Veículo espacial fez digressão por Portugal!

   Veículo espacial fez digressão por Portugal!




A digressão do Spatiobus em Portugal  foi um sucesso! Começou a lançar foguetões junto ao Largo do Teatro Municipal de Bragança e acabou a construir bases marcianas no Largo do Carmo em Tavira. Pelo meio, fez mais 5 paragens pelo interior do País, em várias escolas e Centros Ciência Viva.

O Spatiobus é um veículo itinerante equipado para realizar ações educativas centradas em aplicações e tecnologias espaciais para os alunos do ensino básico. A sua viagem por Portugal durou três semanas e foi a primeira vez que saiu de França. Saiba tudo aqui!

 

Le Spatiobus em Portugal

A viagem aconteceu no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França e nasceu do acordo firmado entre a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space e o Centre National d’Études Spatiales (CNES), a Agência Espacial Francesa. O Spatiobus veio a Portugal para uma campanha organizada pela Agência Espacial Portuguesa em parceria com o ESERO Portugal e a Ciência Viva, cuja Rede de Centros ajudou a acolher o veículo ao longo das suas paragens.

Siga aqui a viagem do Spatiobus pelo nosso país. A Portugal Space também publicou um texto na sua página, que pode ser consultado aqui.

 

Pelo interior do País em 3 semanas

O Spatiobus saiu de Toulouse no dia 5 de Março, sábado, e chegou a Portugal no dia 7, segunda-feira. Começou a sua digressão em Bragança e permaneceu em Portugal durante três semanas, visitando diversos pontos do País.

Cidades e datas da digressão do Spatiobus em Portugal

A Ciência Viva e o ESERO PT ajudaram a organizar esta iniciativa

Tal como a figura da esquerda indica, depois de Bragança, seguiu para Moimenta da Beira (Viseu), Ponte de Sor, Constância, Estremoz, Lousal e terminou em Tavira no passado dia 25 de Março. As datas encontram-se marcadas na figura.

A Temporada Cruzada Portugal-França vai funcionar como uma ponte de cultura recíproca que liga Portugal e França e conta com diversas iniciativas até Outubro de 2022.

 

Diário de bordo

Clique nas fotos para saber como decorreram as várias etapas da viagem do Spatiobus:

 

 

 

Cerimónia de abertura em Toulouse >>




Partilhe





Outras Notícias