Os projetos escolares da ESA estão de volta!




Primeira chamada para os alunos e professores do ensino básico e secundário! Em setembro, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou cinco projetos escolares para o ano letivo de 2020/21: Astro Pi, Detetives do Clima, Mission X, Moon Camp e CanSat (e CADSat!). 

Todos estes concursos foram lançados durante a semana de 14 a 18 de setembro. Toma nota dos teus favoritos e prepara-te para participar.


Astro Pi - Desafio Europeu

14 de setembro de 2020 − 23 de outubro de 2020 (Space Lab Mission) e 19 de março de 2021 (Missão Zero)

 
  • Objetivos: Aprende a programar a tua missão no Espaço e a escrever mensagens para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional. Conduz investigações científicas no Espaço a partir de programas de computador concebidos por ti e pelos teus colegas. Os melhores programas irão ser postos em prática nos computadores Raspberry Pi que estão a bordo da Estação Espacial Internacional! 

  • Faixa etária: Recomendada para alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos, consoante a categoria.

  • Duas categorias distintas:

    • Mission Zero: Trata-se de uma missão não competitiva para jovens com idades inferiores a 14 anos. Escreve um programa Python simples usando ferramentas online gratuitas. O teu código tem garantia de execução no Espaço durante 30 segundos.

    • Mission Space Lab: Trata-se de uma missão científica destinada a jovens com idades inferiores a 19 anos. Projeta a tua experiência e recebe hardware de computador grátis que te permitirá escrever o código Python necessário para a realizares. O teu código poderá vir a ser utilizado na Estação Espacial Internacional e executado durante três horas (o equivalente a duas órbitas em torno da Terra). Depois terás acesso aos resultados que obtiveres no Espaço e poderás analisá-los como um verdadeiro cientista espacial!

  • Parceiros: Este projeto é da autoria da ESA em colaboração com a Raspberry Pi Foundation.

  • Informações: Se quiseres saber mais, visita o site oficial do Astro Pi aqui (em Inglês). Saibam aqui todas as informações sobre as inscrições e o regulamento.



Missão X: Treina como um Astronauta

Lançamento: 15 de setembro 2020. Inscrições: Início de janeiro − Final de maio

 
  • Objetivos: Aprende a treinar como um astronauta, fazendo exercícios físicos e investigações científicas desenvolvidas por cientistas e treinadores de astronautas. As atividades da Missão X foram concebidas para as aulas de educação física e de ciências, ajudam a aliar a importância do exercício físico a uma alimentação saudável e facilitam a compreensão de conceitos relacionados com a exploração do Espaço. Podes ainda ganhar pontos se ajudares os mascotes Luna e Leo a caminharem até à Lua. Podes ver aqui alguns dos desafios do ano passado.

  • Faixa etária: Recomendada para alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

  • Parceiros: Este projeto é da autoria da ESA em colaboração com o ESERO UK e a Agência Espacial Inglesa.

  • Informações: Se quiseres saber mais, visita o site oficial da Mission X aqui (em Inglês). Saibam aqui todas as novidades sobre as inscrições e o regulamento.



Moon Camp Challenge - Desafio Europeu

16 de setembro de 2020 (Discovery) e 12 de janeiro de 2021 (Explorers e Pioneers) — 25 de março de 2021

 
  • Objetivos: Como seria viver na Lua? Aprende mais sobre as diferenças entre a Terra e nosso satélite natural, realizando experiências científicas. Aceita o desafio e projeta a tua própria base lunar em 3D para os astronautas do futuro. 

  • Faixa etária: Recomendado para alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos de idade, consoante a categoria.

  • Três categorias distintas: Escolhe o nível que melhor se adapta à tua equipa. 

    • Moon Camp Discovery para os iniciados, numa vertente não competitiva. Idades recomendadas: dos 6 aos 14 anos. As inscrições para esta categoria vão abrir em setembro de 2020.

    • Moon Camp Explorers para equipas intermédias, que já tenham alguma experiência com ferramentas de modelagem 3D como o Tinkercad. Vertente competitiva. Idades recomendadas: até aos 14 anos. As inscrições para esta categoria vão abrir em janeiro de 2021.

