Projetos escolares da ESA em 2022/2023

 

Caros professores e alunos: Os projetos escolares da  Agência Espacial Europeia  estão de volta em Setembro de 2022!

Esta semana abrem oficialmente as inscrições de equipas nos Detetives do Clima , Missão X , Moon Camp e Astro Pi .

Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o ambiente da Terra e as alterações climáticas, treinar como um astronauta, conceber uma base lunar em 3D e de programar um computador a bordo da Estação Espacial Internacional. Querem melhor?

Escolham o vosso ou os vossos favoritos, anotem as datas do pontapé de saída e ... ensinem e aprendam com o Espaço de uma forma cativante e divertida!

Apresentamos aqui uma breve descrição e as datas de inscrição para cada um destes projetos escolares da ESA. Recordamos que os Detetives do Clima e a Missão X são coordenados a nível nacional pelo ESERO Portugal. Não percam, vai ser certamente outro ano com atividades fantásticas no regresso à escola com a Espaço!

Nota : a abertura das inscrições nos projetos CanSat Portugal, CanSat Júnior e Metamorfoses serão anunciadas mais tarde.

Astro Pi  

Programação | Ciência e Tecnologia

Todos os níveis de escolaridade | < 19 anos 

Inscrições:

  • Missão Space Lab de 12 de setembro a 28 de outubro 2022

  • Missão Zero de 19 de setembro 2022 a 17 de março 2023 (recomendado para principiantes e alunos do primeiro ciclo)

As inscrições nestas categorias devem ser feitas na página oficial do projeto .

 

 

Objetivos:

Aprende a codificar enquanto exploras o Espaço! Poderás enviar uma mensagem aos astronautas na Estação Espacial Internacional ou mesmo conduzir investigações científicas no Espaço, utilizando os novos computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da estação desde dezembro de 2021.

Há 2 missões disponíveis: a  Missão Zero , para programadores principiantes e a  Missão Space Lab , para os mais experientes. Saibam mais sobre o Astro Pi na sua página oficial , a partir do dia 12 de setembro.

Página nacional do Astro Pi :

Aqui poderás encontrar todas as informações que precisas, incluindo o regulamento e instruções sobre a inscrição das equipas. | Astro Pi no ESERO PT

 

Organização:

Este projeto é o resultado de uma colaboração da ESA com a Fundação Raspberry Pi .

Moon Camp

Design 3D | Ciência e Tecnologia

Ensino Básico e Secundário | 6 - 19 anos 

Inscrições:

Abertas de 14 de setembro de 2022 a 18 de abril de 2023 para as 3 categorias. As inscrições devem ser feitas na página oficial do projeto .

 

 

Objetivos:

Pesquisa mais sobre a Lua, aprende em que condições poderias viver no Espaço, e planifica a tua própria base lunar em 3D que possa ser habitada pelos astronautas do futuro!

Desafiamos-te a desenhar as tuas bases lunares com as ferramentas online gratuitas de modelação 3D Tinkercad e Fusion 3D .

Escolhe o nível que melhor se adapta à tua equipa. A missão divide-se em 3 categorias:  Discovery  para principiantes,  Explorers  para intermédios e  Pioneers  para avançados. A vertente Discovery é não-competitiva, a Explorers destina-se a alunos com idades inferiores ou iguais a 14 anos e a Pioneers a alunos dos 15 aos 19 anos (inclusive).

Página nacional do Moon Camp:

Aqui poderá encontrar todas as informações que precisas, incluindo o regulamento e instruções sobre a inscrição das equipas. | Moon Camp no ESERO PT

 

Organização:

O Moon Camp resulta de uma colaboração entre a ESA e a Airbus Foundation , em parceria com a Autodesk .

Missão X

Coordenação nacional do ESERO PT

Educação Física | Saúde | 8 - 12 anos 

Inscrições:

Abertas de 13 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023. As equipas devem ser inscritas na página nacional do projeto e registadas na página oficial.

 

Objetivos:

Queres treinar como um astronauta? Na Missão X irás aprender os elementos-chave para te manteres em forma, tanto no Espaço como na Terra.

Terás a oportunidade de realizar exercícios físicos e atividades científicas desenvolvidas por cientistas e formadores de astronautas, que te darão pontos para ajudar as mascotes Luna e Leo a chegar até à Lua!

 

Sessão online da ESA para professores:

Assista à sessão ‘Teach with Space 2022-2023’ da ESA, que irá incluir informações sobre a Missão X. Será transmitida no dia 27 setembro às 16h (hora de Portugal). Os professores interessados devem inscrever-se neste link .

Desafio 'Caminhada até à Lua':

As atividades devem ser submetidas na página oficial da Missão X de 16 de janeiro a 31 de maio de 2023. A calculadora de pontos permanece ativa durante este período e os certificados de participação serão publicados no fim.

 

Página nacional da Missão X:

Aqui poderá encontrar todas as informações que precisa, incluindo o regulamento, atividades e inscrições. | Missão X no ESERO PT

 

Registo na página oficial:

Depois de serem inscritas aqui no ESERO.pt, as equipas também devem ser registadas na página oficial desta iniciativa para que lhes possam ser atribuídos os pontos para o desafio ‘Caminhada até à Lua’. Saiba mais neste link .

 

Organização:

A Missão X é o resultado de uma colaboração entre a ESA e a Agência Espacial do Reino Unido , promovida pela rede ESERO.

Detetives do Clima

Coordenação nacional do ESERO PT

Observação da Terra | Alterações Climáticas | 8 - 19 anos 

Inscrições:

Abertas de 16 de setembro a 24 de novembro de 2022. As inscrições devem ser feitas na página nacional do projeto.

 

Objetivos:

Junta-te à comunidade dos Detetives do Clima e ajuda-nos a compreender e a proteger o clima da Terra na companhia dos teus colegas. Poderás contar com a ajuda de um especialista da ESA!

Identifica um problema climático local, investiga-o através da utilização de imagens reais de satélite ou das tuas próprias medições realizadas no solo, e comunica os teus resultados à comunidade escolar e à população local, propondo ações para ajudar a reduzir ou a monitorizar o problema. Lembra-te que todos nós podemos fazer a diferença! 

No final do ano letivo, os trabalhos serão expostos na plataforma oficial da ESA para os Detetives do Clima e aqui na nossa página. Aproveita para conheceres alguns dos projetos do ano passado .

Página nacional dos Detetives do Clima:

Aqui poderás encontrar todas as informações que precisas, incluindo o regulamento e instruções sobre a inscrição das equipas. | Detetives do Clima no ESERO PT