Concursos Escolares da ESA para o ano letivo 2019/20




O ESERO Portugal tem o prazer de anunciar o lançamento de cinco concursos escolares da ESA para o ano letivo de 2019/20, destinados aos alunos do ensino básico e do secundário. Estas iniciativas educacionais têm como objetivo ajudar os jovens a melhorar a sua literacia científica e a motivá-los para a aprendizagem de disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), através da estimulação da sua criatividade e pensamento crítico.


Astro Pi

O Desafio Europeu Astro Pi é um projeto da ESA Education, realizado em colaboração com a Raspberry Pi Foundation. Este concurso oferece aos estudantes e aos jovens a incrível oportunidade de realizarem investigações científicas no espaço, através da criação de programas de computador que serão depois executados nos computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS)!

O desafio Astro Pi divide-se em duas missões distintas, com diferentes níveis de complexidade: a Mission Zero e Mission Space Lab. Saiba tudo aqui sobre a edição deste ano!

Mission Zero: Para alunos com idades inferiores a 14 anos.

Inscrições: De 12 de setembro de 2019 a 20 de março de 2020.

Mission Space Lab: Recomendado para estudantes entre os 12 e os 19 anos.

Inscrições para a Fase 1: De 12 de setembro a 25 de outubro de 2019.

Edição de 2018/2019.

Astro Pi - 15 equipas Portuguesas finalistas!


Detetives do Clima

Neste projeto, desafiamos várias equipas de estudantes a “fazer a diferença”: elas têm como missão identificar e investigar um problema climático local usando imagens de satélite ou fazendo medições no solo. Numa fase posterior, com base nos seus próprios resultados, têm que propor uma maneira de monitorar ou mitigar o problema identificado.

Nas principais fases do projeto, verdadeiros especialistas no campo da observação da Terra e do Clima apoiarão as equipas, dando feedback sobre seus planos de investigação.

Visite a plataforma online da ESA para ver o que as equipas fizeram na edição anterior.

Edição de 2018/2019.

Detetives do Clima 2018/2019 - Evento Final


CanSat

Neste projeto, destinado aos alunos do ensino secundário, as equipas têm que construir um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante – ou CanSat –, que será lançado com a ajuda de um pequeno rocket a cerca de 1 km de altitude.

As equipas devem completar duas importantes tarefas:

  • A missão principal, obrigatória para todos os participantes, exige que os alunos meçam os valores da temperatura e da pressão atmosféricas durante o lançamento do respetivo CanSat. Terão também que receber esses dados na sua estação terrestre a cada segundo;

  • A missão secundária é livre e totalmente aberta à imaginação dos alunos, desde que envolva experiências relacionadas com Ciência ou Engenharia.

Tal como nas edições anteriores deste concurso, a equipa vencedora do 7º CanSat Nacional, referente ao ano letivo 2019/20, terá a oportunidade de participar na Final Europeia do CanSat e competir com os vencedores das competições nacionais dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, países nórdicos (Finlândia, Noruega e Suécia), Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suíça e Canadá.

Faixa etária: 14 – 19 anos

Inscrições: Serão anunciadas atempadamente pelo ESERO Portugal entre 27 de setembro e 2 de dezembro de 2019.

Veja aqui a edição de 2018/2019.

Reveja a 6ª edição do CanSat Nacional (fotos e vídeos)

EPA_SAT V venceram a 6ª edição do CanSat Nacional!


Moon Camp

Neste programa internacional e inspirador, os alunos têm a oportunidade de utilizar tecnologias inovadoras de aprendizagem para projetarem a sua própria base lunar com a ajuda de uma ferramenta de modelagem 3D (Tinkercad ou Fusion 360).

As equipas têm também que desenvolver algumas experiências científicas que lhes permitam explorar o ambiente extremo do espaço e entender quais as condições que permitem aos astronautas viver na Lua.

Moon Camp Zero (NOVO)

Faixa etária: Recomendado para estudantes entre os 6 e os 14 anos

Inscrições: De 4 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020

Moon Camp Challenge – Categoria 1

Faixa etária: Até aos 14 anos de idade (inclusive)

Inscrições: De 6 de janeiro de 2020 a 25 de março de 2020

Moon Camp Challenge – Categoria 2

Faixa etária: Dos 15 aos 18 anos de idade (inclusive)

Inscrições: De 6 de janeiro de 2020 a 25 de março de 2020

O Moon Camp é uma colaboração da ESA com a Airbus Foundation, em parceria com a Autodesk. 

1ª Edição Moon Camp.

Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final


Missão X – Treina como um Astronauta 2020

A Missão X é um desafio educacional internacional que se concentra na saúde, ciência, fitness e nutrição e incentiva os alunos a treinarem como os astronautas.

Nesta iniciativa, os alunos são estimulados a fazer uso do raciocínio científico e a trabalharem em equipa enquanto participam em atividades práticas de educação STEM e educação física que têm como principal foco a força, resistência, coordenação, equilíbrio e consciência espacial.

Faixa etária: 8 – 12 anos de idade

Lançamento do desafio: janeiro de 2020

Missão X – Treina como um Astronauta 2019.

__ 

Saiba mais sobre todos os projectos escolares da ESA e como participar visitando a página da ESA Education.

 




Partilhe





Outras Notícias


Detetives do Clima 2019/2020 - Novidades!
Detetives do Clima 2019/2020 - Novidades!


Acampamento Lunar no Pavilhão do Conhecimento - Veja o vídeo aqui!
Acampamento Lunar no Pavilhão do Conhecimento - Veja o vídeo aqui!


Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final
Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final