    • Moon Camp Pioneers para equipas avançadas, que já tenham alguma experiência com a ferramenta de modelagem 3D Fusion 360. Vertente competitiva. Idades recomendadas: dos 15 aos 18 anos. As inscrições para esta categoria vão abrir em janeiro de 2021.

  • Parceiros: Este projeto é o resultado de uma colaboração entre a ESA e a Airbus Foundation.

  • Informações: Se quiseres saber mais, visita o site oficial do Moon Camp Challenge aqui (em Inglês). Saibam aqui todas as informações sobre as inscrições e o regulamento.


Detetives do Clima - Desafio Europeu com Coordenação Nacional

17 de setembro de 2020 − 24 de novembro de 2020

 
  • ObjetivosNeste projeto, os estudantes têm a oportunidade de abraçar o papel de Detetives do Clima enquanto aprendem sobre o meio ambiente da Terra. A tua equipa terá de identificar um problema climático local e investigá-lo através da utilização de imagens reais de satélite cedidas pela ESA ou a partir das vossas próprias medições de solo.

    Na última fase deste projeto, poderão propor ações para ajudar a reduzir ou a monitorar o problema. No final, a vossa equipa poderá partilhar os vossos resultados com a comunidade de Detetives do Clima da ESA. Desta forma, todos podem aprender com o vosso trabalho e tu poderás dar a conhecer à comunidade o problema que investigaste, a sua gravidade e porque temos urgência em o resolver. Ajuda a ESA a ‘fazer a diferença’ na proteção do clima da Terra!

  • Faixa etáriaRecomendado para alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos de idade.

  • Plataformas de partilha onlineNo ano letivo passado, algumas das equipas portuguesas que participaram na 2.ª edição do concurso partilharam os seus projetos na página da ESA e também na nossa própria página do ESERO Portugal.

  • Informações: Se quiseres saber mais, visita o site oficial dos Detetives do Clima aqui (em Inglês). Saibam aqui todas as informações sobre as inscrições e o regulamento.


CanSat - Desafio Europeu com Coordenação Nacional

+ CADSat (NOVO!) - Desafio Europeu 

CADSat: 18 de setembro de 2020 − 14 de maio de 2021

 
  • ObjetivosImagina, constrói, testa e lança o teu próprio mini-satélite do tamanho de uma lata de refrigerante! Se quiseres pôr à prova as tuas habilidades de tecnologia e programação este é o desafio ideal para ti. Forma a tua equipa e planeiem a vossa própria missão científica, tendo em conta que o vosso CanSat será lançado de um foguete, drone, avião ou balão de ar a partir de uma altitude de 1 km (no máximo).

    O vosso CanSat terá de realizar duas missões durante o lançamento e descida para a Terra. A principal missão consistirá em medir a temperatura e a pressão atmosféricas. A missão secundária dependerá única e exclusivamente da vossa imaginação!

  • Nota Importante: Por causa da pandemia, a final da edição anterior do CanSat Nacional, referente ao ano letivo 2019/2020, foi adiada para 2021. Como tal, este ano permitiremos a inscrição de mais 5 equipas, que se irão juntar às 15 finalistas do ano passado. Dessas 5, algumas serão apuradas entre as melhores do concurso CanSat Júnior, desde que em 2021 os alunos em questão tenham idade para participar no CanSat Nacional.

  • Faixa etária: Os participantes no CanSat Nacional terão que ter entre 14 e 20 anos. 

  • CADSat (NOVO!): Trata-se de um concurso virtual da ESA, que consiste na criação de um projeto preliminar de um CanSat utilizando uma ferramenta CAD. A participação no CADSat está aberta a todos, sendo especialmente recomendado a equipas formadas por jovens com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos e a famílias. Clica aqui para saberes mais sobre as inscrições e regulamento. Para mais informações, vê a sua página oficial aqui.

  • Informações: Se quiseres saber mais sobre a competição europeia, visita o site oficial do CanSat da ESA aqui (em Inglês). Saibam aqui as últimas novidades sobre o CanSat Nacional.

 

Tal como nós, esperamos que estejam ansiosos por começar mais um ano com os emocionantes projetos da ESA. Boa sorte!

Nota: Notícia atualizada a 7 de outubro de 2020.




Partilhe





Outras Notícias