Espaço à Quarta

6ª Edição

O Ártico está a aquecer!

28 de janeiro

Ainda vai a tempo de ver esta sessão em direto no nosso canal Youtube!

Após a conclusão da sessão iremos disponibilizar todos os conteúdos e temas abordados na mesma. Para que consiga rever esta sessão sempre que desejar.

Porquê este tema?

O Círculo Polar Ártico limita a sul uma das regiões mais fascinantes e relevantes do nosso planeta. Além da importância geopolítica, resultante da inclusão de oito países de três continentes diferentes, é ainda um importante indicador da saúde ambiental do Oceano, do Clima e da vida na Terra.

Ao longo das últimas décadas, o Ártico tem sofrido diversas ameaças que vão desde a pesca ilegal, mineração ilícita e exploração desregulada dos seus recursos naturais. Mas como é que estas atividades contribuem para aquecimento do Ártico? Que esforços estão a ser feitos para mitigar estas práticas? Qual o papel de Portugal nas diferentes missões em curso?

Estas e outras questões vão ser debatidas de diferentes prismas e perspetivas, partilhadas por três especialistas em Astrobiologia, Engenharia e Ciências Polares. Junte-se ao ESERO Portugal e descubra as respostas para o que nunca se lembrou de perguntar!

Convidados desta sessão

Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues

Tekever

Zita Martins

Zita Martins

Instituto Superior Técnico

João Canário

João Canário

Instituto Superior Técnico

Pedro Rodrigues

Tekever

Pedro Rodrigues é licenciado em Engenharia Aeroespacial, com Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST). Ingressou na TEKEVER em 2011, onde dinamizou a divisão de Espaço e impulsionou o desenvolvimento do seu primeiro produto, o GAMALINK. Ao longo do seu percurso, esteve envolvido nos projetos espaciais mais ambiciosos da empresa, destacando-se o desenvolvimento do subsistema Inter-Satellite Link (ISL) para missões da Agência Espacial Europeia (ESA). Atualmente, é responsável por todas as atividades de Espaço na TEKEVER, particularmente liderando a equipa de desenvolvimento de negócio e gestão de projetos.

Zita Martins

Instituto Superior Técnico

Zita Martins é Astrobióloga, Professora e Vice-Presidente para Assuntos Internacionais do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses de investigação incluem a deteção de assinaturas químicas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição química de meteoritos e cometas para a origem da vida. Licenciada em Química e doutorada em Astrobiologia pela Universidade de Leiden, criou o primeiro laboratório de Astrobiologia e Cosmoquímica em Portugal. Tem participado ativamente em missões espaciais e é co-investigadora de dois projetos (OREOcube e EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS). Em 2015, foi condecorada como Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, por méritos excecionais na ciência, e em 2025 foi condecorada como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública pelos altos serviços prestados à educação e ao ensino.

João Canário

Instituto Superior Técnico

João Canário é Professor no Instituto Superior Técnico (IST), nas Universidades de Laval e de Trent, e investigador convidado do Center for Northern Studies, no Canadá. É doutorado em Ciências do Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade NOVA de Lisboa e concluiu a Agregação em Química no IST em 2017. É Vice-Presidente do International Arctic Science Committee (IASC) e liderou o projeto internacional T-MOSAiC – Terrestrial Multidisciplinary distributed Observatories for the Study of Arctic Connections, que envolveu investigadores do Ártico de 23 países, sendo este o primeiro projeto no Ártico liderado por um investigador português. A sua investigação tem-se centrado nos ciclos biogeoquímicos de elementos no ambiente, com particular enfoque no mercúrio. Desde 2008, tem participado em diversas campanhas de investigação no Ártico e na Antártida. No Ártico, estuda o impacto das alterações climáticas na degradação do solo permanentemente gelado, o papel da composição da matéria orgânica na libertação de gases com efeito de estufa e a exportação de contaminantes do permafrost para os ecossistemas boreais.

Organização e Apoios