A digressão do Spatiobus em Portugal foi um sucesso! Começou a lançar foguetões junto ao Largo do Teatro Municipal de Bragança e acabou a construir bases marcianas no Largo do Carmo em Tavira. Pelo meio, fez mais 5 paragens pelo interior do País, em várias escolas e Centros Ciência Viva.
O Spatiobus é um veículo itinerante equipado para realizar ações educativas centradas em aplicações e tecnologias espaciais para os alunos do ensino básico. A sua viagem por Portugal durou três semanas e foi a primeira vez que saiu de França. Saiba tudo aqui!
Le Spatiobus em Portugal
A viagem aconteceu no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França e nasceu do acordo firmado entre a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space e o Centre National d’Études Spatiales (CNES), a Agência Espacial Francesa. O Spatiobus veio a Portugal para uma campanha organizada pela Agência Espacial Portuguesa em parceria com o ESERO Portugal e a Ciência Viva, cuja Rede de Centros ajudou a acolher o veículo ao longo das suas paragens.
Siga aqui a viagem do Spatiobus pelo nosso país. A Portugal Space também publicou um texto na sua página, que pode ser consultado aqui.
Pelo interior do País em 3 semanas
O Spatiobus saiu de Toulouse no dia 5 de Março, sábado, e chegou a Portugal no dia 7, segunda-feira. Começou a sua digressão em Bragança e permaneceu em Portugal durante três semanas, visitando diversos pontos do País.
A Ciência Viva e o ESERO PT ajudaram a organizar esta iniciativa
Tal como a figura da esquerda indica, depois de Bragança, seguiu para Moimenta da Beira (Viseu), Ponte de Sor, Constância, Estremoz, Lousal e terminou em Tavira no passado dia 25 de Março. As datas encontram-se marcadas na figura.
A Temporada Cruzada Portugal-França vai funcionar como uma ponte de cultura recíproca que liga Portugal e França e conta com diversas iniciativas até Outubro de 2022.
Diário de bordo
Clique nas fotos para saber como decorreram as várias etapas da viagem do Spatiobus: