3.ª edição do CanSat Júnior

 

O CanSat Júnior está de volta para a edição 2023! Este projeto escolar do ESERO Portugal desafia os alunos do 3.º ciclo do ensino básico de todas as escolas do País a planear e construir um satélite com o tamanho de uma lata de refrigerante.

Ver programa

O Júri da presente edição selecionou 15 equipas que apresentaram os melhores projetos para lançar os seus microssatélites na final, em local e data ainda por determinar. As 3 melhores equipas serão premiadas. Este ano temos ainda um prémio intermédio para a equipa que tiver a melhor prestação até 30 de março de 2023: o acompanhamento da final da 10.ª edição do CanSat Portugal , que decorrerá de 26 a 30 de abril do mesmo ano no aeródromo de Ponte de Sor. Consulte o menu para saber tudo sobre esta competição!

Sobre o CanSat Júnior Portugal

O CanSat Júnior Portugal - ou simplesmente CanSat Júnior - é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado em parceria com a Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Europeia . Tem como principal objetivo motivar os alunos que ainda não ingressaram no ensino secundário a participar num projeto espacial “real” em pequena escala ao longo de quase todo um ano letivo.

Esta iniciativa desafia os alunos do 3.º ciclo do ensino básico de todo o País a projetar e a construir um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante. Este terá de ser equipado com um sistema de comunicações e sensores capazes de comunicar com a base, quando o satélite for lançado de uma determinada altitude.

 

Porquê o 3.º ciclo?

A participação de estudantes tão jovens numa competição como o CanSat Júnior dá-lhes a oportunidade de adquirirem experiência prática numa missão interessante e até mesmo cativante, com uma forte componente científica e tecnológica que os obriga a trabalhar em equipa, fomentando um espírito empreendedor.

Nos últimos anos, o ESERO Portugal verificou que grande parte dos alunos e até dos professores do ensino básico seguiam com muito interesse o CanSat Portugal . Foi também por esse motivo que o CanSat Júnior foi criado, para servir como preparação destes jovens para uma eventual participação futura nessa competição. O CanSat Júnior permite que os conteúdos dos projetos apresentados estejam interligados com o currículo do 3.º ciclo.

Definição de CANSAT

Um CANSAT é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante. O nome vem da palavra em Inglês para lata, "CAN", e da abreviatura "SAT", para satélite. Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena emissora, bateria e sensores.

 

Resumo da competição

As equipas participantes devem projetar um CANSAT JÚNIOR que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Durante a descida, o microssatélite tem de executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise posterior dos dados científicos obtidos.

O desafio será realizado por etapas ao longo do ano letivo, desde a construção de um paraquedas eficaz ao equipamento técnico (hardware e software), integrando um sistema de comunicação.

O Júri da competição selecionou 15 equipas para participar na final. Todas terão oportunidade de lançar os seus CANSATs e as 3 melhores serão premiadas. A equipa que vencer o prémio intermédio, atribuído pela equipa de apoio técnico e pelo próprio ESERO PT, irá acompanhar a final da 10.ª edição do CanSat Portugal .

A alegria de uma equipa depois de um lançamento bem sucedido, na final da 2.ª edição da competição, que decorreu em Évora em junho de 2022.

Equipas finalistas

Equipa por ordem alfabética

Docente responsável

Escola e Localidade

A Lata do Bocage

Marcos Pereira

Escola Básica Barbosa du Bocage, Setúbal

EgiCansat

Alda Antunes

Agrupamento de Escolas de Afonso de Albuquerque, Guarda

EsaX

Miguel Gaspar

Agrupamento de Escolas da Lousã

Esquadrão Cientistas

Eduardo Ribeiro

Agrupamento de Escolas de Mourão

ÉTER

Paula Rodrigues

Escola Secundária de Adolfo Portela, Águeda

Explorer6

Sandra Oliveira

Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Lijó (Barcelos)

Fire Bird 2

António Vieira

Colégio de Santa Maria, Lisboa

Hubble

Paula Oliveira

Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Lijó (Barcelos)

LabMatFís

Ângela Cruz

Agrupamento de Escolas de Grândola

MARV-6

Isabel Almeida

Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Joane (Vila Nova de Famalicão)

Mentes que Brilham

Cristina Cardoso

Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Póvoa de Santa Iria

Os Afonsinhos Cientistas

Berta Rodrigues

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Faro

RibaSatExplorers

Júlia Abelha

Colégio Ribadouro, Porto

StarFly

Rui Dias

Salesianos de Lisboa

SuperNova

João Coelho

Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Lijó (Barcelos)

Nota : A estas equipas vai-se também juntar a equipa vencedora da 1.ª edição do CanSat Júnior Açores.

