online - - Inscrição
06-11-2025 | 12:15 - Presencial ou Online - - Inscrição
07-11-2025 | 11:30 - Presencial ou Online - - Inscrição
12-11-2025 | 12:15 - Presencial ou Online - - Inscrição
14-11-2025 | 15:30 - Presencial ou Online - - Inscrição