Espaço à Quarta
6ª Edição
O Ártico está a aquecer!
28 de janeiro
Ainda vai a tempo de ver esta sessão em direto no nosso canal Youtube!
Após a conclusão da sessão iremos disponibilizar todos os conteúdos e temas abordados na mesma. Para que consiga rever esta sessão sempre que desejar.

Porquê este tema?
O Círculo Polar Ártico limita a sul uma das regiões mais fascinantes e relevantes do nosso planeta. Além da importância geopolítica, resultante da inclusão de oito países de três continentes diferentes, é ainda um importante indicador da saúde ambiental do Oceano, do Clima e da vida na Terra.
Ao longo das últimas décadas, o Ártico tem sofrido diversas ameaças que vão desde a pesca ilegal, mineração ilícita e exploração desregulada dos seus recursos naturais. Mas como é que estas atividades contribuem para aquecimento do Ártico? Que esforços estão a ser feitos para mitigar estas práticas? Qual o papel de Portugal nas diferentes missões em curso?
Estas e outras questões vão ser debatidas de diferentes prismas e perspetivas, partilhadas por três especialistas em Astrobiologia, Engenharia e Ciências Polares. Junte-se ao ESERO Portugal e descubra as respostas para o que nunca se lembrou de perguntar!
Convidados desta sessão
Pedro Rodrigues
Tekever
Zita Martins
Instituto Superior Técnico
João Canário
Instituto Superior Técnico
Pedro Rodrigues
Tekever
Pedro Rodrigues é licenciado em Engenharia Aeroespacial, com Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST). Ingressou na TEKEVER em 2011, onde dinamizou a divisão de Espaço e impulsionou o desenvolvimento do seu primeiro produto, o GAMALINK. Ao longo do seu percurso, esteve envolvido nos projetos espaciais mais ambiciosos da empresa, destacando-se o desenvolvimento do subsistema Inter-Satellite Link (ISL) para missões da Agência Espacial Europeia (ESA). Atualmente, é responsável por todas as atividades de Espaço na TEKEVER, particularmente liderando a equipa de desenvolvimento de negócio e gestão de projetos.
Zita Martins
Instituto Superior Técnico
Zita Martins é Astrobióloga, Professora e Vice-Presidente para Assuntos Internacionais do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses de investigação incluem a deteção de assinaturas químicas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição química de meteoritos e cometas para a origem da vida. Licenciada em Química e doutorada em Astrobiologia pela Universidade de Leiden, criou o primeiro laboratório de Astrobiologia e Cosmoquímica em Portugal. Tem participado ativamente em missões espaciais e é co-investigadora de dois projetos (OREOcube e EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS). Em 2015, foi condecorada como Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, por méritos excecionais na ciência, e em 2025 foi condecorada como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública pelos altos serviços prestados à educação e ao ensino.
João Canário
Instituto Superior Técnico
João Canário é Professor no Instituto Superior Técnico (IST), nas Universidades de Laval e de Trent, e investigador convidado do Center for Northern Studies, no Canadá. É doutorado em Ciências do Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade NOVA de Lisboa e concluiu a Agregação em Química no IST em 2017. É Vice-Presidente do International Arctic Science Committee (IASC) e liderou o projeto internacional T-MOSAiC – Terrestrial Multidisciplinary distributed Observatories for the Study of Arctic Connections, que envolveu investigadores do Ártico de 23 países, sendo este o primeiro projeto no Ártico liderado por um investigador português. A sua investigação tem-se centrado nos ciclos biogeoquímicos de elementos no ambiente, com particular enfoque no mercúrio. Desde 2008, tem participado em diversas campanhas de investigação no Ártico e na Antártida. No Ártico, estuda o impacto das alterações climáticas na degradação do solo permanentemente gelado, o papel da composição da matéria orgânica na libertação de gases com efeito de estufa e a exportação de contaminantes do permafrost para os ecossistemas boreais.