Missão Primária

 

Cada equipa deve construir, com o apoio da organização, o seu próprio CANSAT JÚNIOR, que deve integrar obrigatoriamente todos os componentes da Missão Primária, que compreende 3 importantes objetivos:

  • Medição da temperatura do ar

  • Medição da pressão atmosférica

  • Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados - como por exemplo o cálculo da altitude do voo - e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

A competição tem 3 fases: 1.  Construção do paraquedas;  2.  Construção de uma antena e testes com rádios; e  3.  Construção do CANSAT JR com a ajuda do Kit CanSat Jr, de forma a cumprir os objetivos da Missão Primária.

Para saber mais, consulte o  regulamento  oficial da competição.

O CANSAT JÚNIOR de uma das equipas aterrou em segurança ao lado do Paxi, durante a final da 1.ª edição da competição, que decorreu em Constância em junho de 2021.

Quem pode concorrer?

 

Para que uma equipa seja elegível para a competição CanSat Jr, deve verificar cada um dos seguintes requisitos:

  • Os alunos devem pertencer ao 3.º ciclo do ensino básico;

  • Cabe ao professor participante formar a sua equipa de alunos;

  • Cada professor participante só pode orientar uma equipa;

  • Pelo menos 2 professores da escola dos alunos têm obrigatoriamente de participar no workshop de professores CanSat Júnior, incluindo o próprio professor participante;

Nota : Os locais de formação serão distribuídos pelo país abrangendo as zonas Norte, Centro e Sul, de acordo com a localização das escolas participantes;

  • A equipa deverá ser formada por:

    • Alunos das turmas do professor participante, sendo o número máximo de alunos da inteira responsabilidade do professor; 

    • Ou alunos pertencentes a clubes orientados pelo professor participante.

Nota : Por motivos logísticos, a equipa só poderá ser representada por 1 ou 2 professores e por um n.º máximo de 6 alunos da sua responsabilidade.

Mais informações no regulamento oficial da competição (pontos 1 e 2 da página 4).

Regulamento oficial da 3.ª edição

 

Clique no link ou na imagem abaixo para descarregar o regulamento da 3.ª edição do CanSat Júnior , referente ao ano letivo 2022/2023. O regulamento é atualizado todos os anos e a sua leitura é OBRIGATÓRIA.

O regulamento está dividido nas seguintes secções: Elegibilidade e constituição da equipa, sua orientação, apoio logístico, resumo da missão, requisitos do módulo CANSAT JÚNIOR, seleção e avaliação das equipas e datas importantes.
Os vencedores da edição anterior do CanSat Júnior: a equipa TugaSpace, do Agrupamento de Escolas da Lousã. Os alunos foram orientados pelo professor Miguel Matos.
A imagem no tampo da caixa do Kit CanSat Júnior.

Inscrições

 

As inscrições para a 3.ª edição do CanSat Júnior encontram-se agora encerradas .

As candidaturas das equipas só foram validadas pela organização a partir do momento em que foram cumpridos os seguintes pré-requisitos:

Os vídeos de apresentação das equipas foram submetidos aquando do preenchimento do formulário.

Os ficheiros que tiveram mais de 100 MB foram enviados por WeTransfer ou através de outro sistema para o e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt (através de um processo rápido, sem necessidade de autorizações). Todos os pré-requisitos referidos foram cumpridos até às 23h59 do dia 24 de janeiro de 2022 .

Workshop de Formação de Professores

Inscrições encerradas!

Prevemos a realização de 3 a 4 momentos à escolha de formação obrigatória para quem participa no CanSat Júnior pela primeira vez. Os professores responsáveis por cada equipa devem marcar presença em uma dessas sessões . Os workshops serão dados pela equipa técnica do ESERO Portugal.

As inscrições nas formações estiveram abertas até às 23h59 do dia 7 de janeiro de 2023 e foram feitas a partir do preenchimento do formulário para o workshop .

Os workshops decorreram em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, e em Aveiro e no Porto, de acordo com as disponibilidades dos professores e da equipa técnica. As sessões em questão foram realizadas nos dias 14, 20 e 21 de janeiro de 2023. Os locais foram comunicados atempadamente aos professores responsáveis. 

Datas importantes

 

  • 20 de dezembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023 – Inscrições no workshop

  • 14, 20 e 21 de janeiro de 2023 – Workshops do CanSat Jr, realizados em Lisboa, Aveiro e Porto, respetivamente (datas e locais definidos em função das disponibilidades dos formadores e formandos)

  • 7 a 24 de janeiro de 2023 – Inscrição das equipas com envio do vídeo

  • 3 de fevereiro de 2023 – Anúncio das equipas selecionadas

  • 3 de março de 2023 – Envio do relatório da construção do paraquedas

  • 31 de março de 2023 – Envio do relatório da construção da(s) antena(s)

  • 3 de abril de 2023 – Anúncio do vencedor do prémio intermédio

  • 13 de maio de 2023 – Envio do relatório da construção e programação do satélite

  • 2 de junho de 2023 – Envio do vídeo de apresentação final do projeto, do código do CanSat Júnior e dos dados fictícios tratados

  • Data e local a determinar – Final do CanSat Júnior

Uma equipa recolhe os dados emitidos pelo seu microssatélite na final da 1.ª edição do CanSat Júnior, que decorreu em Constância, em junho de 2021.

Recursos educativos

Apresentamos dois recursos 'ESA Teach with Space' que serão certamente úteis para as equipas interessadas em participar na presente edição do CanSat Júnior.

Ambos os documentos estão escritos em Inglês e são destinados aos alunos do ensino secundário, mas podem ser um recurso muito útil para os professores que os vão orientar. Clique em cada uma das imagens abaixo para os visualizar. Veja também os recursos para o CanSat Portugal .

ESA Teach with Space: Sobre as diferenças entre os sensores que os estudantes podem utilizar no CanSat e os desafios associados à conclusão da Missão Primária.
ESA Teach with Space: Este recurso dá aos estudantes uma visão geral das diferentes opções disponíveis na construção de um paraquedas CanSat. Aborda a física subjacente dos paraquedas, a sua conceção e como controlar a velocidade do CanSat.

Edições anteriores

 

Veja aqui as fotos e vídeos da final do ano passado, que decorreu na Escola Básica André de Resende, em Évora, a 25 de junho de 2022. Os vencedores da 2.ª edição da competição foram os TugaSpace , do Agrupamento de Escolas da Lousã .

Esta equipa também ganhou a fase intermédia, ex aequo com os alunos da Missão Bocage , do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, em Setúbal. Como prémio, ambas as equipas tiveram a oportunidade de lançar os seus CANSATs na Final da 9.ª edição do CanSat Portugal .

Conheça também as equipas finalistas da primeira edição do CanSat Júnior , referente ao ano letivo 2020/2021. A final decorreu a 19 de Junho de 2021 no Centro Ciência Viva de Constância e a equipa vencedora foi a dos  MiniSalSat , dos Salesianos de Lisboa (ver foto). Saiba aqui  tudo sobre o evento, fotos e vídeos incluídos.

Como prémio por terem vencido a competição, os  MiniSalSat  foram convidados a participar em regime extra-concurso na  Final  da  8.ª edição do CanSat Portugal , que decorreu no aeródromo de Ponte de Sor, entre 1 e 5 de Setembro de 2021. 

Vídeo-resumo da Final da 2.ª edição do CanSat Júnior, em Évora.
Os alunos das equipas finalistas da 1.ª edição do CanSat Júnior respondem à pergunta "O que é o CanSat Júnior, numa palavra?"
Vídeo-resumo comentado pelos alunos da Final da 1.ª edição do CanSat Júnior, em Constância.
Pedro Souza d'Alte, um dos alunos do Colégio de Santa Maria que participou na primeira edição do CanSat Júnior, esteve presente no Encontro de Ciência 2021.

Organização